Quinta-feira, 23 Março, 2023

7 das aldeias mais típicas do Norte de Portugal

Data:

Partilhar:

As aldeias do Norte de Portugal estão entre as mais típicas e tradicionais do país. Foi aqui que Portugal nasceu e é nestas aldeias onde ainda vive a alma das gentes que tanto lutaram por terem um pedaço de terra ao qual podem chamar seu. Nestas aldeias estão ainda vivas muitas tradições que foram sendo passadas de geração em geração.

Algumas das aldeias do Norte de Portugal são comunitárias, ou seja, o povo cuida dos terrenos e do gado em conjunto e certos edifícios, como o forno para cozer pão, são propriedade de todos. As aldeias comunitárias estão, no entanto, a desaparecer. Com a evolução da sociedade, tal prática deixou de ser necessária mas, no passado, era a única forma de poder subsistir em locais tão isolados.

Podemos dividir as aldeias do Norte de Portugal em 2 tipos, se tivermos em consideração o material de que são feitas as suas casas: aldeias de granito (mais comuns) e aldeias de xisto (menos comuns e presentes sobretudo na zona do Douro). Descubra algumas das mais típicas e tradicionais aldeias do Norte de Portugal.

1. Rio de Onor

Rio de Onor
Rio de Onor

Metade portuguesa, metade espanhola. Terra de ninguém e terra de todos. Assim é a mítica aldeia de Rio de Onor, em pleno Parque Natural de Montesinho, no concelho de Bragança. É uma das poucas aldeias portuguesas onde ainda hoje se praticam hábitos comunitários, outrora frequentes em muitas povoações do norte de Portugal.

A população explora as terras em conjunto, os rebanhos são cuidados por todos e as decisões que afetam a vida da comunidade são tomadas por acordo de todos os habitantes. Rio de Onor é uma lição de história. Os habitantes possuem até um dialeto próprio, fruto do seu isolamento e do contacto próximo com os vizinhos espanhóis.

2. Montesinho

Montesinho
Montesinho

A pequena aldeia de Montesinho está inserida no parque natural com o mesmo nome. É uma típica aldeia transmontana e uma das mais bonitas do Norte de Portugal. As suas casas típicas foram sendo recuperadas para turismo e hoje em dia é possível fazer desta aldeia o centro para explorar a região.

Explore a aldeia caminhando pelas suas ruas calcetadas (e muito bem cuidadas). Descubra a sua pequena igreja e o museu instalado numa típica casa transmontana. Não deixe também de provar a fabulosa gastronomia local.

3. Quintandona

Quintandona
Quintandona

Uma aldeia típica preservada, com casas de lousa e de xisto, bem próxima do Porto? Sim, é possível! Falamos de Quintandona, em Penafiel. Pequena mas de uma beleza singela e singular, esta é uma aldeia que tem sido recuperada nos últimos anos e que atrai cada vez mais habitantes.

A melhor forma de a descobrir é caminhando pelas suas ruas. Aprecie cada pormenor, cada detalhe e converse com os habitantes locais. O dia-a-dia da população ainda é marcada pelas rotinas ligadas à agricultura, mesmo estando próxima de grandes centros urbanos.

4. Pitões das Júnias

Pitões das Júnias
Pitões das Júnias

Localizada na parte transmontana do Parque Nacional da Peneda Gerês, Pitões das Júnias é uma das aldeias típicas e tradicionais desta região. É também uma das mais famosas e visitadas. E não é por acaso!

É famosa pelo seu fumeiro e pela sua gastronomia e por isso vale bem a pena almoçar em qualquer um dos restaurantes que aqui existem. Depois do almoço, caminhe pelas ruas estreitas da aldeia e descubra os seus recantos e pequenos detalhes.

5. Branda da Aveleira

Branda da Aveleira
Branda da Aveleira

Encontra-se às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é um local que nos mostra que a resiliência humana não tem limites. A Branda da Aveleira foi usada durante séculos como residência temporária, mas este pequeno aglomerado de casas esteve quase a desaparecer no século passado. No entanto, a localidade não só resistiu, como renasceu das cinzas e espera agora pela sua visita.

Para melhor compreendermos a história da Branda da Aveleira, em Melgaço, precisamos primeiro de perceber o que é uma branda. As brandas eram sítios localizados em altitudes elevadas, que se encontravam espalhados um pouco por todo o Parque Nacional, e era para aqui que os pastores traziam o gado nos meses mais quentes da primavera e verão.

6. Gimonde

Gimonde
Gimonde

A pequena e pitoresca aldeia de Gimonde faz parte do concelho de Bragança e está integrada no Parque Natural de Montesinho. A sua paisagem é dominada pela sua famosa ponte medieval que confere um encanto especial a toda a aldeia. Mas há mais para ver aqui. Perca-se pelas suas ruas e aprecie os pequenos detalhes desta típica aldeia transmontana.

Gimonde é também famosa pela sua gastronomia. Na aldeia existem diversos restaurantes onde é possível apreciar os pratos típicos da região. Aprecie ainda as iguarias típicas da localidade, como o seu famoso fumeiro e as deliciosas compotas.

7. Sistelo

Sistelo
Sistelo

E de repente… Portugal descobriu o Sistelo! A aldeia passou décadas no anonimato e bastou o slogan do “Tibete português” para chamar a atenção. Um slogan injusto, no entanto, já que Sistelo é muito mais do que socalcos nas montanhas.

Mas são os socalcos que saltam primeiro à vista, claro. Não apenas no Sistelo, mas em toda a área envolvente. Assim que se entra nesta região, a paisagem transforma-se e deslumbra quem por aqui passa. Afinal de contas… poucos lugares são tão bons exemplos da comunhão entre os humanos e a paisagem envolvente.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

Os 6 melhores locais para ver neve em Trás-os-Montes

Sempre que cai neve em Portugal, Trás-os-Montes é um dos locais onde ela se faz sentir com mais...

As 5 aldeias de xisto com menos habitantes

Não há como negar: Portugal está cada vez mais virado para o litoral, onde existem as cidades de...

6 das melhores Aldeias Históricas de Portugal para uma escapadinha de fim de semana

As 12 aldeias históricas de Portugal de que aqui lhe falamos foram fundadas ainda antes da própria nação...

7 ótimos locais para uma escapadinha de fim de semana em Trás-os-Montes

Se há algo que nos sabe bem, é fazer uma pequena escapadinha, aos fins-de-semana ou quando existem feriados...