O Minho é uma região com uma grande beleza natural e com um património cultural e arquitetónico deslumbrante, que fascina todos os que por aqui passam. Um dos seus maiores encantos são as suas aldeias, locais ricos em tradições e que nos mostram um lado mais rural e autêntico do nosso país.
Não deixe de explorar a sua arquitetura tradicional e de usufruir da hospitalidade calorosa da povoação destas aldeias, que lhe permitirão ter uma escapadinha relaxante e que vai querer repetir mais vezes. Assim, deixamos-lhe 5 aldeias minhotas que tem mesmo de conhecer.
1. Bico
A aldeia de Bico encontra-se em Paredes de Coura, na encosta da serra do Corno de Bico, nas margens do rio Coura, sendo que toda a localidade se revela um verdadeiro miradouro. A aldeia tem diversas casas de turismo rural, permitindo-lhe conciliar a sua visita com uma escapadinha relaxante.
Depois, não deixe de percorrer a aldeia e de visitar atrações como a sua Igreja Paroquial e as capelas de Santa Luzia, de São Bento e de Santo António. Nos arredores da aldeia, pode encontrar vestígios de mamoas, datadas de há cerca de 5.000 anos.
2. Panque
Panque faz parte do concelho de Barcelos e não é das aldeias minhotas mais conhecidas, mas é um destino rural com muito para descobrir e muito agradável. Algumas das suas maiores atrações são as construções religiosas como a Igreja Paroquial de Santa Eulália de Panque e a capela de São Martinho de Mondim.
Visitar Panque revela-se uma experiência encantadora que lhe permitirá relaxar e descansar enquanto está em contacto próximo com a natureza, fugindo assim da rotina do dia-a-dia de uma forma diferente.
3. Aldeia de Porreiras
Encontra-se a cerca de 7 km de Paredes de Coura e tem cerca de 125 habitantes, revelando-se o local perfeito para admirar a natureza, que aqui se revela exuberante.
Entre os locais a visitar, contam-se os seus cinco moinhos comunitários, que se encontram restaurados e ainda em funcionamento, a e Eira Comunitária, exemplo de um espírito de entreajuda caraterístico dos trabalhos agrícolas, que servia como espaço de trabalho durante a época das colheitas e que, no resto do ano, servia de celeiro, onde se guardava o sustento desta comunidade.
4. Abade de Neiva
Esta magnífica e convidativa aldeia faz parte do concelho de Barcelos e foi fundada em 1152, pela rainha D. Mafalda de Saboia, a esposa de D. Afonso Henriques. Esta rainha pretendia aqui construir um mosteiro de grande relevo, mas a obra ficaria inacabada.
Hoje, ainda se podem ver as suas ruínas, que são Monumento Nacional desde 1927, e que conservam as linhas da sua primitiva arquitetura românica, assim como alguns elementos góticos que foram introduzidos na construção durante o século XIV.
5. Estorãos
Esta aldeia minhota que se encontra em Ponte de Lima conta com diversas atrações, como a sua ponte românica, feita em pedra, que nos ensina muito sobre o passado desta região do nosso país. Outra atração imperdível é o velho moinho, que, apesar da sua longevidade, ainda conserva a sua roda de madeira intacta.
Nas proximidades de Estorãos, pode partir à descoberta das Lagoas de Bertiandos, autêntico bastião da biodiversidade na região que se revela especialmente irresistível nos dias mais quentes do ano.