A icónica vila de Sintra tem muitas e boas razões para ser visitada. Do esplendor dos imponentes palácios à transbordante floresta, passando pela gastronomia peculiar, muitos são os locais de enorme interesse.
São vários os palácios que em Portugal se encontram sistematicamente no top dos mais visitados. Não apenas, mas também por isso, ficam alguns dos principais locais que não deve deixar de visitar.
Visitar Sintra exige muito mais do que apenas um dia. Por exemplo: um dia é o tempo de que precisa só para ver o Palácio da Pena e o seu parque circundante.
Por isso mesmo, recomendamos que elabore um roteiro com pelo menos 3 dias, ou correrá o risco de perder locais emblemáticos como o Palácio Nacional de Sintra, o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira ou o Palácio de Monserrate. Estes são os melhores locais para visitar em Sintra.
1. Palácio Nacional da Pena
Considerado uma das sete maravilhas de Portugal, é o primeiro palácio da Europa a ter um estilo proveniente do romantismo. Em 2018, a par do castelo de São Jorge, o Palácio da Pena foi o monumento mais visitado do país e em 2013 foi mesmo o Palácio que teve maior número de visitas em Portugal.
2. Castelo dos Mouros
O Castelo dos Mouros data do século X após a Península Ibérica ter sido conquistada pelos Muçulmanos. A sua localização no topo da serra de Sintra é simplesmente arrebatadora e motivo de visita pela extraordinária vista que possibilita.
3. Palácio Nacional de Sintra
Também conhecido como Palácio da Vila, o Palácio Nacional de Sintra data do século XV a sua construção. Tem pormenores deliciosos como as enormes chaminés que se localizam na sua cozinha. É igualmente um dos palácios nacionais mais visitados de Portugal.
4. Parque e Palácio de Monserrate
O Parque e o Palácio de Monserrate localizam-se no vale de Sintra e são fonte de inspiração quando o assunto é romantismo. Tanto a nível paisagístico como arquitetónico são dignos de uma enorme admiração. No caso do Parque é de valorizar o jardim botânico, um dos mais ricos de Portugal, idealizado por Sir Francis Cook.
5. Chalet e jardim da Condessa d’ Edla
O chalet da Condessa D’Edla faz parte do Parque da Pena, localizando-se na sua parte ocidental e tem uma decoração e arquitetura muito original. Esta situação deriva do segundo casamento de D. Fernando II com Elise Hensler. Para a sua construção baseou-se em chalets alpinos da época, nomeadamente em meados do séc. XIX.
6. Cabo da Roca
Conforme o descreve Luiz Vaz de Camões o Cabo da Roca é o local “onde a Terra se acaba e o mar começa”. É conhecido por ser o ponto mais ocidental da Europa continental e as vistas de enormes escarpas, que fazem as delícias dos amantes da natureza e da fotografia é divinal.
Apresenta ainda na parte visitável um imponente farol, que é igualmente o mais ocidental do continente europeu e cuja iluminação de estende por 48 quilómetros.
7. Quinta da Regaleira
A Quinta da Regaleira foi construída no início do século XX e encontra-se próxima do centro histórico da vila. Tem apontamentos vários que resultam igualmente de realidades diversas. Destacam-se os jardins, lagos e grutas que remetem para o romantismo, mas também para um tempo monárquico.
8. Museu de História Natural de Sintra
Encontra-se localizado no centro histórico da vila. Nele está uma coleção de objetos altamente valiosos a nível científico que remetem para a “Memória dos tempos geológicos”.
De meteoritos à evolução da espécie humana, passando pelo tempo dos dinossauros, são muitos os tópicos científicos neste moderno museu que tanto pode ser explorado a nível familiar como a nível escolar.
9. Azenhas do Mar
As Azenhas do Mar e a sua piscina oceânica atraem cada vez mais visitantes que se deslumbram por esta pérola na costa literal de Sintra. Trata-se de uma aldeia que se desenvolve ao longo de uma linha de água que segue até ao oceano e quebra as arribas da encosta.
Para além da maravilhosa paisagem, os visitantes podem deambular pelas ruas estreitas da aldeia e apreciar as casinhas decoradas com os típicos azulejos portugueses.
10. Casa “Piriquita”
Famosa pelos seus travesseiros, a Casa Piriquita é uma atração turística de Sintra. Como outras iguarias nacionais faz jus à riqueza pasteleira do país. A tentação referida é feita à base de massa folhada e de um creme de amêndoa…chegando à mesa ainda quente.
11. Convento dos Capuchos
Integrado no Parque de Monserrate e conhecido também como o “Convento da Cortiça” ou o “Convento de Santa Cruz, o Convento dos Capuchos é um local tranquilo e muito calmo. Ao contrário dos Palácios de Sintra, este convento é um local humilde de dimensões reduzidas e com várias celas forradas a cortiça.
12. Lagoa Azul
Para relaxar na natureza, nada melhor que o pequeno paraíso da Lagoa Azul. Apesar dos banhos na lagoa não serem recomendados devido à contaminação e poluição da água, este é um espaço ótimo para quem procura o sossego e a paz da natureza, passar um dia com a família e amigos ou até praticar desportos e observar espécies de animais diversas.