Por vezes, pode ser um pouco difícil encontrar formas de entretenimento para as férias das crianças, que sejam do agrado de todos. Mas a verdade é que a Serra da Estrela é rica em locais que agradam a miúdos e aos seus pais, sítios onde se alia o lazer ao conhecimento e à cultura, e onde, ao mesmo tempo, pode criar memórias em família.
Um passeio em família pode incluir um local onde as crianças podem aprender algo novo e interessante. Mas também pode consistir num passeio pela natureza ou por um local histórico onde se podem descobrir algumas das mais antigas tradições da Serra da Estrela.
Por isso mesmo, se procura locais que possam ser do agrado de todos (pais, filhos e avós), esta região tem muitas possibilidades para descobrir. Conheça alguns dos melhores locais para passeios em família na Serra da Estrela.
1. Covão da Ametade
Sendo um dos locais mais simbólicos da região, o Covão d’Ametade retrata uma depressão de origem glaciar e devido a toda a sua vegetação envolvente, esta é uma das zonas mais atrativas da Serra. Os amantes de natureza são os primeiros a apaixonarem-se, pois este é o sítio ideal para encontrar alguns momentos de paz, calma e tranquilidade no meio da natureza.
Apesar de estar localizado a quase 1500 metros de altitude, é possível visitar o Covão da Ametade em quase todas as épocas do ano, exceto em alguns dias no Inverno, depois das fortes nevadas que obriga ao corte das estradas. Também é possível chegar aqui através de alguns trilhos e percursos pedestres. A Rota do Glaciar e a Rota do Maciço Central são algumas das opções possíveis, embora sejam ambos de dificuldade elevada.
2. Rota das Faias
Perto do coração da Serra da Estrela, Manteigas é um lugar onde se pode sentir o verdadeiro Outono, tal e qual como é representado nos contos e histórias infantis. É um lugar onde se pode deambular pelos bosques repletos de árvores e caminhos inundados pelo castanho ou verde seco das folhas caducas e contemplar esta obra prima que a mãe natureza nos oferece.
Aqui é possível realizar a Rota das Faias que vai para além de um circuito; é uma experiência sensitiva, onde a cada passo dado se sente um misto de cheiros diferentes: hortelã-brava, rosmaninho, alfazema, entre outros. A experiência de mergulhar no interior desta densa floresta proporciona a contemplação de todo o cenário e paisagem natural de faias e não só.
3. Passadiços do Mondego
Os passadiços do Mondego são os mais recentes de Portugal e localizam-se em plena Serra da Estrela, numa área reconhecida pela UNESCO como Geopark. O percurso tem 12 quilómetros e desenvolve-se ao longo do rio Mondego, que nasce nas redondezas. O trajeto é de uma beleza sublime e inclui pontes suspensas e paisagens de cortar a respiração.
Passa ainda por algumas das mais típicas e tradicionais aldeias da Serra da Estrela, como Videmonte, Vila Soeiro e Trinta. A Barragem do Caldeirão é outro dos grandes atrativos. Por tudo isto, temos a certeza que os passadiços do Mondego irão ser a nova sensação turística da Serra da Estrela.
4. Alvoco da Serra
A pequena e singela aldeia de Alvoco da Serra é um dos segredos mais bem guardados da Serra da Estrela. Localiza-se no fértil vale da Ribeira de Alvoco, no concelho de Seia, a 680 metros de altitude. As encostas que rodeiam a aldeia estão repletas de socalcos construídos para domar a paisagem às necessidades humanas.
A melhor forma de conhecer Alvoco da Serra é passeando pelos seus becos e ruelas. A alcunha de “aldeia granito” é fácil de perceber: esta rocha domina toda a paisagem, desde a montanha, às casas, às ruas e às fontes de água. A Casa do Barão e a capela medieval de São Pedro são os 2 grandes destaques do património da aldeia.
5. Linhares da Beira
Esta aldeia medieval, fundada no século XII, tem ainda hoje bem visível um património arquitetónico muito rico, com destaque para o castelo, que tem vista para o Mondego.
Em Linhares da Beira, as tradições ainda se mantêm vivas e fazem parte da vivência dos habitantes, com os poucos estabelecimentos comerciais a serem passados de pais para filhos e com as senhoras a levarem a roupa suja até às margens do rio.
6. Nossa Senhora da Boa Estrela
Se já foi à Serra da Estrela e subiu à Torre, certamente já viu uma imagem grandiosa, esculpida na pedra, do lado direito da estrada. A estátua impressiona, com a sua grandiosidade, e pela peculiaridade do local onde se encontra inserida. Antes de mais, convém esclarecer de quem é a imagem esculpida na rocha.
Trata-se nada mais, nada menos que Nossa Senhora da Boa Estrela, santa protetora dos pastores. A estátua, situada no Covão do Boi, e esculpida em baixo-relevo foi inaugurada em 1946.
7. Vale Glaciar do Zêzere
Com 13 quilómetros de extensão, que vão desde a nascente do Zêzere até à vila de Manteigas, este é um dos vales glaciares mais longos da Europa. O seu aspeto peculiar, em forma de U, foi moldado por um antigo glaciar há quase 20 mil anos.
Hoje, o seu leito é percorrido por um pequeno curso de água que alimenta as pastagens verdejantes onde os animais se deleitam. Mesmo ao lado, pode optar por um passeio pela deslumbrante Rota das Faias.