A rede de Aldeias Históricas de Portugal integra 12 povoações com um passado em comum e caraterísticas semelhantes. Localizam-se no centro de Portugal, perto da fronteira com Espanha, e foram importantes por 2 motivos principais: pelo seu papel na defesa do território e pela presença de comunidades judaicas (cujas evidências são ainda hoje visíveis).
Apesar da designação de aldeias históricas, algumas destas localidades são vilas ou cidades, casos de Almeida, Belmonte ou Trancoso, por exemplo. Todas elas se encontram muito bem conservadas, mantendo muita da sua traça original e continuando a encantar quem as visita. Entrar nas suas muralhas e percorrer as suas ruas medievais é fazer uma autêntica viagem até ao passado.
Mas a sua beleza não é o único motivo para as visitar: cada uma delas possui as suas próprias atrações e lendas mas todas, em conjunto, ajudam a compreender melhor a história do país. Conheça algumas das mais deslumbrantes Aldeias Históricas de Portugal.
1. Sortelha
É considerada uma das aldeias históricas mais bonitas de Portugal, e uma das mais bem conservadas, o que faz com que o visitante tenha a sensação de que está a viajar no tempo. Sortelha mantém intactos os traços medievais das suas casas, feitas em granito, e está coroada por um castelo que se encontra sobre um afloramento rochoso, a 760 metros de altitude.
A aldeia mantém assim o seu charme e atrai cada vez mais visitantes, que procuram por tranquilidade, num local rico em cultura, história e paisagens de cortar a respiração. Passear pelas suas ruas e reparar em cada pequeno detalhe é a melhor forma de conhecer esta aldeia histórica e todo o seu vasto património.
2. Monsanto
Encontra-se no concelho de Idanha-a-Nova e é considerada a aldeia mais portuguesa de Portugal. Esta fantástica aldeia foi construída entre penhascos e encontra-se em perfeita harmonia com o meio envolvente, cativando os visitantes pela sua originalidade.
Pelo facto de as suas casas terem sido construídas incrustadas nos penedos do monte onde se localiza, Monsanto já foi motivo de reportagem de diversas revistas internacionais, e recebe visitantes de todo o mundo. Ficou ainda mais famosa desde que serviu de local para as filmagens da série “Game of Thrones”.
3. Piódão
Poucas aldeias são tão carismáticas como Piódão. E poucas se podem gabar de ter uma beleza tão especial que consegue atrair visitantes até ao local mais recôndito da serra. São muitos quilómetros de curvas por uma estrada de montanha até chegar a esta aldeia de xisto, onde tudo parece ter parado no tempo e onde as casas e as ruas permanecem intactas e nos mostram como era a vida nestas paragens há muitos anos atrás.
Piódão, também conhecida como a “aldeia presépio”, situa-se em plena Serra do Açor, em Arganil, e presenteia os visitantes com a sua disposição em anfiteatro, onde se destacam as tradicionais casas de xisto que descem em socalco, tetos cobertos com lajes e portas e janelas pintadas de azul. As casas ocupam as ruas estreitas, íngremes e tortuosas, numa disposição irregular típica de povoações medievais.
4. Castelo Rodrigo
A pequena aldeia de Castelo Rodrigo é um daqueles locais parados no tempo que nos fazem sentir noutro local e noutra época. Tudo aqui está preservado até ao mais pequeno detalhe e todos os seus becos e ruelas contam histórias da nossa história. Hoje, faz parte da rede de Aldeias Históricas de Portugal e é também uma das mais bonitas e peculiares povoações do nosso país.
Um passeio pelas suas ruas íngremes e sinuosas irá revelar vários pequenos detalhes que merecem ser apreciados com calma e atenção. Casas de origem manuelina e até árabe pontuam os seus becos e ruelas, onde também se encontram a torre do relógio e a antiga cisterna de água.
5. Castelo Novo
A belíssima aldeia histórica de Castelo Novo faz-nos viajar no tempo, através das suas ruas estreitas e labirínticas. O seu castelo tem mais de 800 anos, havendo relatos de que a aldeia é mais antiga que isso. Passear pelas suas ruas é a melhor forma de descobrir este pequeno paraíso no concelho do Fundão, que tem muito mais para ver do que aquilo que se possa imaginar.
O local é abençoado pela paisagem da Serra da Gardunha e estende-se em torno das muralhas, estrutura magnífica que capta o olhar. Aqui se sente uma grande conexão com a natureza, graças ao uso de granito nas casas e ruas e às frescas águas que brotam das fontes.
6. Castelo Mendo
É uma das mais desconhecidas aldeias históricas de Portugal. Mas é também uma das mais pitorescas e ricas em património. Falamos da belíssima Castelo Mendo, no concelho de Almeida. Trata-se de uma aldeia tipicamente medieval, bem na fronteira com Espanha, e testemunha da luta pela defesa do território nacional.
Desses tempos resta hoje um imenso património. O seu castelo é o principal destaque, mas existe muito mais para ver. Para além das várias igrejas e das fontes de água, vale a pena passear pelas ruas da aldeia e apreciar as suas várias casas manuelinas e filipinas. Aprecie cada detalhe com atenção e sinta a história a desenrolar-se perante os seus olhos.