O Centro do nosso país é uma região rica em grandes tesouros naturais e patrimoniais, revelando-se uma zona encantadora e com muito para conhecer durante a sua visita. Nesta lista, deixamos-lhe 5 atrações da zona Centro que são absolutamente imperdíveis e que são uma boa amostra do património natural, cultural, patrimonial e histórico que está presente nesta região. Não perca mais tempo e comece a planear a sua visita para muito em breve!
1. Mata da Margaraça
É considerado um dos lugares mais belos do nosso país, até porque conta com muitos encantos e uma beleza natural memorável. Além disso, a Mata da Margaraça destaca-se por assegurar diversão para todos os gostos, contando com atividades diversas que proporcionam bons tempos a todos os elementos da família.
Não pode deixar de passear pela mata da Margaraça com calma, percorrendo os seus muitos trilhos, o que lhe vai permitir uma autêntica comunhão com a natureza e momentos de relaxamento que combinam com todos os feitios.
2. Quinta das Lágrimas
Os jardins da Quinta das Lágrimas contam com uma grande riqueza natural, até porque tem espécies de todo o mundo. Este autêntico museu vegetal foi criado por Miguel Osório Cabral, cuja amizade com o diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra lhe permitiu ter acesso a diferentes espécies vegetais para embelezar este espaço.
Assim, durante a sua visita, encontrará espécies como sequoias, olaias, figueira-da-Austrália, cedros-do-Buçaco e um majestoso podocarpo, um de apenas dois exemplares plantados no nosso país.
3. Aveiro
É uma cidade que conta com diversos canais, que podem ser explorados através de uma viagem de moliceiro. Antigamente, estes barcos eram usados para colher o moliço, a vegetação submersa na Ria, que era usada para fertilizar os terrenos.
Hoje, estes barcos vão-lhe permitir conhecer algumas das maiores maravilhas da cidade de Aveiro, como o seu centro histórico e as suas casas Art Nouveau. Não pode também deixar de provar os ovos moles, autêntica tentação gastronómica, e, se tiver algum tempo, de fazer um desvio até à Praia da Costa Nova.
4. Tomar
Esta cidade encantadora conta com diversas atrações que nos ensinam muito sobre a história desta região e do nosso país. O seu ex-libris é o Convento de Cristo, edifício que faz parte do Património Mundial da UNESCO, e que pertencia aos Templários.
Por isso, esta cidade acabou por se tornar num marco único da presença dos Templários no nosso país, sendo muito visitada por essa ligação. Mas não deixe de visitar outras atrações locais, como a Praça da República, a Sinagoga de Tomar e a Igreja de São João Batista.
5. Grutas de Mira de Aire
Apesar do nosso território relativamente reduzido, não nos faltam grutas a visitar no nosso país. No Centro do nosso país, não podemos deixar de destacar as encantadoras Grutas de Mira de Aire, que foram descobertas em 1947 e apresentam 11 quilómetros de uma rara beleza.
No entanto, apenas uma pequena parte é visitável, ao longo de um percurso de 600 metros que se desenvolve a 110 metros de profundidade, sendo necessário descer 683 degraus para lá chegar. Mas não se preocupe com a subida, porque no final da visita encontrará um elevador que o levará à superfície.