O Centro de Portugal é todo um país dentro do país devido à sua extraordinária diversidade, podendo-nos deparar com aldeias tradicionais, praias selvagens, neve, e uma paisagem extraordinária. Esta incrível diversidade é, sem dúvida, um dos grandes motivos para visitar esta região num passeio em família com os mais pequenos.
Para além de toda a diversidade paisagística e cultural, o Centro de Portugal é também rico em património arquitectónico. São vários os monumentos considerados Património Mundial pela UNESCO que se encontram no centro do país. E a cereja no topo do bolo: possui muitos locais onde é possível passear com as crianças e ter tempo livre de qualidade para toda a família.
A sua enorme riqueza tornam-na numa região muito apelativa para se passar férias ou até mesmo para um passeio de fim de semana. E se são esses os seus planos, nada como inspirar-se um pouco com a nossa lista. Descubra alguns dos melhores locais no Centro de Portugal para passear em família.
1. Mata Nacional do Buçaco
Parece um bosque saído de um conto de fadas, onde a qualquer momento uma fada travessa pode surgir e fazer uma das suas travessuras. Falamos da Mata Nacional do Buçaco, local onde se vai sentir em perfeita conexão com a natureza, e onde pode desfrutar da tranquilidade e do silêncio na sua expressão máxima. Não deixe de visitar a Floresta da Relíquia e o Vale dos Fetos.
2. Tapada de Mafra
A Tapada Nacional de Mafra foi mandada construir pelo Rei D. João V. Foi sempre um dos locais prediletos da realeza para a realização de caçadas e outros eventos lúdicos. Serviu ainda para fornecer diversos produtos ao Palácio Nacional de Mafra, onde o Rei passava algum tempo.
Atualmente, está aberta ao público e é possível realizar várias atividades nos seus domínios: corrida, BTT e até passeios de charrete. E com sorte pode cruzar-se com alguns dos animais residentes na Tapada: veados, javalis, gamos, raposas e doninhas são apenas alguns dos exemplos.
3. Quinta das Lágrimas
Os jardins da Quinta das Lágrimas são um autêntico museu vegetal, acolhendo espécies de todo o mundo, até porque o seu criador, Miguel Osório Cabral, beneficiou de ser amigo do diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, conseguindo assim enriquecer o espaço exterior da Quinta.
Os jardins são constituídos por uma zona de mata, que foi usada em tempos para as caçadas da família Real, e por uma zona ajardinada junto ao palácio, que conta com sequoias, olaias, palmeiras-da-china, cedros-do-buçaco, cedros-do-himalaia, uma figueira-da-austrália e até com um majestoso podocarpo, originário do Sul de África, e do qual existe apenas mais um exemplar no nosso país.
4. Mata dos Sete Montes
Estas terras pertenceram em tempos aos Templários, e a mata, circundada por muralhas, foi fundada pela Ordem de Cristo, sendo local de introspeção e de cultivo. A mata é o pulmão da cidade de Tomar e o local perfeito para passear, com os seus trilhos bucólicos, com destaque para a Charolinha, um templo de desenho romântico que se enquadra muito bem na envolvente natural.
5. Portugal dos Pequenitos
Começou a ser construído nos anos 30, com o objetivo de dar às crianças um contacto com a nossa cultura, bem como a dos países que falam português. Por aqui pode encontrar um conjunto de casas regionais portuguesas, os principais monumentos do nosso país e representações etnográficas e monumentais dos locais onde se fala português pelo mundo afora.
6. Serra da Lousã
A imagem de marca da Serra da Lousã são as Aldeias do Xisto, com os diversos trilhos a permitir descobrir estes locais ricos em tradição. A serra encontra-se integrada na Reserva Ecológica Nacional, e é um museu vivo, com os ecossistemas a serem preservados através do condicionamento de acesso a certas áreas.
Mesmo assim, pode desfrutar dos percursos pedestres, da canoagem, da caça ao tesouro e de muitas outras atividades turísticas, que lhe permitiram descobrir a região com muita animação.
7. Museu do Pão
Foi inaugurado em 2002 e é considerado um dos maiores museus dedicados ao pão do mundo, tendo o objetivo de recolher, preservar e exibir objetos e património relacionado com o nosso pão. O espaço está dividido em diferentes salas (Ciclo do Pão, Arte do Pão, Pão Político, Social e Religioso e Espaço Infantil), e conta também com um restaurante onde poderá realizar degustações.
8. Bacalhôa Buddha Eden
Encontra-se dentro da Quinta dos Loridos e é o maior jardim oriental da Europa, com cerca de 35 hectares. No jardim, pode encontrar budas, pagodes, 600 estátuas de soldados de terracota pintadas à mão, e diversas obras de arte, que são trocadas com frequência. O espaço foi concebido em protesto contra a destruição dos Budas Gigantes de Bamyam.