Assim que entra em Portugal, o Rio Douro transforma-se e transforma também a paisagem, moldando-a e dando-lhe vida. Ao longo do seu leito, são muitos os locais turísticos, cada vez mais visitados. Mas apesar do turismo de massas, ainda existem locais quase secretos e mágicos. São pequenos tesouros ainda por explorar.
Muitos dos turistas optam por visitar o douro através de um cruzeiro. Pode ser uma boa opção, mas a verdade é que limita a possibilidade de conhecer outros locais ao longo do rio Douro onde os barcos não atracam. E acredite: são muitos os pontos de interesse para descobrir.
Por isso mesmo, se realmente quer conhecer esta que é a região demarcada mais antiga do mundo, então pegue no carro e parta à descoberta dos seus sítios mais carismáticos. Descubra alguns dos locais mais mágicos e especiais do Douro.
1. Miradouro da Fraga do Puio
É em Picote, freguesia do concelho de Miranda do Douro e coração do Mirandês, o idioma dos habitantes locais, que fica o deslumbrante Miradouro da Fraga do Puio.
Estamos em pleno Parque Natural do Douro Internacional e, portanto, não se observam vinhedos, mas sim as escarpas abruptas e agrestes de um rio ainda selvagem, que marca a fronteira entre Portugal e Espanha. Parte da estrutura do miradouro, renovado recentemente, é em vidro, o que torna a experiência ainda mais deslumbrante.
2. Barcos
Localizada nas margens do rio Távora, concelho de Tabuaço, Barcos é uma das mais típicas aldeias vinhateiras. Quintas, solares e casas senhoriais avistam-se em toda a região. Em muitas delas é mesmo possível participar nas vindimas, entre Setembro e Outubro de cada ano.
Como não poderia deixar de ser em qualquer aldeia portuguesa, a melhor forma de descobrir Barcos é passeando pelas suas ruas, apreciar cada detalhe e conversar com as suas gentes. Em cada recanto há pormenores dignos de nota e a beleza da simplicidade é o que mais se destaca nesta aldeia.
3. Miradouro do Ujo
É no concelho de Alijó, entre as aldeais de São Mamede de Ribatua e Safres, que se situa este que é um dos mais bonitos miradouros do Douro. A vista envolvente abarca não apenas as montanhas e os vinhedos desta região mas também o rio Tua.
Uma paisagem de cortar a respiração que mistura água, vinhas, montanhas e céu até onde a vista alcança. Foi inaugurado em 2019 e, desde então, tem feito sucesso constante nas redes sociais.
4. Baloiço da Boneca
O Rio Douro tem um encanto impossível de exprimir por palavras, que vai muito para além das suas vinhas. Toda a paisagem exprime grande exuberância e beleza, mostra o quão longe o Homem pode chegar quando trabalha com a natureza do seu lado, e é esse charme muito particular que chama visitantes à região todos os anos.
E não há melhor forma de nos inteirarmos da beleza da região, do que apreciando as vistas a partir da Serra da Boneca, e mais especificamente ainda no seu baloiço. Toda a região possui uma beleza imensa, repleta de pequenos recantos que só muito recentemente começaram a entrar nos roteiros turísticos e a serem descobertos.
5. Ilha dos Amores
Siga caminho pela EN222, uma das estradas mais bonitas de Portugal, pelos caminhos cheios de charme e que seguem o percurso do rio, e que une três Patrimónios da Humanidade: o Centro Histórico do Porto, o Alto Douro Vinhateiro e as Gravuras Rupestres de Foz Côa.
Mas não deixe de fazer uma paragem em Castelo de Paiva, para descobrir a Ilha dos Amores, um segredo bem guardado e palco de belíssimas histórias de amor.
6. Quinta das Carvalhas
Saindo do Pinhão pela ponte metálica, encontrará uma das mais espetaculares propriedades do Douro, com cerca de 600 hectares, nos quais se incluem vinhedos a perder de vista, floresta, matos mediterrânicos e olivais centenários.
Para além das provas vínicas e dos programas de vindimas, pode também subir à Casa Redonda, a 550 m de altitude, e apreciar a vista panorâmica sobre a Quinta das Carvalhas e a região envolvente.
7. Miradouro de São Leonardo da Galafura
É considerado um dos miradouros mais bonitos da zona do Douro, localizado na aldeia de Galafura a 566 metros de altitude. A partir do Miradouro de São Leonardo da Galafura pode ver a paisagem imortalizada por Miguel Torga, a quem num dos seus diários chamou de “excesso de natureza”.
Para além da vista sobre o Douro, pode avistar as regiões de Armamar, Sabrosa, Tabuaço, Fontelo e Valença do Douro, entre outros. É um dos melhores locais para contemplar a beleza do vale e das suas vinhas.
8. Quinta da Roêda
Diz-se que, antes da construção das barragens, o Douro corria de forma agreste na curva a montante do Pinhão. A Quinta da Roêda deve o nome precisamente ao ruído do rio naquele local.
Nesta quinta, não pode deixar de visitar os lagares e os antigos estábulos, onde pode fazer uma prova de vinhos e aprender mais sobre viticultura, castas e tradições. Não pode perder também um irresistível piquenique entre as vinhas, com direito a toalhas axadrezadas e um cestinho de vime carregado com iguarias regionais.