Domingo, 25 Setembro, 2022

7 Aldeias Históricas de Portugal para visitar na Beira Alta

Data:

Partilhar:

As 12 aldeias históricas de Portugal de que aqui lhe falamos foram fundadas ainda antes da própria nação e encontram-se, algumas delas, na Beira Alta. São um local tranquilo, onde podemos fugir da vida agitada da cidade e viajar no tempo. Cada uma destas aldeias tem a sua personalidade e riqueza próprias, que recomendamos que descubra com tempo.

O projeto das Aldeias Históricas de Portugal foi criado para dinamizar estas pequenas povoações e fazer delas um museu ao ar livre. São localidades que, na sua maioria estão ligadas à defesa do território nacional e foram cruciais nas lutas pela independência. E também possuem algo mais em comum: em quase todas houve uma forte presença judaica e algumas ainda têm algumas das antigas judiarias.

Ao contrário de muitas outras aldeias portuguesas, estão muito bem conservadas e tudo foi recuperado respeitando a traça original dos edifícios, das ruas e dos monumentos que aqui existem. Descubra 7 belíssimas Aldeias Históricas de Portugal para visitar na Beira Alta.

1. Almeida

Almeida
Almeida

Não existe nenhuma outra povoação como Almeida em todo o território português. Localizada muito perto da fronteira com Espanha, esta vila, inserida na lista das Aldeias Históricas de Portugal, está totalmente rodeada por muralhas em forma de estrela, o que atesta bem a necessidade de proteger esta região

As muralhas são mesmo a sua principal atração, mas há mais para descobrir. E a melhor forma de o fazer é caminhar pelas suas ruas e explorar cada beco ou ruela. Deslumbre-se com as casas brasonadas, as flores nas janelas, as lojas tradicionais… e entre em qualquer igreja ou museu que encontrar porque vale sempre a pena.

2. Castelo Rodrigo

Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo

A aldeia histórica de Castelo Rodrigo foi vila e sede de concelho durante 600 anos. Quando deixou de o ser, perdeu muita da sua importância, mas resta o riquíssimo património que atesta a outrora imponência desta aldeia medieval: as velhas muralhas, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a igreja matriz e a cisterna medieval.

Um passeio pelas suas ruas empedradas revela também a presença de cristãos-novos (judeus convertidos ao cristianismo). Por isso mesmo, aprecie cada detalhe das suas ruas e casas, muitas deles recuperadas ou em fase de recuperação. Com um pouco de atenção, poderá descobrir elementos manuelinos e até casas com motivos de origem árabe.

3. Sortelha

Sortelha
Sortelha

Vila medieval fronteiriça, Sortelha está hoje na lista de Aldeias Históricas de Portugal com todo o mérito. É, talvez, a mais bem conservada aldeia medieval de Portugal e também uma das mais bonitas. O povoado localiza-se dentro das muralhas circulares do castelo e a sua localização foi crucial na defesa do país.

Passear pelas ruas da aldeia é regressar ao passado. Quase tudo aqui ainda está igual aos tempos medievais do século XIII, altura em que foi construído o seu castelo. As ruas e as casas, todas feitas em granito, estão recuperadas e muitas delas podem ser alugadas para turismo rural.

4. Trancoso

Trancoso
Trancoso

Uma cidade que faz parte da lista de Aldeias Históricas de Portugal… Estranho? Nem por isso! Trancoso faz parte da lista graças ao seu enorme legado judaico. A cidade albergou uma das maiores comunidades de judeus em Portugal durante a Idade Média. 

Os vestígios da presença judaica ainda hoje são visíveis. Por todo o lado existem pequenos detalhes que evidenciam a sua presença. São vários os edifícios, outrora pertencentes a judeus da terra, que hoje foram recuperados.

Além de todo o património edificado, merece ainda destaque um simples passeios pelas ruas e ruelas da cidade. Dentro das muralhas, as ruas estreitas enchem-se de flores. Por todo o lado existem becos que merecem ser explorados e surpresas ao virar de cada esquina.

5. Linhares da Beira

Linhares da Beira
Linhares da Beira

A aldeia medieval de Linhares da Beira, fundada no século XII, apresenta ainda hoje um património arquitetónico muito rico, com destaque para o castelo, com vista para o Mondego. Nesta aldeia, as tradições ainda se mantêm vivas e fazem parte da vida dos habitantes, com os poucos estabelecimentos comerciais a serem passados de pais para filhos e com as senhoras e levarem a roupa suja até às margens do rio.

6. Marialva

Marialva
Marialva

Aqui se encontra bem preservada a essência medieval daquilo que deve ser uma verdadeira aldeia histórica, que foi restaurada para manter as suas características únicas (o que incluiu a restauração do castelo). Em Marialva é possível observar pequenas casas antigas e lojas com fachadas góticas, que levam a uma pequena praça, onde pode encontrar o pelourinho do século XV, um tribunal e uma antiga prisão.

7. Castelo Mendo

Castelo Mendo
Castelo Mendo

Castelo Mendo é a mais pequena aldeia histórica de Portugal, tendo menos de 90 habitantes, e é um autêntico museu a céu aberto. A aldeia está dividida pelas muralhas da Cidadela e da Barbacã. A Cidadela oval corresponde à cidade velha, erguida por ordem de D. Sancho II.

A cidade nova, ou Arrabalde de S. Pedro, encontra-se protegida por uma muralha, que outrora tinha oito torres, que foram parcialmente destruídas pelo terramoto de 1755. Procure visitar a igreja de S. Vicente e as ruínas da igreja de Santa Maria do Castelo.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

7 aldeias pouco conhecidas para visitar no Norte de Portugal

O Norte de Portugal é rico em pequenas aldeias, umas mais conhecidas do que outras, onde ainda são...

7 das mais bonitas aldeias históricas de Portugal

Localizadas no centro do país, especialmente perto da fronteira com Espanha, a rede de aldeias históricas de Portugal...

As 6 melhores aldeias de xisto para visitar na Serra da Lousã

A Serra da Lousã é ainda um pequeno tesouro por descobrir para a maioria dos portugueses. Por entre...

Palácio da Pena: o monumento mais bonito de Portugal

Não é tarefa fácil escolher qual é o mais belo monumento em Portugal, até porque é um país...