Trás-os-Montes é uma região rica em tradições e em aldeias tradicionais, que nos cativam pela sua autenticidade e grande beleza. A somar a isto, temos uma natureza exuberante, que dá a toda a região um aspeto único.
Portanto, uma visita revela-se mesmo uma necessidade, permitindo-lhe descobrir um lado mais rural e tradicional do nosso país, até porque os transmontanos mantêm as suas tradições com muito orgulho.
Para que comece a pensar na sua visita, deixamos-lhe algumas aldeias da região que tem mesmo de conhecer, e que são um boom ponto de partida para explorar toda esta região de Portugal.
1. Pitões das Júnias (Montalegre)
Esta encantadora aldeia tem diversas atrações imperdíveis, como o mosteiro de Santa Maria das Júnias, que foi erguido no século XII e que se revelou um vetor de desenvolvimento da povoação. O local encontra-se classificado como Monumento Nacional, contando com um estilo românico e preservando o seu traçado original.
Outra grande atração da aldeia é o miradouro da Cascata de Pitões das Júnias, de onde se pode ver a espetacular queda de água, envolvida por uma vegetação que fascina todos os que aqui acorrem. A cascata é alimentada pela Ribeira de Pitões, apresentando diversos níveis de altura. A cascata desemboca num lago, perto de um carvalhal com séculos de história.
2. Picote (Miranda do Douro)
A localidade situa-se em pleno Parque Natural do Douro Internacional, numa zona conhecida por falar o mirandês, segunda língua oficial do nosso país, verdadeiro património cultural que devemos preservar. A região é também conhecida pelas suas danças tradicionais e pela sua barragem, que se tornou num dos pontos turísticos da região.
A aldeia conta com casas em granito muito bem conservadas, e atrações como a Capela de Santo Cristo, a Igreja Matriz e a Capela de Santa Cruz. Além disso, tem moinhos de água e lagares de azeite, elementos da vida rural que ainda hoje se encontram em atividade um pouco por toda a região de Trás-os-Montes.
3. São Joanico (Vimioso)
Se procura uma experiência bucólica e relaxante, a aldeia de São Joanico é um lugar excelente para visitar. A aldeia encontra-se nas margens do rio Angueira, num cenário deslumbrante e de grande beleza. Depois, a localidade conta com algumas atrações, como a sua ponte românica, edifício cheio de história e que se tem revelado muito útil para a povoação ao longo do tempo.
Outras construções de destaque são os seus moinhos comunitários, reflexo de uma vida rural e feita em comunidade. Por fim, não deixe de partir à descoberta da Igreja Paroquial, construção religiosa datada do século XIII e que merece uma visita demorada, para que possa apreciar devidamente todos os seus detalhes.
4. Gimonde (Bragança)
Esta aldeia magnífica é conhecida pelos seus muitos pontos de interesse e pelo contexto de grande beleza natural em que se encontra. Não deixe de passear pelas ruas da aldeia para conhecer um lado autêntico de Trás-os-Montes, apreciando todos os detalhes das suas casas e edificações históricas que aqui encontrará.
Procure visitar a Ponte de Gimonde, de origem romana, exemplo perfeito do património histórico e cultural desta aldeia, assim como o Castro de Gimonde. Depois, não pode ir embora sem provar a magnífica gastronomia da região no restaurante Abel, onde poderá degustar os sabores mais típicos desta região, como o fumeiro e compotas.
5. Penas Roias
A grande atração local desta aldeia é o seu castelo, que poderá ter sido construído em 1172 ou 1181. Este castelo faz parte de uma rede de fortalezas comunicantes da região, que incluíam também o castelo de Algoso, Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro e Vinhais, e que tiveram um papel importante na defesa do reino de Portugal.
Infelizmente, este castelo não se encontra muito bem preservado, resistindo apenas uma torre de menagem, que, mesmo assim, merece uma visita. Descubra também a Igreja Paroquial de Penas Roias, a Capela da Misericórdia de Penas Roias, e a Fraga do Castelo, espaço onde pode encontra alguma arte rupestre da Pré-história Recente.