Conhecido como o “pulmão verde” da cidade de Lisboa, a serra de Monsanto alberga o maior parque florestal da Europa que abrange as áreas de Campolide, São Francisco de Xavier, Santa Maria de Belém, Santo Condestável, Alcântara e Ajuda. O Parque Florestal do Monsanto é aquele que ocupa uma oitava parte da capital portuguesa, tendo o mérito de ser reconhecido pela sua biodiversidade.
Este é um espaço com uma grande vertente de lazer que proporciona amplas vistas panorâmicas sobre o Tejo e a cidade, não esquecendo a diversidade vegetal e animal que nele existem. Correr, andar de bicicleta e caminhar.
São algumas das atividades a fazer neste coração da capital que é considerado um paraíso para aqueles que são amantes de desporto, natureza e atividade física ao ar livre.
No âmbito do lazer, a zona de Monsanto, com este parque, proporciona, a todos, várias condições para a prática de diversas atividades nos vários parques de merendas, recreativos e de campismo como é o caso do Parque da Serafina, do Parque do Alvito, do Parque Moinhos de Santana, entre outros. Nestes mesmos espaços, a natureza poderá ser aproveitada sem ser degradada através de playgrounds e de algumas rotas.
Tratar da manutenção do ar e manter o clima ameno na capital são alguns pequenos e grandes objetivos do Parque Florestal de Monsanto. Sendo o resultado de uma enorme operação de arborização, este parque florestal serve de habitat a muitas espécies tanto de plantas como de animais como é o caso dos esquilos.
Para dar a conhecer a biodiversidade aqui existente foi criada a “Rota da Biodiversidade” com 14 km de uma rota pedestre que liga este parque ao rio Tejo.
Para além desta rota pedestre que permite conhecer a biodiversidade existente, foi criada também a “Rota da Água” com cerca de 7,5 km. Com um baixo grau de dificuldade, este passeio pedestre tem a duração de três horas e é ideal para caminhadas e passeios de BTT.
Imagine-se no topo de uma colina, com uma vista panorâmica de Lisboa e do rio Tejo. O sol brilha no céu azul e a brisa fresca sopra no seu rosto. Está num dos muitos miradouros deslumbrantes do Parque Florestal de Monsanto.
O Panorâmico de Monsanto é um dos melhores miradouros do parque. Localizado no Alto da Serafina, proporciona uma vista de 360 graus para toda a cidade. É o lugar ideal para tirar fotos incríveis e apreciar a beleza de Lisboa.
Outro miradouro imperdível é o Miradouro Keil do Amaral. Escondido entre a floresta, a partir daqui vislumbra-se uma panorâmica deslumbrante da ponte e do rio. Um ótimo para relaxar e apreciar a natureza.
O Miradouro do Moinho das Três Cruzes do Calhau, também conhecido como Miradouro do Calhau, e o Miradouro dos Montes Claros também são ótimas opções. E não se esqueça do Miradouro do Alto da Serafina, com seu telescópio apontado para Lisboa.
Os espaços verdes são fundamentais nos meios urbanos sendo que toda esta área de 1000 hectares que envolve a “Grande Lisboa” tem um papel fundamental na cidade, devendo ser preservada e respeitada. Com o objetivo de não degradar esta área, foi aplicado um regime florestal total que serve para sua proteção.
Apelidado de “pulmão verde” da cidade de Lisboa, Monsanto é um destino que integra o turismo de natureza, ligando assim as pessoas à mãe natureza.