A história da aldeia de Pedralva, no Algarve, é uma história especial. É um dos melhores exemplos, a nível nacional, de como o amor pela terra e pelas tradições podem recuperar aldeias que se julgavam perdidas e abandonadas para sempre. Pedralva renasceu das cinzas e hoje tem vida novamente, contra todas as expectativas.
Localizada em Vila do Bispo, chegou a ter mais de 100 habitantes. Aos poucos, todos foram partindo e resistiram apenas 9, que viviam em casas degradadas ou com poucas condições. Mas Pedralva renasceu! Após um longo processo, todas as casas da aldeia foram compradas e recuperadas para turismo rural.
O município viu na ideia uma oportunidade única de promover o Algarve mais típico e instalou rede elétrica e saneamento. Hoje, Pedralva pode ser a sua aldeia: pode alugar uma das suas várias casas e passar aqui uns dias, em comunhão com a Natureza. A partir daqui pode explorar o interior algarvio, ainda longe do turismo de massas.
Existe um café e um restaurante, bicicletas que podem ser alugadas para descobrir as redondezas. O melhor de tudo? Bem perto pode encontrar algumas das melhores praias da Costa Vicentina, a prova que, no Algarve, é possível conciliar o campo e a tradição com o Verão e as praias. Uma experiência a não perder!
O despovoamento de Pedralva acentuou-se nos últimos 30 anos. Os filhos da terra partiram para as cidades do Algarve ou para o estrangeiro em busca de melhores condições de vida e em fuga das condições duras da serra algarvia. Em 2006, quase todas as casas estavam em ruínas e viviam aqui apenas 9 habitantes.
Depois de um longo processo de procura dos proprietários das casas (que incluíam mais de 200 pessoas espalhadas por vários países europeus), chegou a hora de concretizar o sonho: comprar as habitações em ruínas e reconstruí-las. Nasceram assim as casas de turismo da Aldeia de Pedralva, com 25 unidades de 1, 2 ou 3 quartos.
De aldeia em ruínas, Pedralva passou a ser uma das mais típicas e bonitas do Algarve. Tudo foi recuperado segundo os mais pequenos detalhes e respeitando a traça original de uma típica aldeia algarvia. As casas foram pintadas de branco, com portas e janelas coloridas; as ruas foram calcetadas e o saneamento chegou finalmente.
A melhor forma de explorar esta pequena aldeia é caminhando pelos seus becos e ruelas. O passeio faz-se em poucos minutos, a não ser que pare em cada pequeno recanto para apreciar os pormenores e tirar umas quantas fotografias. São poucas ruas, mas todas elas bem cuidadas e com algumas casas ainda em reconstrução.
Também é possível desfrutar de um ótimo restaurante dedicado à cozinha típica do Algarve. Se visitar a aldeia durante o Verão, convém reservar uma mesa com antecedência. Uma piscina, um forno comunitário, uma biblioteca, uma videoteca, um parque infantil, um centro de atividades e um café central formam as restantes zonas de lazer.
Portanto, é possível desfrutar de uns bons dias de paz e sossego sem sair de Pedralva, mesmo que esteja com crianças. Mas se quiser explorar as redondezas, há muito mais para descobrir. O grande destaque vai para as praias da Costa Vicentina, que se situam bem perto, e onde pode passar uma ótima tarde de sol.
A praia da Bordeira é o grande destaque, mas as praias da Murração, do Amado, da Murração e do Castelejo também merecem uma visita. São muitas as atividades que pode fazer nestas praias e uma das mais famosas é o surf. Se nunca experimentou e quiser aprender, saiba que existem várias escolas de surf nas redondezas.
E como tudo foi pensado ao pormenor, existem ainda muitas outras actividades para fazer na região, sozinhos, em grupo ou em família. Se está acompanhado por crianças, talvez queira fazer um passeio de burro e se está com um grupo de amigos, pode fazer alguns dos trilhos das redondezas, um passeio de jipe ou um trilho de bicicleta. Todas estas atividades podem ser reservadas na própria aldeia.
No final da sua visita, e após recarregar baterias no Algarve mais profundo e genuíno, poderá constatar com os seus próprios olhos que ainda existem zonas nesta região sul de Portugal onde o turismo de massas não está presente. É um Algarve diferente, típico e tradicional e que o recebe sempre de braços abertos.
Assim é Pedralva, em Vila do Bispo. Uma pequena aldeia que parecia moribunda mas que renasceu das cinzas. Hoje, está aberta a todos e é capaz de oferecer experiências únicas, em comunhão com a natureza e as tradições do Algarve. Juntamente com Querença, Alte, Burgau, ou Estoi, por exemplo, é uma das mais bonitas aldeias desta região.