Por vezes, pode ser um pouco difícil encontrar formas de entretenimento para as férias das crianças, que sejam do agrado de todos. Mas a verdade é que o Alentejo é rico em locais que agradam a miúdos e aos seus pais, sítios onde se alia o lazer ao conhecimento e à cultura, e onde, ao mesmo tempo, pode criar memórias em família.
Um passeio em família pode incluir um local onde as crianças podem aprender algo novo e interessante. Mas também pode consistir num passeio pela natureza ou por um local histórico onde se podem descobrir algumas das mais antigas tradições do Alentejo.
Por isso mesmo, se procura locais que possam ser do agrado de todos (pais, filhos e avós), esta região tem muitas possibilidades para descobrir. Conheça alguns dos melhores locais para passeios em família no Alentejo.
1. Monsaraz
Esta vila medieval conseguiu manter as suas características ao longo dos séculos, e visitá-la é por isso uma autêntica viagem no tempo. A combinação da arquitetura histórica com a paz e tranquilidade de que muitas vezes nos esquecemos nos tempos modernos, torna Monsaraz o local perfeito para uma escapadinha no Alentejo.
Com a conclusão da barragem do Alqueva, a sua beleza aumentou ainda mais, já que se pode contemplar o lado gigante a partir das muralhas desta histórica vila medieval. Assim, não é de espantar que Monsaraz atraia cada vez mais turistas durante o ano.
2. Évora Monte
A pitoresca freguesia de Évora Monte (ou Evoramonte) está situada entre Évora e Estremoz. Noutros tempos, teve uma elevada relevância militar, devido à sua posição geográfica, e essa vertente ainda se encontra muito presente nos nossos dias, com as muralhas a protegerem os seus habitantes e a aguardar que os visitantes ali entrem vejam as histórias que há para descobrir.
A vila é pequena e cheia de encanto, e o seu tamanho é por isso perfeito para que possa dar uma boa volta a pé pelas ruas, para absorver toda a localidade e encontrar os mais diversos pormenores, desde um ornamento diferente, uma porta ou janela de traça tipicamente alentejana ou apenas um gato pachorrento que descansa à sombra.
3. Marvão
A poucos quilómetros de Espanha, situada entre Portalegre e Castelo de Vide, no ponto mais alto da Serra de São Mamede, encontramos a tranquila vila de Marvão. Antigamente conhecida como Monte de Ammaia, deve o seu atual topónimo ao facto de ter servido de refúgio a Ibn Marwan, um conhecido guerreiro mouro que viveu no século IX.
No interior das muralhas, pode encontrar um bonito conjunto de arquitetura popular alentejana, com destaque para os arcos góticos, janelas manuelinas, varandas de ferro forjado e outros detalhes de interesse em recantos feitos de granito.
4. Badoca Safari Park
Alguma vez quis ter uma experiência de safari, como se estivesse em África, mas sem sair do nosso país? Pois bem, isso é possível neste parque, onde poderá observar diversas espécies de animais exóticos, naquela que é uma excelente opção para um dia bem passado em família.
5. Parque de Natureza de Noudar
O Parque de Natureza de Noudar é um dos recantos mais secretos do Alentejo. Localiza-se na Herdade da Coitadinha, encaixado entre o rio Ardila e a ribeira de Múrtega, no concelho de Barrancos. Para além de todo o seu encanto natural, o lince ibérico é a sua grande estrela e aqui se tem promovido a sua reprodução e reintrodução no habitat.
O parque é dominado pelo seu castelo, o Castelo de Noudar, acabado de construir em 1307, a mando de D. Dinis. Não foi por acaso que se escolheu este local para construí-lo: fica bem perto de Espanha, no alto de um monte, e daqui se avista grande parte da região fronteiriça.
6. Passadiços de Nisa
São um dos mais recentes passadiços em Portugal! Integrados no Trilho da Barca d’Amieira, em Nisa, os passadiços de Nisa abriram ao público em Abril de 2021 e prometem causar furor.
Para além dos passadiços, há ainda uma deslumbrante ponte pedonal suspensa (que precisará de alguma coragem para atravessar), um miradouro transparente sobre o Rio Tejo e um local de observação aves. São muitos os motivos para fazer estes passadiços!
7. Fluviário de Mora
No distrito de Évora, encontra-se este centro, que procura promover o conhecimento e a sensibilização ambiental, em relação aos ecossistemas aquáticos. Aqui encontrará diversas exposições e atividades sobre este tema, e poderá também observar diversas espécies marinhas de água doce, como lontras, vários peixes e répteis.
8. Passadiços do Alamal
É um Alentejo diferente aquele que podemos contemplar enquanto caminhamos pelos passadiços do Alamal. Um Alentejo à beira rio e com o Castelo de Belver bem imponente, lá no alto, a dominar a paisagem circundante.
O percurso tem início na Praia Fluvial do Alamal e termina na centenária Ponte de Belver. Pelo caminho, pode desfrutar de uma caminhada longe da confusão da cidade, seguindo sempre a margem do Tejo.
9. Passadiços da Serra d’Ossa
Perto do Redondo, no Alentejo, os novos passadiços da Serra d’Ossa contam com quase 2 quilómetros de extensão. Ligam a aldeia da Serra à Ermida de Nossa Senhora do Monte da Virgem. O percurso faz-se por entre o arvoredo e conta com alguns degraus, mas a caminhada compensa.
Além da natureza, é possível deslumbrar-se com algumas grutas naturais construídas pelos frades eremitas que viviam na Ermida. Se optar por realizar todo o percurso, incluindo a parte sem passadiços de madeira, são 7.7 km, ida e volta.
10. Passadiços do Gameiro
Com início na praia fluvial do Gameiro, este passadiço segue sempre junto ao rio Raia e a paisagem circundante é a tipicamente alentejana, com os seus montados de ondulação suave. Localizado no concelho de Mora, tem apenas 1.5 quilómetros de extensão.
No entanto, está inserido num trilho pedestre que lhe permite aumentar a distância até aos 5.5 quilómetros e que passa pelos típicos montados alentejanos. Um passeio a não perder!