O Parque de Natureza de Noudar é um dos recantos mais secretos do Alentejo. Localiza-se na Herdade da Coitadinha, encaixado entre o rio Ardila e a ribeira de Múrtega, no concelho de Barrancos. Para além de todo o seu encanto natural, o lince ibérico é a sua grande estrela e aqui se tem promovido a sua reprodução e reintrodução no habitat.
O parque é dominado pelo seu castelo, o Castelo de Noudar, acabado de construir em 1307, a mando de D. Dinis. Não foi por acaso que se escolheu este local para construí-lo: fica bem perto de Espanha, no alto de um monte, e daqui se avista grande parte da região fronteiriça.
A existência de água abundante e de qualidade, assim como de terrenos férteis, fez com que este castelo tivesse todas as condições para albergar um número significativo de pessoas e soldados cujo objetivo era a defesa da fronteira. E por isso mesmo, para além de ser uma fortificação militar, servia também proteção à aldeia de Noudar.
A necessidade de angariar homens para defender o território nesta região isolada fez com que Noudar fosse a primeira povoação onde foi criado o “Couto de Homiziados”, isto é, um local onde os condenados pela justiça poderiam viver livremente desde que daqui não saíssem e se comprometessem a defender a fronteira em toda a raia do Alentejo.
Durante a Idade Média, a povoação vizinha de Barrancos começa a crescer significativamente e Noudar entra em declínio. E com a pacificação das relações com Espanha, a aldeia e o castelo perdem definitivamente as suas funções defensivas e a população abandona, gradualmente, o local. O concelho de Noudar deixa de existir em 1836.
É natural, portanto, que todo o aglomerado (castelo e casas) tenha começado a entrar em decadência acentuada e se tenha transformado em ruínas. Mas Noudar e o seu castelo acabariam por ganhar uma nova vida décadas mais tarde, graças à construção da Barragem do Alqueva.
Como forma de compensar a biodiversidade destruída pela Barragem do Alqueva, é reconstruída a Herdade da Coitadinha, bem próxima ao Castelo de Noudar. Toda esta região do Alentejo é transformada, então, num Parque de Natureza, onde se protege a biodiversidade local e onde se tenta reintroduzir o lince ibérico no seu habitat natural.
O Parque de Natureza de Noudar é constituído por áreas de montado de azinho, olival e pastagens onde se faz o pastoreio de vacas e de porcos pretos. Existem várias linhas de água com vários moinhos, bosques selvagens em escarpas rochosas e paisagens ainda pouco alteradas pela presença humana.
Todo o conceito do Parque é baseado no respeito pelo ambiente e pelas tradições seculares da população desta região do Alentejo. E para mostrar este pequeno paraíso a quem o queira visitar, o parque dispõe de todas as condições necessárias para acolher os visitantes, incluindo alojamento e restaurante.
Existem 2 alojamentos disponíveis, resultantes da recuperação cuidada de estruturas já existentes e que respeitam integralmente a arquitetura simples e típica do Alentejo, mas com todo o conforto dos dias de hoje. O restaurante é famoso pelos seus pratos da cozinha mediterrânica confecionados com produtos da região.
A melhor forma de conhecer Noudar, o Parque e o seu castelo é realizando qualquer um dos seus 5 trilhos oficiais, que variam entre os 2 e os 4 quilómetros de distância. Qualquer um deles possibilita a descoberta da biodiversidade aqui existente, assim como do castelo, dos rios e ribeiras e de fontes de água fresca e pura. São fáceis de realizar e podem ser feitos com crianças.
É ainda possível realizar diversas atividades em família, como piqueniques, passeios de BTT, contemplação da fauna e da flora e até observação de estrelas. A fraca iluminação artificial deste parque faz com que seja um local com excelentes condições para a prática de astroturismo, sendo parte da reserva Dark Sky Alqueva.
O Parque de Natureza de Noudar é, portanto, um local excelente para uma escapadinha de fim de semana, especialmente com crianças. A paz e o sossego desta região do Alentejo são capazes de nos transmitir uma sensação de serenidade e de comunhão com a natureza que nos permite recarregar baterias para enfrentar uma nova semana de trabalho.
E já que aqui está… aproveite para comprar uma lembrança ou um produto local. Para além de estar a ajudar o comércio local, estará também a contribuir para que a população deste pequeno recanto do Alentejo possa continuar a viver aqui e a recebê-lo como tão bem eles sabem fazer.