Quem pensa que o Algarve tem apenas praias para oferecer, pode estar tremendamente enganado. Além das praias, existem algumas cascatas no Algarve de uma beleza singular e singela. Várias delas podem ser encontradas na Serra de Monchique, mas não só. Também em Loulé ou Tavira existem cascatas dignas de uma visita se está pelo Algarve.
Em algumas delas pode mesmo desfrutar da possibilidade de uns banhos de água e, por momentos, esquecer que está a uma curta distância de algumas das melhores praias de Portugal. Embora a grande maioria delas seja muito maior e imponente durante o Inverno, quando há mais chuva, no Verão é também possível encontrar cascatas imponentes no Algarve
Por isso mesmo, se quer partir à descoberta do Algarve mais genuíno, longe da confusão, ou se quer apenas conhecer o melhor da Natureza desta região, então esta é a lista para si. Descubra algumas das mais bonitas cascatas do Algarve.
1. Cascata do Barbelote (Monchique)
Esta é uma das mais belas quedas de água que se pode encontrar no concelho de Monchique, bem perto do ponto mais alto do Algarve, a Fóia.
Para chegar aqui, pode percorrer um acesso automóvel a partir da estrada do Vale de Largo-Babelote ou, para os mais curiosos, percorrer um pequeno acesso pedonal, onde, após 250 metros a pé, no meio da natureza, se revela a queda de água.
Aprecie a paisagem onde branco da espuma se impõe contra o fundo cinza da rocha, em perfeito contraste com o verde único de Monchique.
2. Cascata de Alte (Loulé)
Também conhecida como a Queda do Vigário, esta queda de água da ribeira de Alte nasce na Quinta do Freixo e junta-se com a Ribeira de Algibre, perto de Paderne, formando assim a ribeira de Quarteira. A cascata despenha-se a pique de 24 metros de altura, terminando num grande lago que se assemelha a um alguidar.
Há quem diga que esta é uma queda de água artificial, que foi construída no século XVII por Duarte de Melo Ribadeneyra, por forma a conduzir as águas do ribeiro para o Tanque Grande e assim regar o pomar do Morgado. Recentemente, o espaço sofreu algumas remodelações, tornando-o mais propício ao lazer. Para chegar à cascata, após o estacionamento junto ao cemitério, terá de descer cerca de 300 metros.
3. Cascata do Pego do Inferno (Tavira)
É na freguesia de Santo Estêvão, a cerca de 7 km de Tavira, que se pode encontrar o belíssimo Pego do Inferno, uma das mais bonitas paisagens algarvias. O Pego do Inferno é uma das quedas de água da ribeira da Asseca, um dos mais importantes cursos de água da região de Tavira.
A cascata termina numa lagoa redonda, rodeada de uma refrescante área arborizada. Para aceder ao Pego do Inferno, após o estacionamento, terá de percorrer cerca de 100 metros até chegar a uma escadaria de madeira. Aí começa o percurso propriamente dito da descida até ao Pego, de cerca de 300 a 400 metros.
4. Cascata do Penedo do Buraco (Monchique)
Esta cascata encontra-se perto de uma estrada alcatroada e, por isso, tem condições muito favoráveis à visita. Para chegar aqui, terá de partir do Centro Museológico da Fóia e seguir para este pela estrada asfaltada.
Tenha em atenção que a cascata apenas corre na época das chuvas, pelo que essa é a altura ideal para visitar o local.
5. Cascata do Chilrão (Monchique)
Esta cascata é mais visível na época de chuvas, sendo que no tempo seco pode deixar de correr. Se quiser visitar o local, saiba que a cascata do Chilrão fica perto da estrada que liga Marmelete ao Chilrão.
Basta seguir pela estrada e tomar o caminho à direita, que passa pelo Barranco do Preto e Cimalhadas. Junto à Cruz da Fóia, terá que tomar um caminho de terra batida à direita, que o levará na descida em direção a esta cascata.