Sempre que chega o fim de semana, o dilema é sempre o mesmo para quem pretende passear nos arredores do Porto: onde ir para descobrir aqueles locais que quase mais ninguém conhece? E especialmente, quais os locais mais bonitos para visitar perto da cidade Invicta? A verdade é que não faltam escolhas e existem muitas mais opções do que possa imaginar.
Nos arredores do Porto existem cascatas quase secretas, passadiços que nos conduzem ao longo de rios quase selvagens e de águas cristalinas, moinhos recuperados ou quintas com jardins históricos que convidam a um passeio longo e demorado. Todos estes sítios são ótimas opções para uma viagem de ida e volta ou de fim de semana prolongado.
Tem apenas que escolher o seu preferido e fazer-se à estrada. No final da sua viagem irá perceber que esta região tem muito mais para visitar do que aquilo que pensava. Conheça alguns dos locais mais bonitos para descobrir nos arredores do Porto.
1. Rio de Frades
Percursos pedestres que atravessam antigas minas de Volfrâmio até chegar a um rio com cascatas e lagoas onde pode tomar banho? Sim, é possível ter isto tudo em Rio de Frades. Não se sabe se foi a aldeia que deu o nome ao rio ou vice-versa. O certo é que este pequeno recanto de Arouca é ainda quase desconhecido.
Para chegar até ao ponto mais apetecível deste passeio, deve deixar o seu carro na aldeia de Rio de Frades. A partir daí, siga a pé por um percurso pedestre que o vai levar até ao interior de uma antiga mina. Irá caminhar por 400 metros em total escuridão (leve uma lanterna) e no final encontrará o rio, com pequenas cascatas e lagoas onde se refrescar.
2. Moinhos de Jancido
Estes 8 moinhos estiveram abandonados até 2017, quando um grupo de amigos resolveu limpar o lugar. A área tem hoje um trilho, com pouco menos de 8 quilómetros, um parque de merendas, um miradouro e um conjunto de 500 árvores autóctones, que foram plantadas pelo grupo de amigos que recuperou o local.
Este é um passeio perfeito para fazer em família, podendo-se conhecer os moinhos construídos há mais de 200 anos. O local é especialmente encantador no Outono, quando as primeiras folhas começam a ficar amarelas e vermelhas.
3. Pateira de Fermentelos
A Pateira de Fermentelos presta-se a uma visita demorada, para que possa descobrir o melhor desta região com tempo. Percorrendo alguns dos percursos já delineados (como o Trilho dos Poços e o da Pateira ao Águeda), é possível observar toda a dimensão deste lago.
Poderá também observar particularidades, como as bateiras (lanchas tradicionais achatadas) e as bacas (bicicletas aquáticas parecidas às gaivotas). Além disso, poderá praticar atividades como a canoagem e a vela, para além de dar passeios a cavalo ou de bicicleta.
4. Senhora do Salto
Faz parte da Rota do Românico e é o local perfeito para passar um dia muito agradável, já que reúne não só diversos atrativos paisagísticos e geológicos, como tem boas condições para a prática de desportos de montanha, como BTT, rappel e escalada.
Na Senhora do Salto existem também diversos trilhos, nos quais se pode fazer uma caminhada. Num dos percursos, poderá subir ao topo da serra de Santa Iria, para ver a paisagem de forma desimpedida.
5. Quinta da Aveleda
Esta quinta encontra-se no concelho de Penafiel, a menos de uma hora do Porto. O local parece quase saído de um conto de fadas, estando ligado à produção vinícola e associada a muitos produtos de renome.
A quinta é propriedade da família Guedes, e encontra-se em plena Região dis Vinhos Verdes. Aproveite a visita e parta à descoberta desta belíssima região – verá que não faltarão locais de sonho a conhecer.
6. Passadiços do Gresso
Estes passadiços têm apenas 1,5 quilómetros, mas deslumbram todos os visitantes com a sua beleza. Começam em Sanfins, na freguesia de Rocas de Vouga, sendo que o percurso circular acompanha o rio Gresso.
O percurso tem quatro pontes e algumas escadas em madeira, tornando-se ainda mais especial graças às diversas cascatas e quedas de água. A maioria do caminho é feita à sombra das árvores da montanha e é refrescado pelas águas do rio.
7. Cascata da Cabreia
A cascata está situada na freguesia de Silva Escura, local com abundantes recursos hídricos. O terreno irregular, a torrente de água e a vegetação rica tornam os espaços da região bucólicos e espaços de comunhão com a natureza.
O expoente máximo desta conjugação é a Cascata da Cabreia, local onde as águas do rio Mau ganham mais velocidade e força, antes de se despenharem na encosta rochosa. Para além das maravilhas naturais que aqui pode apreciar, existem também mesas e bancos de apoio para quem quer apreciar devidamente o espaço.