Sempre que cai neve em Portugal, Trás-os-Montes é um dos locais onde ela se faz sentir com mais intensidade. E não é de estranhar: afinal, é neste território que estão algumas das montanhas mais altas do país. De facto, os transmontanos vivem já habituados a ter neve durante vários dias por ano, especialmente nos meses frios do Inverno.
As serras de Montesinho, do Alvão e do Marão são as mais afetadas pela queda de neve, mas não se pode esquecer a Serra do Larouco e a parte transmontana no Parque Nacional da Peneda Gerês, onde se inclui a aldeia de Pitões das Júnias. O espetáculo dos mantos brancos atrai milhares de turistas que procuram um pouco de diversão, especialmente para as crianças.
Apesar de poder nevar em qualquer mês do Inverno, Dezembro e Janeiro sãos os meses onde é mais fácil que aconteça. Normalmente, neva a partir dos 1000 metros de altitude. Descubra alguns dos melhores locais para ver neve em Trás-os-Montes.
1. Pitões das Júnias
Localizada a cerca de 1200 metros de altitude, Pitões das Júnias é a segunda aldeia mais alta de Portugal. Está totalmente inserida no Parque Nacional da Peneda Gerês e pertence ao concelho de Montalegre. É a porta de entrada no Gerês transmontano e um dos grandes cartões de visita desta belíssima região.
Entrar em Pitões das Júnias e deambular pelas suas ruas, becos e ruelas é uma experiência única. Aqui encontra um Gerês diferente daquilo a que está habituado: um Gerês transmontano, com as suas peculiares e antigas tradições e o seu modo de vida profundamente ligado à terra.
2. Bragança
Diz o ditado que Trás-os-Montes tem nove meses de inverno e três de inferno, graças às temperaturas altas no verão e aos invernos longos e rigorosos. Localizada no extremo nordeste de Portugal, Bragança tem frequentemente nevões que cobrem a sua paisagem de branco. Esta histórica e antiga cidade manteve as suas tradições e costumes por longos séculos, maioritariamente pela dificuldade de acesso e por estar localizada num extremo do país.
Bragança era já uma povoação importante no período de ocupação romana, embora se tenham encontrado vestígios de ocupação no Paleolítico. Se vier visitar esta linda cidade, procure apreciar a paisagem coberta de neve a partir do topo da Torre de Menagem do castelo.
3. Montesinho
Esta aldeia típica transmontana está situada na Serra com o mesmo nome, a cerca de mil metros de altitude, no Parque Natural de Montesinho. Para além da neve, aqui pode ver espécies como o lobo-ibérico, o veado ou a corça, embora seja mais fácil ver neve do que qualquer um destes espécimes.
As ruas de Montesinho estão bem cuidadas, e convidam ao passeio. Aqui poderá conhecer o Núcleo Interpretativo e Museu, onde pode aprender mais sobre a Serra e sobre os modos de vida tradicionais na aldeia.
4. Montalegre
Esta simpática vila do distrito de Vila Real encontra-se na região das Terras Altas de Barroso, que inclui as serras do Larouco, do Gerês e do Barroso. Uma parte do concelho de Montalegre encontra-se já inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O célebre frio que se sente no Planalto de Barroso ficou imortalizado no livro “Terra Fria”, do escritor Ferreira de Castro, o que permitiu cimentar a imagem de Montalegre coberta de neve nas nossas mentes. Destacamos a freguesia de Pitões das Júnias, uma aldeia pitoresca do concelho, que se cobre também com frequência de neve.
5. Serra do Alvão
Bem perto de Vila Real, o Parque Natural do Alvão deslumbra pela sua beleza durante todas as épocas do ano. O rio Olo é o seu principal curso de água e molda a paisagem por entre cascatas e lagoas.
A neve costuma cair durante o Inverno acima dos 1000 metros de altitude. Um dos melhores locais para observá-la é a aldeia típica de Lamas de Olo, bem no topo da serra.
6. Serra do Marão
O seu ponto mais alto tem 1400 metros de altitude e a neve cai aqui várias vezes por ano durante o Inverno. As paisagens da Serra do Marão já são, só por si, deslumbrantes. Mas quando tudo fica pintado de branco, o cenário torna-se mágico.
A melhor forma de observar neve nesta serra é fazendo um desvio pela N101 até ao miradouro de Nossa Senhora do Marão.