Quantos tons de verde é possível encontrar numa única paisagem? A aldeia de Verdelhos, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, desafia qualquer lógica e o verde é mesmo a cor dominante nesta localidade. Aliás, o verde domina tanto a paisagem que acabou mesmo por ser incluído no nome desta pequena pérola da Covilhã: Verdelhos assenta-lhe que nem uma luva.
No entanto, na região, Verdelhos tem uma curiosa alcunha: Nova Iorque. Não tem o cosmopolitismo da gigante cidade norte-americana, mas tem cabras, vacas, ovelhas, muitas árvores e a água pura do rio Bejames. Aqui entre nós, provavelmente são os nova-iorquinos que saem a perder em termos de qualidade de vida.
Ao contrário da verdadeira Nova Iorque, Verdelhos tem uma longa história e existem mesmo vestígios de um antigo castro que teria sido habitado primeiro pelos lusitanos e depois pelos romanos. Também não tem arranha céus, mas tem o Aguilhão, uma formação rochosa de grandes dimensões que se eleva a partir do leito do rio Bejames.
Mas, obviamente, não faz sentido comparar a pequena e pacata Verdelhos, em plena Serra da Estrela, com a maior cidade dos Estados Unidos (embora, honestamente, ninguém faça a mínima ideia como teria começado esta alcunha). O certo é que Verdelhos é um mundo totalmente diferente, mais puro, mais natural e com mais paisagens para ver e desfrutar.
Ainda no século passado, a aldeia era totalmente construída em xisto. Hoje, já são poucos os vestígios dessas construções e o que se vê mais é uma construção desorganizada de vivendas, muitas delas construídas por emigrantes da terra. Não podemos culpar as pessoas por quererem viver numa casa com boas condições, certo?
Verdelhos tem 2 praias fluviais, cada uma delas com água mais fria do que a outra. Mas honestamente… só custa a entrar. A partir daí, é só desfrutar. A primeira praia fica localizada pouco depois na nascente do rio Bejames e é mais selvagem, com uma pequena cascata artificial e rodeada pela natureza verdejante sempre presente nesta região
A segunda praia fluvial, também no leito do Bejames, fica já no centro da aldeia. Tem melhores condições, tanto de acessos como de estruturas de apoio, e é muito procurada durante o Verão, quando os filhos da terra regressam a casa para passar uns dias em família. É uma das praias fluviais mais bonitas da Serra da Estrela.
À entrada da aldeia fica a capela de São Romão. Trata-se de uma construção simples e humilde mas com uma curiosa história. Foi construída com a intenção de afastar as matilhas de cães selvagens numa altura em que a peste devastava a aldeia. Segundo se consta, a ideia funcionou.
Visitar Verdelhos pode ser uma ótima ideia se apreciar turismo de natureza, caminhadas e mergulhos em águas gélidas durante o Verão. Para além das 2 praias fluviais, existe também um parque de campismo bem perto da aldeia. E o melhor de tudo: existem diversos trilhos pedestres para explorar os arredores.
Se é fã de caminhadas, pode sempre optar por seguir pelas veredas da Abitureira, do Aguilhão, da Cabeça do Pato e das Sarnadas). Tenha em atenção, no entanto, que algumas partes destes trilhos podem não estar sinalizadas. Em caso de dúvida, opte sempre pelo bom senso e leve um mapa e telefone para contactar alguém caso seja necessário.
Bem perto de Verdelhos existe um dos trilhos mais famosos do Parque Natural da Serra da Estrela: a Rota das Faias. Trata-se de um percurso ao longo do vale glaciar do Zêzere e sempre entre um bosque de faias que, quando chega o outono, adquire uma magia e um encanto difíceis de encontrar noutros locais.
A pequena e verdejante Verdelhos pode também ser uma boa opção para servir de centro enquanto explorar outros recantos da Serra da Estrela. A poucos minutos de distância pode encontrar o Pego do Inferno, uma das cascatas mais famosas da região. Conduzindo um pouco mais, chega até ao Covão da Ametade.
Destaque ainda para a pequena mas encantadora aldeia de Valhelhas, bem próxima mas já pertencente ao concelho da Guarda. Tal como Verdelhos, Valhelhas também faz parte da rede de Aldeias de Montanha e também possui uma praia fluvial de excelente qualidade (no leito das águas cristalinas do rio Zêzere).
E se quiser um pouco mais de animação e vida citadina, Covilhã, Manteigas e Belmonte são os 3 locais mais próximos. Em qualquer um deles pode encontrar muito património histórico e vários restaurantes onde pode desfrutar da fabulosa gastronomia local da Serra da Estrela.
E no fim da sua visita à aldeia de Verdelhos, não vá embora sem antes comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Além de ajudar o comércio local, irá também contribuir para que os seus habitantes possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.