Ainda existem locais no Algarve que resistiram ao turismo de massas? Claro que sim! Alguns deles não figuram os roteiros turísticos e por isso algumas das vilas e cidades do Algarve ainda conseguem manter vivas as tradições do passado. Visitá-las é descobrir um Algarve que pensávamos já não existir.
Sejam vilas piscatórias à beira mar ou cidades mais afastadas do litoral, estas localidades típicas primam pelo seu aspeto genuíno, pelas casas brancas, pelas chaminés rendilhadas e pelos fabulosos pratos de peixe que aqui podem comer.
De Verão ou de Inverno, escolha descobrir o Algarve secreto, aquele que não aparece nos roteiros turísticos mas que merece ser conhecido. Afinal de contas… visitar as mais belas cidades e vilas do Algarve é um autêntico regresso às origens.
1. Ferragudo
Ferragudo é uma pequena vila piscatória com 500 anos de idade pertencente ao concelho de Lagoa. Estende-se ao longo de uma encosta repleta de casas típicas e parece quase impossível como esta localidade conseguiu resistir intacta à pressão urbanística do Algarve.
Os becos e ruelas íngremes convidam ao passeio sem pensar no tempo. As ruas são calcetadas e existem flores por todo o lado, nas portas e nas janelas. Os habitantes de Ferragudo parecem orgulhar-se do quão florida é a sua terra. Aproveite cada momento! No final, sente-se numa esplanada e desfrute da riquíssima gastronomia da região algarvia.
2. Aljezur
O casario ao longo da encosta, as ruas íngremes, as casas pintadas de branco com listas azuis, as flores nas janelas e nas portas. E lá em cima, um castelo, testemunha do passado atribulado desta pequena vila da Costa Vicentina.
Aljezur é uma doce mistura entre Natureza e praias de elevada qualidade. As praias são, aliás, o maior motivo de atração da região. Mas há muito mais para descobrir em Aljezur: para além do castelo, destacam-se as suas igrejas e vários museus.
3. Tavira
A bonita cidade algarvia de Tavira desenvolve-se ao longo do Rio Gilão, que dá alma e cor à localidade. São vários os vestígios árabes na sua arquitetura, seja nos telhados das suas casas, nas portas, nas janelas e nas ruas. A ponte, que se crê ser de origem romana, é um dos seus principais atrativos mas é no jardim do coreto que a população se reúne quando quer dar uma passeio pela cidade.
4. Silves
Foi em tempos capital regional do Algarve, e por isso encontra-se repleta de história, cultura, ruínas e edifícios que foram transformados em museus. Destacamos o castelo e a catedral de Silves, mas também locais como o Mercado Municipal e a ponte sob o rio Arade. Como foi um local de grande importância sob domínio muçulmano, conta com diversos vestígios islâmicos, bem documentados e preservados nos diversos museus e centros culturais.
Silves é também um bom local de partida para caminhadas e passeios de bicicleta, que o podem levar até locais como a Barragem do Funcho. Ou á Capelo dos Ossos de Alcantarilha. Se procura praias, irá também encontrar algumas, para passar umas horas agradáveis junto ao mar.
5. Estoi
É fácil deixar-se encantar pelo charme das suas ruas, com casas coloridas e flores em cada esquina. Pequena mas simpática e genuína, assim é Estoi. A melhor forma de explorar a vila é caminhando pelos seus becos e ruelas. Esteja atento a cada pequeno detalhe!
Mas o que mais se destaca em Estoi é o seu palácio, hoje convertido em pousada de luxo. O seu interior está repleto de salas ricamente trabalhadas e com pinturas que merecem ser apreciadas. No exterior, destacam-se os belíssimos painéis de azulejos. E não vá embora de Estoi sem dar um salto até às ruínas de Milreu, um dos vestígios romanos mais importantes em Portugal.
6. Burgau
Em plena Costa Vicentina, no concelho de Vila do Bispo, fica a pequena mas encantadora Burgau. A localidade já foi mais pacata do que é hoje. Começou a atrair cada vez mais turistas desde que foi apelidada de “Santorini portuguesa”.
Como qualquer típica vila ou aldeia do Algarve, Burgau mantém ainda algumas tradições ligadas à pesca. A gastronomia da região é também muito ligada aos produtos do mar. A praia, apesar de pequena, é muito agradável, com águas calmas e transparentes e vigiada durante o Verão.
7. Santa Luzia
Esta pequena localidade do sotavento algarvio, perto de Tavira, é conhecida como a capital do polvo, onde pode provar esta delícia num dos vários restaurantes que por aqui encontra.
Depois, para fazer a digestão, passeia por este pequeno cantinho banhado pela Ria Formosa, cheia de cor por causa das embarcações. Do lado de lá da Ria, encontram-se praias de areia branca a perder de vista.