Quinta-feira, 28 Setembro, 2023

10 belíssimas plantas com flores azuis para cultivar no seu jardim

Data:

Partilhar:

As flores azuis são um verdadeiro tesouro da natureza, pois representam apenas 10% das plantas com flores que existem no mundo. Esta cor é resultado da absorção da luz vermelha e da reflexão da luz azul pelas pétalas, que podem variar de tonalidade de acordo com o pH do solo, a temperatura e a iluminação.

As flores azuis simbolizam a tranquilidade, a harmonia, a confiança e a lealdade. Também podem expressar sentimentos de admiração, carinho e amizade. Por isso, são ótimas opções para oferecer a alguém especial, decorar a sua casa ou alegrar o seu jardim.

São capazes de trazer mais vida, cor e aroma para o seu ambiente, além de atrair borboletas, abelhas e pássaros. Neste artigo, vamos mostrar-lhe 10 belíssimas plantas com flores azuis que pode cultivar no seu jardim. Vamos também falar-lhe sobre quais são as características, os cuidados e as dicas de cultivo de cada uma delas. Vamos lá?

1. Hortênsia

Hortênsia
Hortênsia

A hortênsia é uma das plantas com flores azuis mais populares e conhecidas. É um arbusto que produz inflorescências globosas formadas por várias flores pequenas. A cor das flores depende da acidez do solo: quanto mais ácido, mais azul elas ficam.

Gosta de solos ricos em matéria orgânica, húmidos e bem drenados. Prefere locais com sol pela manhã e sombra à tarde, pois não tolera calor excessivo. Floresce no verão e no outono, e pode atingir até 3 metros de altura.

Para cultivar hortênsias no seu jardim, escolha um local espaçoso e protegido do vento. Faça uma cova três vezes maior que o torrão da planta e misture terra comum com composto orgânico. Plante a hortênsia e regue bem. Mantenha o solo sempre húmido, mas sem encharcar. Adube a planta na primavera e no verão com fertilizante rico em fósforo.

2. Lobélia

Lobélia
Lobélia

A lobélia é uma planta nativa da África do Sul que tem flores azuis pequenas e delicadas. É uma planta herbácea que pode crescer até 25 centímetros de altura. Tem uma floração abundante e duradoura, que vai da primavera ao outono.

Gosta de solos leves, férteis e bem drenados. Prefere locais com sol pleno ou meia-sombra, mas não suporta geadas ou secas prolongadas. Pode ser cultivada em vasos ou canteiros, formando bordaduras ou maciços.

Para cultivar a lobélia no seu jardim, escolha um local bem iluminado e arejado. Faça uma cova de 30 centímetros de profundidade e misture terra comum com adubo orgânico. Plante a lobélia e regue bem. Mantenha o solo sempre húmido, mas sem encharcar. Adube a planta na primavera e no verão com fertilizante rico em fósforo. Pode a planta após a floração para estimular novos brotos e flores.

3. Muscaris

Muscaris
Muscaris

O muscaris é uma planta bulbosa que tem flores azuis em forma de sino, que fazem lembrar cachos de uva. É uma planta de pequeno porte, que não ultrapassa 25 centímetros de altura. Floresce no início da primavera, trazendo cor e alegria para o jardim.

Gosta de solos bem drenados, levemente ácidos e ricos em matéria orgânica. Prefere locais com sol pleno ou meia-sombra, mas tolera o frio e a geada. Pode ser cultivada em vasos ou canteiros, formando bordaduras ou maciços.

Para cultivar o muscaris no seu jardim, escolha um local com boa exposição solar e boa drenagem. Faça uma cova de 10 centímetros de profundidade e coloque o bulbo com a ponta para cima. Cubra com terra e regue bem. Mantenha o solo levemente húmido, mas sem encharcar. Adube a planta no outono com fertilizante rico em potássio.

4. Lírio azul do Nilo

Lírio azul do Nilo
Lírio azul do Nilo

O lírio azul do Nilo é uma planta exótica que tem flores azuis em forma de estrela, que exalam um perfume suave e agradável. É uma planta herbácea que pode crescer até 1 metro de altura. Floresce no verão, trazendo elegância e sofisticação para o jardim.

Gosta de solos férteis, húmidos e bem drenados. Prefere locais com sol pleno ou meia-sombra, mas não tolera calor excessivo ou vento forte. Pode ser cultivada em vasos ou canteiros, formando grupos ou maciços.

Para cultivar o lírio azul do Nilo no seu jardim, escolha um local com boa luminosidade e proteção do vento. Faça uma cova de 30 centímetros de profundidade e misture terra comum com composto orgânico. Plante o rizoma da planta e regue bem. Mantenha o solo sempre húmido, mas sem encharcar. Adube a planta na primavera e no verão com fertilizante rico em fósforo.

5. Brunnera

Brunnera
Brunnera

A brunnera é uma planta perene que tem flores azuis ovais ou em forma de coração, que se destacam em qualquer jardim. É uma planta de pequeno porte, que não ultrapassa 40 centímetros de altura. Floresce na primavera, trazendo delicadeza e charme para o jardim.

Gosta de solos ricos em matéria orgânica, húmidos e bem drenados. Prefere locais com sombra ou meia-sombra, mas tolera o sol da manhã ou do fim da tarde. Pode ser cultivada em vasos ou canteiros, formando bordaduras ou maciços.

Para cultivar a brunnera no seu jardim, escolha um local com sombra parcial e boa drenagem. Faça uma cova de 30 centímetros de profundidade e misture terra comum com composto orgânico. Plante a muda da planta e regue bem. Mantenha o solo sempre húmido, mas sem encharcar. Adube a planta na primavera e no outono com fertilizante rico em azoto.

