Domingo, 25 Setembro, 2022

7 belíssimas praias fluviais em Tomar e arredores

Data:

Partilhar:

Assim que o calor se faz sentir, muitos são os que procuram água para se refrescar, seja no oceano, seja no rio. Na zona de Tomar e arredores, pode encontrar praias fluviais de elevada qualidade, muitas delas com bandeira Azul, e que têm todas as condições para um dia bem passado, em contacto com a natureza. Deixamos-lhe algumas sugestões:

1. Praia fluvial de Montes

Praia fluvial de Montes
Praia fluvial de Montes

Situada no limite da albufeira de Castelo de Bode, esta praia está rodeada por natureza verdejante e conta com uma água límpida e pura.

Aqui encontra condições para a prática de desportos náuticos, sendo também um bom local para a pesca. A praia recebeu o certificado “Qualidade de Ouro” emitido pela Quercus, que atesta a sua elevada qualidade.

2. Praia fluvial de Alverangel

Praia fluvial de Alverangel
Praia fluvial de Alverangel

Esta é uma das praias fluviais mais conhecidas da zona de Tomar, apesar de não ser vigiada. O local está a 10 minutos da barragem de Castelo de Bode e é procurado pelo seu sossego e paisagem única.

As águas da praia são um pouco mais quentes que o habitual, o que também ajuda à sua popularidade, bem como a excelente qualidade da água. O único movimento do local é o de alguns barcos de recreio usados por particulares para passear pela albufeira.

3. Praia fluvial de Vila Nova-Serra

Praia fluvial de Vila Nova-Serra
Praia fluvial de Vila Nova-Serra

As águas desta praia são límpidas e transparentes, estando rodeada de vegetação e aspeto mais selvagem, o que lhe dá encanto e atrai visitantes, mesmo não estando o local vigiado.

Entre o azul das águas e o verde da paisagem, é fácil perceber porque este espaço é tão popular. Tenha apenas cuidado com uma coisa: se vai visitar esta praia, leve chinelos, pois o piso é em terra batida e abundante em pedras.

4. Praia fluvial da Aldeia do Mato

Praia fluvial da Aldeia do Mato
Praia fluvial da Aldeia do Mato

No concelho de Abrantes, bem perto de Tomar, encontra aquela que é uma das praias fluviais mais conhecidas da região, a praia fluvial da Aldeia do Mato. A grande atração são as águas cristalinas do Zêzere, mas pode praticar desportos como canoagem, windsurf, caiaque e vela.

No local, existe um cais de ancoragem, piscinas flutuantes e bares de apoio. Se quiser passar umas noites na região, é possível alugar bungalows.

5. Praia fluvial do Agroal

Praia fluvial do Agroal
Praia fluvial do Agroal

No concelho de Ourém, esta praia é o destino de muitos habitantes da zona nos meses de verão. A praia tem nadadores-salvadores e policiamento permanente, bem como casas de banho e chuveiros grátis.

O local conta com parque de estacionamento vasto, dois bares/restaurantes e vendedores ambulantes que percorrem o espaço. Existe até uma pequena pensão para quem aqui deseja passar uns dias. Aproveite para fazer algumas caminhadas nos arredores da praia antes de ir a banhos.

6. Praia fluvial de Bostelim

Praia fluvial de Bostelim
Praia fluvial de Bostelim

Esta praia, situada em Vila de Rei, conta com Bandeira Azul e é classificada como Praia Acessível, sendo uma das alternativas mais recentes da região para se refrescar no verão. O local, rodeado por montanhas, é sossegado e não conta quase com presença humana.

Aqui existe o Parque de Campismo Rural do Bostelim, onde se inicia a Rota do Bostelim, com 9,5 km, onde se pode observar açudes, moinhos, levadas e uma ponte medieval. A água é tranquila e a área contígua à linha de água é rica em sombras e tem solo relvado.

7. Praia fluvial do Carvoeiro

Praia fluvial do Carvoeiro
Praia fluvial do Carvoeiro

A cerca de 25 minutos de Mação, esta praia está na aldeia com o mesmo nome, Carvoeiro, bem longe de qualquer sinal de poluição e rodeada por um extenso pinhal. A praia tem bandeira Azul, foi premiada com medalha de ouro da Quercus e tem o galardão de Praia Acessível.

O espaço tem bons acessos, iluminação noturna, parque de merendas, espaço para churrascos e piscina infantil. É, sem dúvida, uma das melhores praias da região.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

7 aldeias pouco conhecidas para visitar no Norte de Portugal

O Norte de Portugal é rico em pequenas aldeias, umas mais conhecidas do que outras, onde ainda são...

7 das mais bonitas aldeias históricas de Portugal

Localizadas no centro do país, especialmente perto da fronteira com Espanha, a rede de aldeias históricas de Portugal...

As 6 melhores aldeias de xisto para visitar na Serra da Lousã

A Serra da Lousã é ainda um pequeno tesouro por descobrir para a maioria dos portugueses. Por entre...

Palácio da Pena: o monumento mais bonito de Portugal

Não é tarefa fácil escolher qual é o mais belo monumento em Portugal, até porque é um país...