O Parque Natural da Serra da Estrela é cada vez mais procurado durante todo o ano e não apenas no Inverno. Até há poucos anos, a maioria dos turistas visitava a serra apenas em busca da neve, sem sequer imaginar que existe muito mais para descobrir. Um bom exemplo disso são as inúmeras lagoas e cascatas, quase secretas, que aqui existem.
Ao contrário de outras regiões do país (como o Parque Nacional da Peneda Gerês, por exemplo), na Serra da Estrela abundam as cascatas e lagoas artificiais. Existem cascatas naturais, obviamente, mas as cascatas e lagoas desta região, às quais os seus habitantes chamam “poços” resultam da ação humana. Foram construídas para desviar a água das ribeiras para os campos agrícolas.
Esta ação humana criou um conjunto de lagoas e cascatas, das quais o mais famoso é o Poço da Broca de Barriosa. Hoje, são uma atração turística e em muitos deles é possível desfrutar de um banho durante os meses quentes do Verão. Descubra algumas das mais bonitas lagoas e cascatas da Serra da Estrela.
1. Poço do Inferno
Situa-se na Ribeira de Leandres e é um ponto alto com 1100 metros. O Poço do Inferno é um dos ex-libris da Serra e é rodeado pela mãe-natureza que é a causa de toda aquela beleza paisagística.
A linha de água da cascata mantém contacto com o granito das rochas e, no Inverno, são várias as vezes que a água congela e isso cria (ainda mais) encantos a este paraíso natural com 10 metros de altura.
2. Cascatas de Cortes do Meio
A Serra da Estrela, a montanha mais alta de Portugal Continental, ainda consegue ser uma autêntica caixinha de surpresas. Apesar de o turismo ter aumentado nos últimos anos, ainda existem locais quase secretos para a maioria dos turistas. É o caso das cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio.
Cortes do Meio é uma pequena aldeia perto de Tortosendo, no concelho da Covilhã. É conhecida como a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”. E o apelido é totalmente merecido! Afinal de contas, são 14 as piscinas naturais que aqui pode encontrar, todas localizadas no leito da ribeira de Cortes.
É no início da Primavera que estas cascatas da Serra da Estrela se tornam mais exuberantes, muito por causa das chuvas e do degelo da neve caída durante o Inverno. No entanto, é no Verão que elas são mais procuradas pelos banhistas, que aqui acorrem em busca de um banho refrescante no meio da natureza.
3. Poço da Broca de Barriosa
Aqui se encontra uma cascata muito conhecida, mas a praia fluvial merece também uma visita. O conjunto está situado na Ribeira de Alvôco, na Aldeia de Barriosa, em Vide, Serra da Estrela. O local é rico em biodiversidade, podendo encontrar aqui lontras, guarda-rios, garças e melros-peixeiros. O Poço da Broca situa-se no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela.
4. Poço do Lagar
O Poço do Lagar é uma pequena lagoa situada em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. São as águas límpidas e cristalinas da ribeira de Alvoco, um afluente do rio Alva, que o alimentam. A zona possui uma pequena praia fluvial que atrai muitos visitantes das redondezas durante os meses quentes de Verão.
5. Poço da Ponte
Tal como o Poço da Broca de Serapitel, localiza-se na ribeira de Loriga. O poço da Ponte é mais pequeno e não possui cascatas, ao contrário do primeiro. Para chegar até ele, é necessário percorrer o trilho da ribeira de Loriga. As suas águas convidam a um banho refrescante mas com os devidos cuidados com as pedras escorregadias do seu leito.
6. Poço da Broca do Muro
Também é conhecido como “Poço Fundeiro”. Tal como os restantes “poços” da Serra da Estrela, resulta da ação do Homem sobre o curso natural das ribeiras com o objetivo de desviar água para os terrenos agrícolas. Essa ação humana levou à criação de terrenos desnivelados que originaram belíssimas cascatas e lagoas onde se podem tomar uns banhos durante o Verão (com os devidos cuidados, claro).
7. Poço da Broca de Aguincho
Tal como o nome indica, localiza-se perto da aldeia de Aguincho, localizada entre Vide e Vasco Esteves. É uma das lagoas da serra da Estrela de mais fácil acesso, bastando conduzir pela EM518. Aliás, ao longo desta estrada é também possível encontrar o Poço da Broca de Barriosa, talvez o mais famoso de todos os poços.
8. Poço da Broca de Serapitel
Localiza-se entre Loriga e a aldeia de Cabeça. Resulta do estreitamento da Ribeira de Loriga que foi aproveitado para abrir canais que desviam as águas para alimentar as culturas dos terrenos agrícolas da região. Para chegar aqui basta seguir o trilho da Ribeira de Loriga e encontrará uma grandiosa cascata com águas bem frescas e cristalinas.