6. Cardo globular

Cardo globular
Cardo globular

O cardo globular é uma planta espinhosa que tem flores azuis esféricas, que atraem borboletas e abelhas. É uma planta herbácea que pode crescer até 1 metro de altura. Floresce no verão, trazendo contraste e textura para o jardim.

Gosta de solos pobres, secos e bem drenados. Prefere locais com sol pleno ou meia-sombra, mas tolera o frio e a geada. Pode ser cultivada em vasos ou canteiros, formando grupos ou maciços.

Para cultivar o cardo globular no seu jardim, escolha um local com boa exposição solar e boa drenagem. Faça uma cova de 30 centímetros de profundidade e coloque a semente da planta. Cubra com terra e regue bem. Mantenha o solo levemente húmido, mas sem encharcar. Adube a planta na primavera com fertilizante rico em potássio.

7. Delfínio

Delfínio
Delfínio

O delfínio é uma planta alta que tem flores azuis em forma de espiga, que formam belos arranjos florais. É uma planta herbácea que pode crescer até 2 metros de altura. Floresce no verão, trazendo altura e volume para o jardim.

Gosta de solos ricos em matéria orgânica, úmidos e bem drenados. Prefere locais com sol pleno ou meia-sombra, mas não tolera calor excessivo ou vento forte. Pode ser cultivada em vasos ou canteiros, formando grupos ou maciços.

Para cultivar o delfínio no seu jardim, escolha um local com boa luminosidade e proteção do vento. Faça uma cova de 30 centímetros de profundidade e misture terra comum com composto orgânico. Plante a muda da planta e regue bem. Mantenha o solo sempre húmido, mas sem encharcar. Adube a planta na primavera e no verão com fertilizante rico em fósforo.

8. Mertensia virginica

 Mertensia virginica
Mertensia virginica

A mertensia virginica é uma planta rara que tem flores azuis tubulares, que mudam de cor para rosa quando polinizadas. É uma planta herbácea que pode crescer até 60 centímetros de altura. Floresce na primavera, trazendo surpresa e originalidade para o jardim.

Gosta de solos ricos em matéria orgânica, húmidos e bem drenados. Prefere locais com sombra ou meia-sombra, mas tolera o sol da manhã ou do fim da tarde. Pode ser cultivada em vasos ou canteiros, formando bordaduras ou maciços.

Para cultivar a mertensia virginica no seu jardim, escolha um local com sombra parcial e boa drenagem. Faça uma cova de 30 centímetros de profundidade e misture terra comum com composto orgânico. Plante a semente da planta e regue bem. Mantenha o solo sempre húmido, mas sem encharcar. Adube a planta na primavera com fertilizante rico em azoto.

9. Campânula

Campânula
Campânula

A campânula é uma planta versátil que tem flores azuis em forma de sino ou taça, que podem ser simples ou dobradas. É uma planta herbácea que pode crescer até 1 metro de altura. Floresce no verão, trazendo delicadeza e graça para o jardim.

Gosta de solos leves, férteis e bem drenados. Prefere locais com sol pleno ou meia-sombra, mas tolera o frio e a geada. Pode ser cultivada em vasos ou canteiros, formando bordaduras, maciços ou trepadeiras.

Para cultivar a campânula no seu jardim, escolha um local com boa exposição solar e boa drenagem. Faça uma cova de 30 centímetros de profundidade e misture terra comum com adubo orgânico. Plante a muda da planta e regue bem. Mantenha o solo levemente húmido, mas sem encharcar. Adube a planta na primavera e no verão com fertilizante rico em fósforo.

10. Veronica spicata

Veronica spicata
Veronica spicata

A veronica spicata é uma planta herbácea que tem flores azuis alongadas, que formam espigas eretas e densas. É uma planta de pequeno porte, que não ultrapassa 50 centímetros de altura. Floresce no verão, trazendo cor e movimento para o jardim.

Gosta de solos bem drenados, levemente ácidos e ricos em matéria orgânica. Prefere locais com sol pleno ou meia-sombra, mas tolera o frio e a geada. Pode ser cultivada em vasos ou canteiros, formando bordaduras ou maciços.

Para cultivar a veronica spicata no seu jardim, escolha um local com boa exposição solar e boa drenagem. Faça uma cova de 30 centímetros de profundidade e misture terra comum com composto orgânico. Plante a muda da planta e regue bem. Mantenha o solo levemente húmido, mas sem encharcar. Adube a planta na primavera e no verão com fertilizante rico em potássio.

Joana Sevivas
Joana Sevivas
O curso de jornalismo nunca apagou a paixão pela jardinagem e pela decoração. Escreve sobre plantas de todas as cores e feitios possíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

Cordeiro assado no forno à Transmontana: receita tradicional, antiga e repleta de sabor

Esta é uma daquelas receitas que nos transportam no tempo, até à época que toda a família se...

Febras de porco à Alentejana: receita tradicional e com molho de coentros

A culinária alentejana é conhecida pela facilidade com que cria pratos deliciosos a partir de ingredientes simples e...

Rancho à Alentejana: receita antiga, tradicional e muito fácil de fazer

A gastronomia típica do Alentejo é famosa por usar ingredientes simples e de qualidade, combinados com sabedoria e...

Lombo de porco assado no forno à portuguesa: suculento e muito fácil de fazer

Poucas são as receitas que nos conseguem transportar para os nossos tempos de infância e para o tempo...