É um dilema constante para quem quer surpreender a sua cara metade: quais são os locais mais românticos para passear perto do Porto? A cidade invicta tem muito para visitar mas alguns casais podem querer, simplesmente, fugir ao reboliço do quotidiano e procurar locais mais calmos nos arredores.
Perto do Porto existem aldeias típicas, praias selvagens, jardins históricos, baloiços à beira de lagos e cascatas quase secretas que são uma ótima solução para quem procura um ambiente acolhedor, com alguma privacidade e onde se pode gerar aquele ambiente mais romântico que todas as relações precisam de vez em quando.
As nossas sugestões são variadas e adaptam-se a qualquer pessoa, seja mais aventureira ou mais tradicional. Conheça alguns dos locais mais românticos para passear perto do Porto.
1. Quinta da Aveleda
Esta quinta encontra-se no concelho de Penafiel, a menos de uma hora do Porto, e parece um local quase saído dos contos de fadas. É possível fazer visitas guiadas e deliciar-se com os seus jardins históricos, repletos de pequenos recantos de encantar.
Propriedade da família Guedes, a Quinta da Aveleda encontra-se em plena Região dos Vinhos Verdes e, claro, encontra-se ligada à produção vinícola, e associada a muitos produtos de renome.
2. Senhora do Salto
Pertence à Rota do Românico e refere-se ao curso do rio Sousa, segundo por duas arribas e formando um caminho estreito conhecido como o inferno. Falamos do parque da Senhora do Salto, local ideal para passar um dia em família muito agradável.
Para além dos atrativos geológicos e paisagísticos, o parque é também um local de eleição para quem gosta de desportos de montanha, e para quem adora uma boa lenda.
3. Pateira de Fermentelos
A Pateira de Fermentelos presta-se a uma visita demorada, para que possa descobrir o melhor desta região com tempo. Percorrendo alguns dos percursos já delineados (como o Trilho dos Poços e o da Pateira ao Águeda), é possível observar toda a dimensão deste lago.
Poderá também observar particularidades, como as bateiras (lanchas tradicionais achatadas) e as bacas (bicicletas aquáticas parecidas às gaivotas). Além disso, poderá praticar atividades como a canoagem e a vela, para além de dar passeios a cavalo ou de bicicleta.
4. Quintandona
Uma aldeia típica preservada, com casas de lousa e de xisto, bem próxima do Porto? Sim, é possível! Falamos de Quintandona, em Penafiel. Pequena mas de uma beleza singela e singular, esta é uma aldeia que tem sido recuperada nos últimos anos e que atrai cada vez mais habitantes.
A melhor forma de a descobrir é caminhando pelas suas ruas. Aprecie cada pormenor, cada detalhe e converse com os habitantes locais. O dia-a-dia da população ainda é marcada pelas rotinas ligadas à agricultura, mesmo estando próxima de grandes centros urbanos.
5. Baloiço do Bestança
O rio Bestança permaneceu em segredo durante muitos anos. Eram poucos os que conheciam tudo o que este rio, que é um dos mais limpos da Europa, tem para oferecer.
A melhor forma de conhecer esta região é realizando algum dos vários trilhos que por aqui passam. Se o fizer, faça um pequeno desvio até um pequeno local chamado Cinco Rodas: é aí que se encontra o Baloiço do Bestança, mesmo ao lado de umas pequenas cascatas.
6. Baloiço da Pateira
Se a maioria dos baloiços portugueses está instalada em locais montanhosos com vistas para rios ou lagoas, este está instalado num local mais plano, mas não menos idílico. Fica na Pateira de Ois da Ribeira, em Águeda.
E se gosta de baloiçar enquanto contempla a beleza dos nenúfares na água e o chilrear dos passarinhos, este é o local certo. A pateira é conhecida pela diversidade de aves que aqui nidificam. Aproveite também para desfrutar da gastronomia local no restaurante mesmo ao lado do baloiço.
7. Cascata da Cabreia
A cascata está situada na freguesia de Silva Escura, local com abundantes recursos hídricos. O terreno irregular, a torrente de água e a vegetação rica tornam os espaços da região bucólicos e espaços de comunhão com a natureza.
O expoente máximo desta conjugação é a Cascata da Cabreia, local onde as águas do rio Mau ganham mais velocidade e força, antes de se despenharem na encosta rochosa. Para além das maravilhas naturais que aqui pode apreciar, existem também mesas e bancos de apoio para quem quer apreciar devidamente o espaço.