Domingo, 25 Setembro, 2022

Ferragudo: a mais charmosa e florida vila do Algarve

Data:

Partilhar:

Ferragudo é uma pequena vila piscatória com 500 anos de idade pertencente ao concelho de Lagoa. Estende-se ao longo de uma encosta repleta de casas típicas e parece quase impossível como esta localidade conseguiu resistir intacta à pressão urbanística do Algarve. Tudo aqui parece parado no tempo e pronto apenas para o deleite dos turistas.

É uma das provas mais evidentes de que ainda existe um Algarve típico e tradicional apesar do turismo desenfreado. Juntamente com outras pequenas vilas e aldeias do interior do Algarve, onde se destacam Alte, Estoi, Querença ou Pedralva, a vila de Ferragudo é ainda capaz de nos mostrar como era esta região antes das praias atraírem milhões de turistas.

Existe um muro de pedra que divide a terra do mar, que parece tentar entrar pelo rio Arade até quase às portas das casas, Os típicos barcos de madeira, fundeados quase ao acaso, completam a paisagem de uma vila que merece ser descoberta com calma.

Ferragudo
Ferragudo

Os becos e ruelas íngremes convidam ao passeio sem pensar no tempo. As ruas são calcetadas e existem flores por todo o lado, nas portas e nas janelas. Os habitantes de Ferragudo parecem orgulhar-se do quão florida é a sua terra. Aproveite cada momento! 

Vagueie pelas ruas floridas de Ferragudo e suba até ao topo para encontrar a sua igreja, um dos monumentos mais icónicos da vila. Pelo caminho, pare em cada recanto para apreciar o charme típico de Ferragudo, com as suas casas caiadas de branco e as portas e janelas coloridas. E flores… sempre muitas flores.

Quando se cansar do passeio, pare na charmosa Praça Rainha Dona Leonor, repleta de cafés e restaurantes onde pode desfrutar de várias iguarias e doces típicos do Algarve. E se já estiver na hora de almoçar ou de jantar, escolha qualquer um dos muitos restaurantes da vila e delicie-se com um típico prato de marisco como só os algarvios sabem preparar.

Como não poderia deixar de ser, as praias são outro dos grandes atrativos de Ferragudo. São muitas as opções a explorar na vila e nas redondezas. As mais próximas são a Praia da Angrinha e a Praia Grande. Mas a uma curta distância encontra a Praia dos Pintadinhos e a Praia dos Caneiros, por exemplo.

Ferragudo
Ferragudo

Atravessando o rio Arade chega até às famosas praias da Rocha, dos Três Castelos, dos Careanos e do Vau, já na área de Portimão. Ferragudo contrasta, pela sua tipicidade e simplicidade, com Portimão, a vizinha do outro lado do rio. Mais animada e cosmopolita, Portimão é o destino ideal para quem procura um pouco mais de animação e diversão. 

Entre a Praia da Angrinha e a Praia Grande localiza-se outra das grandes atrações de Ferragudo: o Forte de São João de Arade, cuja origem remonta ao século XVII, embora tenha sido reconstruído após o terramoto de 1755. Foi utilizado com fins militares até ao século XIX e depois vendido em hasta pública.

Passou por várias mãos até chegar à pertença do poeta Coelho Carvalho, que o transformou na sua residência particular. O forte encontra-se bem conservado e para além de uma muralha que liga a praia da Angrinha à Praia Grande, possui ainda diversas guaritas e um jardim.

Pela sua localização bem central no Algarve, Ferragudo pode ser um ótimo ponto de partida para descobrir toda a região. Bem perto, encontra mais uma das belíssimas vilas típicas algarvias: Carvoeiro. Para além de apreciar o seu tradicional casario algarvio, pode também passear pelos seus passadiços ao longo das arribas.

A cidade de Silves, antiga capital de distrito, também fica a uma curta distância e é a localidade algarvia com mais património histórico e cultural. São muitos os vestígios históricos que remontam ao domínio dos mouros, sendo que o seu castelo, com uma curiosa cor vermelha, é a sua maior atração.

Mas se a sua ideia de férias também passa por aventura e descoberta de belezas naturais, pode ainda desfrutar de algum dos muitos passeios de barco que partem a partir de Ferragudo e passam por vários locais de interesse ao longo da costa do Algarve. É ainda possível praticar mergulho e outros desportos aquáticos.

No final da sua visita a Ferragudo, irá perceber que acabou de descobrir um Algarve que a maioria das pessoas julgava desaparecido: típico, tradicional e repleto de charme, com casas caiadas de branco, janelas coloridas e flores a enfeitar as suas ruas. Um Algarve que importa que se deve cuidar, estimar e preservar.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

7 aldeias pouco conhecidas para visitar no Norte de Portugal

O Norte de Portugal é rico em pequenas aldeias, umas mais conhecidas do que outras, onde ainda são...

7 das mais bonitas aldeias históricas de Portugal

Localizadas no centro do país, especialmente perto da fronteira com Espanha, a rede de aldeias históricas de Portugal...

As 6 melhores aldeias de xisto para visitar na Serra da Lousã

A Serra da Lousã é ainda um pequeno tesouro por descobrir para a maioria dos portugueses. Por entre...

Palácio da Pena: o monumento mais bonito de Portugal

Não é tarefa fácil escolher qual é o mais belo monumento em Portugal, até porque é um país...