A cascata do Pincho encontra-se a pouco mais de vinte quilómetros de Viana do Castelo, mais precisamente na Serra d’Arga que constitui uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, não só pela imensidão de paisagens verdejantes como também pelos seus valores naturais e património cultural. Nos pontos mais altos, é possível deparar-se com algumas áreas naturais com uma rara beleza e uma enorme diversidade florística.
A Cascata do Pincho ou, muito simplesmente, o Pincho, como lhe chamam os habitantes das redondezas, já foi um segredo bem guardado do Minho. Deixou de ser desde que foi construída uma estrada que passa mesmo junto ao seu lado. Perdeu o sossego, ganhou a fama.
Para além da sua localização privilegiada, a Cascata do Pincho é a mais exuberante entre todas as quedas de água do rio Âncora (que desagua em Vila Praia de Âncora), devido às suas águas cristalinas e uma das mais bonitas do Minho e mesmo do Norte de Portugal.
O som da queda de água é denunciante a metros de distância e os tons esverdeados da lagoa convidam a agradáveis mergulhos na época mais quente. O cenário é incrível e permite passar uma excelente tarde num ambiente rodeado pela mãe natureza envolvente.
Aliás, sempre que a nortada sopra e o vento torna faz com que o dia de praia se torna desagradável, muitos são os jovens que trocam de destino e, em vez de procurar uma praia para se refrescarem, sobem pela Serra da Arga à procura das lagoas da cascata do Pincho.
Alguns optam por vir de carro mas acredite: sabe muito melhor fazer uma caminhada até este local paradisíaco. Nada consegue igualar a sensação de chegar à cascata depois de alguns quilómetros a caminhar por um cenário idílico, tirar a roupa e mergulhar nas águas cristalinas da lagoa.
Esta cascata está integrada no belo percurso pedestre PR5 VCT – Trilho do Pincho ou Trilho das Sete Lagoas da Serra d’Arga. É um percurso circular de dez quilómetros que inicia e termina no Largo do Souto em Montaria. O grau de dificuldade deste trilho é moderado, mas acessível uma vez que este se encontra bem sinalizado.
Este é um trilho detém diversos pontos de interesse como é o caso da Cascata do Pincho, o Antigo Viveiro Florestal, a Porta do Sítio da Serra d’Arga, os Moinhos da Costa, a Igreja Paroquial, o Calvário da Montaria e os incríveis Poço Negro e Poço de Manadelo que permitem mergulhos em épocas de maior calor. Para além disto, ao longo do trilho, todos os amantes de natureza poderão admirar toda uma envolvência paisagística.
Para os viajantes que pretendem passar uns dias nesta zona da Serra d’Arga e de preferência perto das Cascata do Pincho, existem alguns alojamentos que são considerados os melhores de Turismo Rural:
A Quintinha d’Arga respira natureza por todo os cantos. A oito quilómetros da Cascata do Pincho, esta quinta conta com dez quartos, cada um com uma casa de banho privativa e vista sobre a área do jardim, da piscina e da montanha. Este é das melhores relações qualidade-preço da região.
O Cerquido Village & Spa é um projeto onde o que mais é valorizado são as pessoas. Para além disto, em pleno cenário verdejante da Serra d’Arga, o alojamento é equipado por casas e bungalows de diferentes ideologias e por um terraço com vista para as montanhas e a excelente piscina de leito infinito.
A Serra de Arga Mountain House localiza-se a três quilómetros da Cascata do Pincho e disponibiliza uma casa de férias isolada, totalmente equipada para quatro pessoas. Os hóspedes poderão beneficiar de um terraço e de várias atividades como os passeios a cavalo, o aluguer de bicicletas e o wind-surf.
Se for visitar a cidade de Viana do Castelo, não deixe de passar pela Serra d’Arga para fazer este trilho que o poderá levar ao encontro da Cascata do Pincho que é de uma beleza inconfundível. Trata-se de um cenário verdejante, uma paisagem única e um local inconfundível.