Para quem vive numa cidade grande como Lisboa, por vezes é necessário fugir ao stress do quotidiano e ao ambiente pesado próprio das grandes metrópoles. Para os lisboetas, é fácil encontrar locais perto da capital onde é possível fazer isso, tal é a quantidade de lagoas, cascatas e até passadiços à disposição dos viajantes.
Grande parte destes locais encontram-se a uma pequena distância de carro (1 hora de viagem, no máximo) e possibilitam fazer um passeio de apenas um dia. São excelentes opções para recarregar baterias em contato com a natureza e voltar para Lisboa com muito mais ânimo.
Dependendo do seu gosto pessoal, existem vários tipos de locais que pode escolher. Descubra alguns dos mais bonitos passadiços, cascatas e lagoas para descobrir perto de Lisboa.
1. Cascata de Fervença
Chegar à cascata de Fervença é muito simples, já que o acesso é fácil. Se vem da zona de Sintra, deverá sair em direção à Base Aérea e virar à esquerda, passando por cima da ponte e entrando novamente na estrada com direção a Sintra. No lado direito, verão o restaurante Baião e, logo a seguir, um caminho de terra batida. Deixe o carro nesse pequeno largo e siga o caminho a pé.
Percorra a estrada em alcatrão até ao seu final e irá depois encontrar do lado direito uma palete, que serve de portão. Passe o portão e siga um caminho em terra batida, do lado esquerdo, sendo que a cascata é logo a seguir. Tenha em atenção que toda a zona ao redor da cascata tem um piso bastante escorregadio, pelo que deverá caminhar com cuidado.
2. Lagoa Azul
A cerca de 45 minutos de carro de Lisboa, pela A5, encontra-se a lagoa azul, em plena serra de Sintra. Encontra-se num local de fácil acesso, tanto pedestre como rodoviário, e tem espaço de estacionamento.
No local, pode-se observar tartarugas, aptos, carpas e percas, entre outras espécies fascinantes. Aproveite para estender a sua toalha e fazer um piquenique, e depois percorra os circuitos BTT existentes na zona, com subidas e descidas desafiantes.
3. Lagoa dos Mosquiteiros
A lagoa dos Mosquiteiros encontra-se a 45 minutos de Lisboa, seguindo pela A5 para Sintra. Apesar de se encontrar perto da lagoa anterior, é menos conhecida, já que o acesso é um pouco mais difícil. Nada que uma boa caminhada ou pedalada não resolva!
A partir da barragem do Rio da Mula, siga pelo Trilho das Pontes, até ao Convento dos Capuchos. A lagoa dos Mosquiteiros não fica muito longe, rodeada pelo pinhal, num local perfeito para apreciar o silêncio e a natureza.
4. Passadiços da Cresmina
Os passadiços, construídos em 2011, permitem apreciar as Dunas da Cresmina, preservadas no património paisagístico do parque natural de Sintra- Cascais. Poderá observar espécies vegetais únicas num cenário que tem como fundo o areal do Guincho, a serra de Sintra e o Cabo da Roca.
5. Cascata de Anços
Para chegar à belíssima cascata de Anços, vindo da zona de Sintra, terá de percorrer a A9, saindo em Montelavar. Mais à frente, apanha uma rotunda, devendo seguir em frente até chegar a uns semáforos. Aí deverá virar à esquerda, em direção à Anços. Após uma curva apertada, vão começar a descer, passando por cima de uma pequena ponte, onde poderão ver já a placa de Anços.
O caminho começa a subir e encontrarão uma placa informativa das cascatas. Estacione o carro num dos pequenos largos e faça o resto do percurso a pé. Após o término do alcatrão, começa a estrada em terra batida, que se encontra sinalizada. No final do caminho, vai encontrar as ruínas de um moinho com a respetiva mó. Basta descer as pedras e chegará a esta cascata.
6. Cascata do Rio Mourão
Esta cascata fica um pouco mais abaixo da cascata de Anços e o caminho para encontrar é o mesmo desta. No entanto, quando passar as ruínas do moinho e descer as pedras, deverá atravessar o rio e seguir o caminho da direita. Chegará assim ao topo da cascata do rio Mourão. Pode sempre tentar descê-la, mas tenha em atenção que o piso para o fazer é muito escorregadio.
Se prefere visualizar a cascata a partir de outro ponto, basta que, no sítio onde deixa o carro, siga o caminho de terra batida para a cascata de Anços. No entanto, em vez de virar à esquerda, segue o caminho em frente, e assim poderá ver a cascata do rio Mourão do seu lado esquerdo.
7. Lagoa de Albufeira
Seguindo pela A2 para Sesimbra, a 30/35 minutos de viagem, pode chegar à lagoa de Albufeira, a mais funda de Portugal e um sítio Ramsar, estando classificada como local de importância ecológica ao abrigo da Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional. A lagoa é alimentada pelas águas das ribeiras da Apostiça, Ferraria e Aiana, bem como do oceano Atlântico, a partir da primavera.
No local, encontra três lagoas: a Grande, a Pequena e a da Estacada, todas elas rodeadas de pinhal. Aproveite a visita para desfrutar da envolvente e percorrer os vários percursos e observatórios disponíveis, recomendando-se a passagem pelo Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena.