Lisboa é uma cidade com diversos tesouros arquitetónicos, entre os quais se encontram algumas das igrejas mais bonitas e icónicas do nosso país. Apesar de serem espaços de culto, não é necessário ter-se fé para se reconhecer a sua imponência e monumentalidade, assim como o seu valor no que à arquitetura religiosa diz respeito. Assim, deixamos-lhe 5 igrejas que tem mesmo de visitar em Lisboa.
1. Panteão Nacional
A Igreja de Santa Engrácia encontra-se em São Vicente de Fora e é um exemplar único do barroco no nosso país. Fundado na segunda metade do século XVI, o local foi totalmente reconstruído em finais de seiscentos. A sua decoração rege-se pelo mármore policromo, que ajuda a destacar a sua configuração octogonal.
O templo é Panteão Nacional desde 1916, acolhendo personalidades de relevo como Almeida Garrett, Amália Rodrigues, Eusébio da Silva Ferreira, Sidónio Pais e Sophia de Mello Breyner Andresen.
2. Igreja de Santa Maria de Belém
Mais conhecido como Mosteiro dos Jerónimos, este edifício de estilo manuelino é uma referência a nível nacional. No seu interior encontramos diversos pontos de interesse, como os túmulos de personalidades de relevo, como o de Vasco da Gama e Luís de Camões.
Uma das principais caraterísticas deste templo é a sua planta em cruz latina, que tem três naves à mesma altura. Outros destaques são os seus janelões, que estão decorados com vitrais da autoria de Abel Manta, e os dois portais, que devem ser lidos em conjunto.
3. Igreja de Nossa Senhora de Fátima
Situa-se nas Avenidas Novas e foi projetada por Porfírio Pardal Monteiro, sendo a única igreja do século XX desta nossa lista. Esta construção é vista como uma obra-prima do modernismo no nosso país, sendo o templo construído em betão e apresentando grandes proporções.
O seu grande destaque são as suas formas geométricas, as linhas geométricas e o seu grande interior. De referir ainda as suas esculturas, os vitrais e mosaicos com autoria de Almada Negreiros, e as pinturas murais de Henrique Freitas e Lino António.
4. Basílica da Estrela
Também conhecida como Convento do Santíssimo Coração de Jesus ou Real Basílica, este antigo convento de freiras carmelitas é um Monumento Nacional emblemático. A sua construção fez-se num cumprimento de uma promessa feita pela princesa D. Maria Francisca, futura rainha D. Maria I, pelo nascimento de um varão.
A construção começou em 1762, e, com o tempo, o local tornou-se numa das realizações mais brilhantes do barroco tardio no nosso país, contando já a sua estrutura com alguns elementos neoclássicos.
5. Sé Catedral de Lisboa
Verdadeiro ex-libris da capital, a construção deste templo emblemático teve início em 1150, três anos após a conquista de Lisboa aos mouros. Graças à sua longevidade, este templo foi remodelado por diversas vezes ao longo dos séculos, incorporando assim diferentes estilos num mesmo espaço.
Na parte superior da Catedral, poderá visitar o seu tesouro, que conta com vestimentas, relíquias e jóias que foram recolhidas ao longo dos tempos e que se referem a épocas distintas, sendo um testemunho perfeito da passagem do tempo.