Nos arredores da Serra da Estrela existem aldeias capazes de nos fazer viajar no tempo. São guardiãs das memórias e das tradições seculares dos nossos antepassados e, em muitas delas, ainda é possível descobrir como era a vida no tempo dos nossos avós. Afinal de contas, é aqui, nestas aldeias, que ainda são mantidas muitas das tradições mais antigas de Portugal.
E existe uma enorme variedade de aldeias a uma curta distância da Serra da Estrela: podem ser aldeias de montanha (que podem estar localizadas dentro do próprio parque natural ou na Serra da Gardunha), aldeias de xisto e aldeias históricas. Todas elas encontram-se em bom estado de conservação e cada uma possui o seu próprio e especial encanto.
É óbvio que existem pequenas aldeias típicas dentro do Parque Natural da Serra da Estrela (e muitas delas são belíssimas). Mas se está de visitar a esta região, pode também conhecer as aldeias mais bonitas dos seus arredores. E estas são algumas delas. Boa viagem!
1. Sortelha
É considerada uma das aldeias históricas mais bonitas de Portugal, e uma das mais bem conservadas, o que faz com que o visitante tenha a sensação de que está a viajar no tempo. Sortelha mantém intactos os traços medievais das suas casas, feitas em granito, e está coroada por um castelo que se encontra sobre um afloramento rochoso, a 760 metros de altitude.
A aldeia mantém assim o seu charme e atrai cada vez mais visitantes, que procuram por tranquilidade, num local rico em cultura, história e paisagens de cortar a respiração. Passear pelas suas ruas e reparar em cada pequeno detalhe é a melhor forma de conhecer esta aldeia histórica e todo o seu vasto património.
2. Alpedrinha
Encontra-se na encosta sul da Serra da Gardunha, a cerca de 500 metros de altitude, e pertence ao concelho do Fundão. Alpedrinha tem hoje pouco mais de mil habitantes, mas chegou a ter mais de 7 mil, nos seus tempos áureos. É conhecida pela “Sintra das Beiras” e é um daqueles locais imperdíveis no Centro de Portugal.
Quem visita Alpedrinha hoje, pode ter uma pequena ideia da sua importância no passado, já que esta foi sede de concelho até ao século XIX, o que ajuda a explicar a grande quantidade de solares e casas senhoriais que por aqui abundam, testemunho em pedra das famílias poderosas que por aqui passaram.
3. Castelo Novo
A aldeia medieval de Castelo Novo, com ruas estreitas e labirínticas, é linda e transporta os visitantes para outros tempos. O seu castelo tem mais de 800 anos, existindo inclusive relatos que admitem que a idade da aldeia é bem mais antiga.
Abençoada pela Serra da Gardunha, que empresta alma a uma aldeia, já de si cheia de identidade e interesses, em plena raia beirã, Castelo Novo é em si mesma um convite para desfrutar. Cresceu em torno das suas muralhas, que vão definindo uma estrutura magnífica.
4. Sobral de São Miguel
A aldeia de Sobral de São Miguel, também chamada de “coração do xisto”, encontra-se na serra do Açor, no concelho da Covilhã, e é um dos maiores aglomerados de casas construídas neste material em Portugal. As aldeias de xisto da Serra do Açor são únicas e irrepetíveis, cada uma diferente das outras mas todas com muito encanto.
Esta é uma das “aldeias brancas” das Aldeias do Xisto, já que, apesar de a construção usar este material, as fachadas se encontram rebocadas e pintadas de branco, criando assim um contraste único com a paisagem envolvente. É uma experiência diferente mas, que mesmo assim, consegue deslumbrar os turistas que visitam a aldeia de Sobral de São Miguel.
5. Castelo Mendo
É uma das mais desconhecidas aldeias históricas de Portugal. Mas é também uma das mais pitorescas e ricas em património. Falamos da belíssima Castelo Mendo, no concelho de Almeida. Trata-se de uma aldeia tipicamente medieval, bem na fronteira com Espanha, e testemunha da luta pela defesa do território nacional.
Desses tempos resta hoje um imenso património. O seu castelo é o principal destaque, mas existe muito mais para ver. Para além das várias igrejas e das fontes de água, vale a pena passear pelas ruas da aldeia e apreciar as suas várias casas manuelinas e filipinas. Aprecie cada detalhe com atenção e sinta a história a desenrolar-se perante os seus olhos.
6. Aldeia das Dez
É conhecida como «aldeia miradouro», e não é por acaso. Na Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, quase todos os pontos se assemelham a um miradouro, proporcionando uma vista incomparável sobre a serra que a rodeia. Isto porque se situa a cerca de 460 metros de altitude, na encosta norte do monte do Colcurinho, delineada pelo rio Alvoco.
Deixe-se surpreender por esta pequena aldeia do interior do país, onde cada recanto é digno de ser devidamente apreciado. Não se apresse, porque aqui o tempo corre mais devagar e o passado está presente em vários elementos históricos que perduram ao longo dos séculos.