Não há cidade que se preze que não tenha o seu parque ou jardim. São espaços verdes onde todos podem desfrutar da sombra de árvores centenárias, passear e passar tempo de qualidade em contacto com a natureza no meio do reboliço da cidade. Os jardins do Norte de Portugal estão entre os mais bonitos do país.
Alguns deles são históricos e possuem centenas de anos. Outros foram remodelados e adaptados aos tempos modernos. E ainda existem aqueles que são mais recentes, denominados normalmente por parques urbanos, onde existem também parques infantis para os mais pequenos e instalações desportivas.
Preservá-los e respeitá-los é manter vivas as memórias das gerações que neles passearam, namoraram e conviveram. Descubra alguns dos jardins mais bonitos do Norte de Portugal.
1. Parque do Arnado (Ponte de Lima)
Localizado em Ponte de Lima, o Parque do Arnado é, com certeza, um dos jardins mais bonitos do Norte de Portugal. E é também um dos mais originais e didáticos. O jardim foi desenhado de forma a mostrar a evolução da arquitetura dos jardins ao longo dos tempos e de acordo com cada cultura.
Assim sendo, caminhando por este aprazível terreno nas margens do rio Lima, é possível apreciar um jardim em estilo romano, outro em estilo renascentista e, finalmente, um recanto final em estilo barroco. Existe ainda uma estufa que recria um jardim botânico europeu do século XVI.
2. Jardim Público de Chaves
Qualquer flaviense que se preze (especialmente os mais velhos) conhece este jardim como a palma das suas mãos. Aqui eram feitas as famosas “verbenas”, uma espécie de arraial ou festa noturna em que uma banda tocava no coreto que se ergue no centro do parque.
O jardim foi oferecido à cidade de Chaves por um dos seus mais ilustres cidadãos do século passado: Cândido Sotto Mayor, um antigo banqueiro. Nos últimos anos, a área verde da cidade de Chaves cresceu exponencialmente e hoje ocupa ambas margens do rio Tâmega. Mas o Jardim Público continua a ser o seu recanto mais encantador.
3. Parque de Vidago (Chaves)
Quando as águas termais foram descobertas na vila de Vidago, em Chaves, poucos imaginariam que ali seria construído um dos jardins históricos mais bonitos de Portugal. Este espaço verde rodeia por completo o Palace Hotel de Vidago e conta com árvores centenárias, com destaque para as magnólias.
Existe ainda um lago artificial e trilhos que nos levam à descoberta de cada recanto deste recinto. Antigamente, o parque estava aberto de forma livre a todos os que quisessem visitá-lo. Hoje em dia, o acesso é mais restrito e controlado pela entidade que gere o hotel Palace.
4. Jardim de Serralves (Porto)
A Fundação de Serralves é um nome incontornável no Porto, com o seu Museu de Arte Contemporânea e a Casa de Serralves, um exemplar único da arquitetura Art Déco.
Mas entre estes dois edifícios, encontram-se 18 hectares de parque e jardim, sendo que o parque é mais moderno, e os jardins remontam a inícios do século passado. Prepare-se para ser surpreendido pelas diversas instalações do museu no jardim.
5. Parque da Penha (Guimarães)
Um santuário com vistas para Guimarães, um teleférico que leva os visitantes desde o centro da cidade até ao seu topo, locais para piqueniques e churrascos e muitos percursos para fazer entre penedos gigantes e árvores centenárias. Assim é o parque da Penha, em Guimarães.
Este é o pulmão verde da cidade e, desde há muito tempo, um dos locais preferidos pelos vimaranenses para passar um dia em família. Não deixe de explorar os seus trilhos e percorrer os labirintos apertados entre os gigantescos penedos de granito.
6. Parque das Pedras Salgadas
Tal como o vizinho parque de Vidago, também o parque das Pedras Salgadas cresceu à volta das águas termais que aqui foram descobertas. O estilo é também semelhante, com um lago artificial e caminhos que serpenteiam todo o território. Ambos são representativos do famoso estilo da Belle Époque.
Após algumas décadas de abandono, o parque foi recuperado. Hoje, o seu grande destaque são as casas nas árvores, de design moderno e com todas as comodidades necessárias para uns dias de descanso pleno. Tem ainda um Spa Termal e é possível fazer percursos a pé, de bicicleta ou a cavalo.
7. Mata do Bom Jesus (Braga)
Aqui encontra árvores frondosas, vegetação luxuriante, grutas, um grande lago, mata, jardins, fontes e zonas de merenda. A mata fica bem no alto, a rodear aquele que é o principal monumento de Braga.
Para lá chegar, poderá subir a pé centenas de degraus, parando pelo caminho para recuperar o fôlego, ou subir através do funicular, que é o mais antigo do mundo ainda em funcionamento.
8. Monte Latito (Guimarães)
A primeira referência a este local tem mais de 1000 anos. E não é de estranhar: o Monte Latito é o parque que rodeia o castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e a capela de São Miguel. O espaço convida a um passeio por entre as árvores enquanto aprecia o conjunto de monumentos históricos que nele se inserem.
9. Jardim do Palácio Vila Flor (Guimarães)
Se estiver pela cidade-berço, não deixe de visitar os jardins do Palácio e Centro Cultural Vila Flor, dispostos em patamares e com uma vista única sobre a cidade de Guimarães, já que estão um pouco afastados do centro.
Eram parte integrante da casa apalaçada do século XVII, e representam ainda hoje os jardins apalaçados daqueles tempos. Aqui encontra também uma importante coleção de camélias, que atrai muitos visitantes.
10. Jardim da Arca d’Água (Porto)
Apesar de ser belíssimo, é um dos jardins menos aproveitados desta lista. Apesar disso, tem um parque infantil, lago com patos, um café que é palco de partidas de sueca regulares e recantos muito românticos para descobrir a dois.
11. Jardim de Santa Bárbara (Braga)
Este é um dos jardins mais bonitos de Braga, equilibrando as regras da geometria com a aleatoriedade das cores das flores. Situa-se no centro da cidade, e interrompe a sequência de construções de cimento e tijolos, o que o torna num lugar muito especial e uma espécie de oásis citadino que nos convida ao descanso.
A parede alta em pedra recortada por ameias, ao fundo do jardim, faz lembrar um castelo. Essa fachada faz parte do Paço Medieval de Braga e foi construída no final da Idade Média.
12. Parque da Cidade do Porto
É o maior parque urbano do país, muito conhecido graças ao festival Primavera Sound. Tem 83 hectares que se estendem até ao mar e ligam Porto e Matosinhos. É o local perfeito para um piquenique, dar umas corridas, apanhar banhos de sol, ou simplesmente ficar sentado a observar os patos.