Apesar de poder parecer ser um dilema para as famílias do Porto saber onde levar os miúdos aos fins de semana ou nas férias, a verdade é que não faltam locais para visitar com crianças bem perto da cidade invicta, e que agradam aos pequenos e aos adultos.
As opções passam por parques com árvores centenárias, aldeias de xisto recuperadas, museus e áreas protegidas onde se pode conviver de perto com a natureza, tudo a uma curta distância do Porto.
Deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis. Basta escolher aquele que mais se adapta à sua família e partir à descoberta de alguns dos melhores locais para passear com crianças perto do Porto.
1. Moinhos de Jancido
Estes 8 moinhos estiveram abandonados até 2017, quando um grupo de amigos resolveu limpar o lugar. A área tem hoje um trilho, com pouco menos de 8 quilómetros, um parque de merendas, um miradouro e um conjunto de 500 árvores autóctones, que foram plantadas pelo grupo de amigos que recuperou o local.
Este é um passeio perfeito para fazer em família, podendo-se conhecer os moinhos construídos há mais de 200 anos. O local é especialmente encantador no Outono, quando as primeiras folhas começam a ficar amarelas e vermelhas.
2. Quinta da Aveleda
Esta quinta encontra-se no concelho de Penafiel, a menos de uma hora do Porto. O local parece quase saído de um conto de fadas, estando ligado à produção vinícola e associada a muitos produtos de renome.
A quinta é propriedade da família Guedes, e encontra-se em plena Região dis Vinhos Verdes. Aproveite a visita e parta à descoberta desta belíssima região – verá que não faltarão locais de sonho a conhecer.
3. Quintandona
Uma aldeia típica preservada, com casas de lousa e de xisto, bem próxima do Porto? Sim, é possível! Falamos de Quintandona, em Penafiel. Pequena mas de uma beleza singela e singular, esta é uma aldeia que tem sido recuperada nos últimos anos e que atrai cada vez mais habitantes.
A melhor forma de a descobrir é caminhando pelas suas ruas. Aprecie cada pormenor, cada detalhe e converse com os habitantes locais. O dia-a-dia da população ainda é marcada pelas rotinas ligadas à agricultura, mesmo estando próxima de grandes centros urbanos.
4. Pateira de Fermentelos
A Pateira de Fermentelos presta-se a uma visita demorada, para que possa descobrir o melhor desta região com tempo. Percorrendo alguns dos percursos já delineados (como o Trilho dos Poços e o da Pateira ao Águeda), é possível observar toda a dimensão deste lago.
Poderá também observar particularidades, como as bateiras (lanchas tradicionais achatadas) e as bacas (bicicletas aquáticas parecidas às gaivotas). Além disso, poderá praticar atividades como a canoagem e a vela, para além de dar passeios a cavalo ou de bicicleta.
5. Moinhos de Cabroelo
A aldeia de Cabroelo encontra-se integrada na Serra da Boneca, no vale do ribeiro de Entre Águas (também conhecido como rio Mau). Procure passear tranquilamente pelas ruas da aldeia, bem como visitar a capela de São Mateus ou a casa Alves, datada de 1805. A 10 minutos de carro, encontra o Museu da Broa e os diversos moinhos em pedra recuperados.
6. Quinta da Conceição
Esta quinta, em Leça da Palmeira, tem um charme muito particular. Aqui poderá ver o claustro que resta do Convento de Nossa Senhora da Conceição, que foi construído no séc. XV. Visite também os campos de ténis, a piscina projetada por Álvaro Siza Vieira, a capela, os chafarizes e o portal de estilo manuelino.
7. Zoo de Santo Inácio
Este local tem mais de 200 espécies de animais e tem uma forte preocupação em proteger a vida selvagem. Neste parque, poderá observar os animais nos seus habitats, que são amplos e que recriam ao máximo as caraterísticas originais de cada espécie. Assim, poderá ver de perto um leão asiático, um lince europeu ou um rinoceronte africano, entre muitos outros animais.
8. Parque Aventura e Trilho Ecológico da Lipor
O espaço da Lipor, uma empresa de tratamento de resíduos, estende.se por Ermesinde, Águas Santas e Rio Tinto. É composto por um trilho ecológico, por onde pode ver hortas, árvores, animais e até uma instalação de Bordalo II, e conta com um Parque Aventura, disponível apenas ao fim de semana das 10 às 20h.