Portugal é rico em tesouros naturais, perfeitos para conhecer numa escapadinha de fim de semana. De Norte a Sul (e passando pelas ilhas), são muitos os locais tranquilos, com uma beleza incomum e com bastantes atrações para ver, sendo indicados para quem procura fugir da agitação das grandes cidades e pretende assegurar momentos de descontração e de descanso. Portanto, deixamos-lhe alguns locais que não pode mesmo perder para uma escapadinha de sonho.
1. Misarela (Montalegre)
Esta é uma aldeia do concelho de Montalegre, muito conhecida pela mítica Ponte de Misarela, atração incomum e bastante popular. Esta ponte medieval atrai pela sua história e pelo cenário atrativo em que se encontra, tendo inspirado diversas lendas e mitos, ainda hoje contados pelos habitantes.
A ponte liga à freguesia de Ruivães, que se encontra já em Vieira do Minho, proporcionando uma oportunidade de caminhada idílica.
2. Bordeira (Aljezur)
A praia da Bordeira é uma praia bastante procurada, encontrando-se na ponta sul da Costa Vicentina e integrando o concelho de Aljezur.
Para além de poder visitar esta magnífica praia, com um cenário magnífico, não deixe de visitar a aldeia local, cheia de um charme muito próprio e que encanta os visitantes. Assim, combina o melhor da cultura com a natureza numa única escapadinha entusiasmante.
3. Curral das Freiras
Na Madeira, encontra-se a aldeia de Curral das Freiras, que conta com uma série de caraterísticas que a tornam num local inesquecível. Afinal, a aldeia encontra-se encastrada numa colina de socalcos verdejantes, e está totalmente rodeada de belas montanhas, num cenário que se revela absolutamente encantador.
Não deixe de conhecer o Miradouro da Eira do Serrado, para absorver ao máximo esta paisagem.
4. Rio de Onor (Bragança)
Esta aldeia é uma pérola de Trás-os-Montes, que se distingue das outras localidades pelo facto de ser atravessa pela fronteira com Espanha. Assim, um lado de Rio de Onor pertence ao nosso país, e a outra metade ao país vizinho.
Esta realidade levou ao surgimento de um dialeto próprio, o rionorês, que é uma mistura de português e castelhano. No que toca a trações, visite o forno e forja comunitários, assim como a igreja matriz a ponte romana.
5. Gimonde (Bragança)
Esta pacata aldeia do concelho de Bragança faz parte do Parque Natural de Montesinho, estando cercada de um cenário absolutamente deslumbrante.
A complementar a natureza, encontram-se edificações centenárias, como a sua ponte de origem romana, que tornam esta aldeia numa atração simplesmente imperdível. Depois, não pode deixar de visitar o restaurante Abel, que lhe dará a conhecer o melhor da gastronomia local.
6. Fraga da Pena (Arganil)
Esta queda de água tem-se revelado um autêntico fenómeno nas redes sociais, levando ao aumento de visitantes no local. A cascata é considerada uma das mais belas do país e pode ser encontrada na Mata da Margaraça, parte integrante da Área Protegida da Serra do Açor.
Assim, contemplar esta cascata com mais de 20 metros de altura e rodeada de vegetação luxuriante revela-se uma experiência que não pode perder.
7. Vilarinho de Negrões (Montalegre)
Esta aldeia peculiar encontra-se numa península estreita, graças à subida das águas da Albufeira do Alto Rabagão. Considerada uma das aldeias mais belas do nosso país, a sua população encontra-se envelhecida, mas recebe os visitantes que passeiam pelas ruas da aldeia com muito calor e simpatia.
Não deixe de conhecer a singela capela e alguns espigueiros encantadores que se encontram ao longo do local.
8. Quintandona (Penafiel)
Esta aldeia de xisto encontra-se a apenas 30 minutos de carro do Porto, revelando-se uma escapadinha fantástica muito perto da cidade. Nos últimos anos, a aldeia foi reconstruída, transformando-se ainda mais num espaço mais encantador.
Não deixe de passear com calma pelas ruas da aldeia, apreciando o casario em xisto e os muitos pormenores únicos que encontrará ao longo da sua visita.
9. Cabroelo (Penafiel)
Esta aldeia encontra-se na Serra da Boneca, mais concretamente no vale do ribeiro de Entre Águas, situando-se num espaço com uma natureza exuberante e encantadora.
Depois, na aldeia em si, encontra diversas atrações a visitar, como a Casa Alves (datada de 1805) e a Capela de São Mateus. A apenas 10 minutos de carro da aldeia, pode ainda visitar o Museu da Broa, onde aprenderá mais sobre esta iguaria.
10. Loriga (Serra da Estrela)
Esta aldeia encontra-se na montanha mais alta de Portugal continental, sendo que a localidade tem também uma das praias fluviais mais fascinantes do nosso país, conhecida como a “Maldivas da Serra da Estrela”, pelas suas águas cristalinas.
Por entre os encantos de Loriga, destacam-se os seus socalcos e pequenas lagoas, assim como os muitos percursos pedestres que o levarão a sítios como a Torre, situada no cume da Serra.