Em plena Serra da Estrela, poderá encontrar a praia fluvial de Loriga, um pequeno pedaço de paraíso que conta com uma grande variedade de amenidades, adaptadas a todo o tipo de turistas, e que lhe dão uma grande popularidade e qualidade.
É graças a essa mesma qualidade que esta é uma das 298 praias portuguesas a receber o galardão da Bandeira Azul, prémio que é reconhecido como um símbolo de qualidade extrema, não só nacionalmente, mas também internacionalmente.
Mas as distinções desta magnífica praia, a única situada num vale glaciário, não ficam por aqui. A mesma recebeu a bandeira Qualidade de Ouro atribuída pela Quercus, associação portuguesa sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a proteção da natureza.
Além disso, a praia fluvial de Loriga ficou, em 2012, apurada entre as 21 finalistas (num total de 70) para concorrer ao título “7 Maravilhas – Praias de Portugal”. Esta abundância de prémios e galardões não é surpresa para os visitantes, até porque este local tem tudo o que é preciso para passar umas horas muito agradáveis.
A praia fluvial de Loriga encontra-se no Parque Natural da Serra da Estrela, num vale aberto por um antigo glaciar que lá existia. O espaço é banhado pela ribeira de Loriga, que nasce no planalto da Serra, e é muito conhecido pelas suas águas frias e límpidas.
Apesar do frio das suas águas, a praia é bastante procurada por todo o tipo de pessoas, especialmente nos dias de maior calor, muito graças à sua beleza natural e às infraestruturas existentes no espaço.
É impossível não ficar deslumbrado pela magnífica paisagem em que esta praia se encontra, que está preservada ao máximo e lhe dá uma grande beleza natural, na qual se destaca o seu relevo acidentado, por onde correm águas puras e cristalinas que brotam de uma nascente na Serra.
Mas nem só de maravilhas naturais se faz esta praia, até porque esta conta com ótimas infraestruturas de apoio aos banhistas, igualmente adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida.
O local conta também com um bar/restaurante que serve diversas refeições, um parque de estacionamento que, apesar de pequeno, se encontra adaptado a pessoas com problemas de locomoção, e um serviço de vigilância permanente, de modo a garantir a segurança de todos no caso de uma eventualidade. Existe também um parque de bicicletas e um parque de merendas no local.
Tendo em conta o seu relevo acidentado e a paisagem pura e natural que envolve a praia, o seu grande destaque em termos de lazer são os desportos de natureza, nos quais se destacam os percursos pedestres, que lhe permitirão percorrer a zona e explorar as maravilhas da região, como a ponte romana. Portanto, se quer fazer uma pausa dos mergulhos, não deixe de explorar um percurso pedestre da sua preferência.
E depois de um dia de banhos e de exploração da região, não há nada como reconfortar o estômago com a culinária da região. Escolha um dos muitos restaurantes típicos da zona e verá que não se vai arrepender!
Se pretender fazer uma estadia mais prolongada, não faltam também opções de alojamento para todos os gostos, pelo que terá facilidade em encontrar acomodações que sejam do seu agrado.
Portanto, recomendamos-lhe que comece a planear a sua escapadinha (ou férias prolongadas) à praia fluvial de Loriga e à região envolvente, porque este é um daqueles sítios que lhe vai ficar na memória por muito tempo.
Boa tarde
Muito obrigado pela informação, vou visitar este ano.
Espetacular
Martinho Pais