Lisboa tem muito para oferecer aos visitantes e moradores, por entre museus, edifícios históricos e jardins incríveis. Mas a verdade é que, por vezes, também sabe bem descobrir novos lugares fora da cidade e escapar da correria e agitação desta.
Felizmente, a uma hora ou menos de Lisboa, conseguirá conhecer locais incríveis e com muito para ver, por entre vilas históricas, aldeias típicas, parques naturais e praias paradisíacas. Para que comece a planear a sua próxima escapadinha, deixamos-lhe algumas sugestões a não perder.
1. Sintra
Esta vila encantada parece quase saída de um conto de fadas, tal é a sua beleza. O local é Património Mundial da UNESCO, devido à sua riqueza histórica e cultural, sendo muito conhecida pelos seus palácios deslumbrantes, como o da Pena, de Monserrate, ou da Regaleira.
Poderá também visitar locais como o Castelo dos Mouros ou o Convento dos Capuchos. Passeie pelo seu centro histórico e não deixe de provar iguarias como os travesseiros e as queijadas.
2. Cascais
Esta vila, alegre e cosmopolita, foi em tempos escolhida por reis e aristocratas como local de veraneio. Se gosta de praia, mas também de animação e cultura, esta é uma escapadinha perfeita para si, permitindo-lhe desfrutar de um areal extenso e de diversas opções de desportos náuticos e lazer.
No centro histórico, poderá visitar locais como a Cidadela, o Museu do Mar ou a Casa das Histórias Paula Rego.
3. Sesimbra
Esta vila piscatória, situada na costa sul do Tejo, tem muito a oferecer a quem a visita. É o sítio perfeito para quem procura sol, mar e natureza, sendo um sítio muito procurado pelas suas praias com ondas perfeitas para o surf.
No que toca ao património histórico, não podemos deixar de destacar o Castelo de Sesimbra, a Igreja Matriz ou o Forte do Cavalo. E não se vá embora sem experimentar a gastronomia local, à base de peixe fresco e marisco.
4. Torres Vedras
Esta cidade do distrito de Lisboa conta com uma grande riqueza e diversidade histórica e cultural. Não deixe de visitar o seu centro histórico, onde se destacam a Igreja de Santo André e o Museu Municipal Leonel Trindade.
Poderá também conhecer as famosas Linhas de Torres Vedras, conjunto de fortificações construídas durante as invasões francesas. Por fim, não se esqueça de provar os vinhos da região e doces como os pastéis de feijão.
5. Caldas da Rainha
Cidade do distrito de Coimbra, Caldas da Rainha é muito conhecida pela sua tradição termal e cerâmica. Aqui poderá visitar o Parque Dom Carlos I, espaço verde e de lazer onde se encontra o Hospital Termal, o mais antigo do mundo em funcionamento.
Poderá também visitar o Museu do Hospital e das Caldas, o Museu José Malhoa ou o Museu da Cerâmica, que conta com obras de Rafael Bordalo Pinheiro.
6. Aldeia da Mata Pequena
Esta aldeia típica, situada no concelho de Mafra, foi recuperada por forma a manter a sua arquitetura tradicional e o seu ambiente rural. Assim, é uma escapadinha perfeita para quem procura um maior contacto com a natureza e as tradições do campo.
As casas da aldeia, disponíveis para alojamento, encontram-se equipadas com todas as modernidades e confortos dos nossos dias, mantendo, no entanto, o seu charme típico.
7. Óbidos
Esta vila medieval do distrito de Leiria é considerada um dos destinos mais populares no nosso país, sendo a escapadinha perfeita para quem gosta de cultura, história, literatura e romantismo.
Não deixe de visitar o Castelo de Óbidos, a Igreja de Santa Maria ou o Aqueduto da Usseira, assim como passear pelas muralhas da vila, de onde terá uma vista panorâmica simplesmente deslumbrante. E não vá embora sem provar a famosa ginjinha!
8. Serra da Arrábida
Este parque natural, que se encontra na península de Setúbal, conta com uma beleza única e deslumbrante. Por aqui poderá fazer caminhadas ou passeios de bicicleta ao longo dos trilhos que percorrem a serra, ou desfrutar de praias magníficas, como a Praia do Portinho da Arrábida ou a Praia dos Galapinhos.
Não deixe de conhecer também o Convento da Arrábida, monumento histórico com vista privilegiada sobre o mar.
9. Alcochete
Esta vila da margem sul do Tejo é a escapadinha perfeita para quem está à procura de tranquilidade e um maior contacto com a natureza, sempre com uma vista incrível sobre o rio e sobre a cidade de Lisboa, que pode ser alcançada de barco em poucos minutos.
No centro histórico da vila, destacam-se a Igreja Matriz, o Museu do Sal e o Largo de São João. A gastronomia local é muito à base de peixe fresco e marisco, com pratos como a caldeirada à fragateira e as enguias fritas.
10. Seixal
Esta cidade da margem sul do Tejo conta com uma forte identidade cultural e uma história muito ligada ao rio e à indústria naval.
Aqui poderá conhecer locais como o Núcleo Naval do Seixal (perfeito para conhecer a história da construção naval e ver embarcações tradicionais), ou o Ecomuseu do Seixal (que lhe fala da história e tradições da região). Não deixe de passear pela Baía do Seixal ou pelo Parque Urbano da Quinta dos Franceses.