O Centro de Portugal é rico em destinos de natureza, com praias, cascatas, rios e montanhas a moldar a paisagem e a dar ainda mais relevo às pequenas povoações que encontramos perdidas no meio desse cenário natural. Esta é também a região onde se encontra o ponto mais alto de Portugal Continental, a Serra da Estrela.
A Serra da Estrela é, aliás, o grande ícone do Centro de Portugal. Mas há outros locais a conhecer, como a Serra da Lousã, o Tejo Internacional, a Serra do Caramulo e a Serra da Freita, locais que, nos últimos anos, têm sido cada vez mais procurados e visitados.
Assim, se quer partir à aventura, deixamos-lhe alguns dos melhores locais para contemplar a natureza do Centro de Portugal:
1. Portas de Ródão
As Portas do Ródão são o seu ex-libris, e marcam o compasso da paisagem natural deslumbrante que por aqui encontram. Este é o lar da maior colónia de grifos do nosso país, podendo estes animais ser vistos a sobrevoar o Tejo calmamente. Percorra alguns dos trilhos e conheça melhor a natureza que o envolve, e visite também o Castelo do Rei Wamba.
2. Covão d’Ametade
Sendo um dos locais mais simbólicos da região, o Covão d’Ametade retrata uma depressão de origem glaciar e devido a toda a sua vegetação envolvente, esta é uma das zonas mais atrativas da Serra. Os amantes de natureza são os primeiros a apaixonarem-se, pois este é o sítio ideal para encontrar alguns momentos de paz, calma e tranquilidade no meio da natureza.
Apesar de estar localizado a quase 1500 metros de altitude, é possível visitar o Covão da Ametade em quase todas as épocas do ano, exceto em alguns dias no Inverno, depois das fortes nevadas que obriga ao corte das estradas. Também é possível chegar aqui através de alguns trilhos e percursos pedestres. A Rota do Glaciar e a Rota do Maciço Central são algumas das opções possíveis, embora sejam ambos de dificuldade elevada.
3. Serra do Caramulo
Este é um destino obrigatório para quem gosta de natureza, graças à sua beleza e serenidade, que se tem conseguido manter mais longe dos holofotes. Procure subir ao Caramulinho, o ponto mais alto da serra, de onde, em dias bons, pode vislumbrar a vizinha Serra da Estrela. Poderá também percorrer diversos trilhos e participar em atividades radicais organizadas.
4. Serra da Freita
Se gosta de natureza e geologia, então a Serra da Freita e o Arouca Geopark vão ser um paraíso na Terra para si, já que aqui pode encontrar as famosas “pedras parideiras” e as “pedras boroas”, fenómenos geológicos únicos. No Marco Geodésico de São Pedro o Velho, consegue observar até bem longe a paisagem, e do Miradouro do Detrelo da Malhada, consegue observar a região envolvente a partir de uma perspetiva única.
Também é possível subir ao radar meteorológico no Pico do Gralheiro e, quando o tempo permite, ver Portugal desde a Figueira da Foz até ao Porto. Bem perto, encontra os Passadiços do Paiva, num trajeto com cerca de 8 km bastante exigente a nível físico, graças aos declives. Mesmo ao lado, encontra uma das maiores pontes suspensas do mundo.
5. Cortes do Meio
A Serra da Estrela, a montanha mais alta de Portugal Continental, ainda consegue ser uma autêntica caixinha de surpresas. Apesar de o turismo ter aumentado nos últimos anos, ainda existem locais quase secretos para a maioria dos turistas. É o caso das cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio.
Cortes do Meio é uma pequena aldeia perto de Tortosendo, no concelho da Covilhã. É conhecida como a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”. E o apelido é totalmente merecido! Afinal de contas, são 14 as piscinas naturais que aqui pode encontrar, todas localizadas no leito da ribeira de Cortes.
6. Poço do Inferno
Situa-se na Ribeira de Leandres e é um ponto alto com 1100 metros. O Poço do Inferno é um dos ex-libris da Serra e é rodeado pela mãe-natureza que é a causa de toda aquela beleza paisagística.
A linha de água da cascata mantém contacto com o granito das rochas e, no Inverno, são várias as vezes que a água congela e isso cria (ainda mais) encantos a este paraíso natural com 10 metros de altura.
7. Berlengas
Este arquipélago é dos patrimónios naturais mais acarinhados em Portugal, podendo ser visitado para uns dias de descanso absoluto rodeado de uma beleza de cortar a respiração. Poderá passar o seu tempo entre caminhadas, a descansar na praia ou até a fazer mergulho, sempre rodeado de um cenário incrível.
8. Tejo Internacional
Corresponde à área em que o rio Tejo serve de fronteira entre Portugal e Espanha, num conjunto de vegetação rica que inclui bosques de sobreiros, azinheiras e galerias de salgueiros. É um local de forte nidificação de aves e abriga até cegonhas-pretas, espécie rara no nosso país.
9. Serra da Lousã
A imagem de marca da Serra da Lousã são as Aldeias do Xisto, com os diversos trilhos a permitir descobrir estes locais ricos em tradição. A serra encontra-se integrada na Reserva Ecológica Nacional, e é um museu vivo, com os ecossistemas a serem preservados através do condicionamento de acesso a certas áreas.
Mesmo assim, pode desfrutar dos percursos pedestres, da canoagem, da caça ao tesouro e de muitas outras atividades turísticas, que lhe permitiram descobrir a região com muita animação.