Como o próprio nome indica, aqui domina o xisto, em contraste com a margem oposto do rio Douro que daqui é possível avistar. Localizada em São João da Pesqueira, em pleno Douro vinhateiro, a aldeia de São Xisto é dominada por uma paisagem de cortar a respiração. É uma das mais bonitas e típicas aldeias do Douro Vinhateiro.
A aldeia é pequena e nela não vivem mais do que 6 habitantes. Esteve praticamente ao abandono e esquecida no vale do Douro. Os jovens rumaram para outras paragens em busca de melhores condições de vida e São Xisto parecia condenada a desaparecer. Mas nos últimos anos tudo mudou.
São várias as casas que vão sendo recuperadas, as ruas estão de novo limpas e arranjadas e o turismo rural começou a dinamizar a aldeia. São Xisto é uma varanda para o Rio Douro, que corre lá em baixo e está localizada bem no centro de toda a região vinhateira. É, portanto, um dos melhores locais para servir de base num passeio pelo vale do Douro.
Como não poderia deixar de ser, as vinhas marcam a paisagem. E também marcam a cultura, as tradições e os hábitos do dia-a-dia dos poucos habitantes que ainda vivem aqui. A aldeia está repleta de lagares de vinho e também de azeite, outro dos produtos de excelência da agricultura desta região.
A melhor forma de explorar São Xisto é caminhando pelos becos e ruelas da aldeia. E embora não haja muito para ver, podemos garantir que irá passar aqui mais tempo do que imagina, apreciando cada detalhe, cada pormenor e, simplesmente, perdendo a noção do tempo enquanto deambula pelas ruas.
As casas e os muros de xisto, as janelas decoradas com flores e as portas coloridas são o grande destaque. É a beleza da simplicidade em todo o seu esplendor. Mas essa simplicidade acaba assim que coloca os seus olhos no Rio Douro… neste local, que é um excelente miradouro para o rio, somos imediatamente relembrados de todo o esplendor deste que é um dos cursos de água mais importantes de Portugal.
Explorar São Xisto nunca seria uma tarefa completa se não percorresse alguns dos caminhos que saem da aldeia e que se entranham pelos vinhedos da região. A Quinta do Cachão e a Quinta de Vargelas ficam bem perto e podem ser ótimos locais para apreciar todo o processo que conduz à produção do fantástico vinho do Porto.
Se caminhar mais um pouco pelos vinhedos ou pelos caminhos rurais irá, eventualmente, chegar até ao Miradouro de Vargelas. A partir daqui, pode ter uma ampla perspetiva da paisagem circundante, da ponte de Ferradosa, da aldeia de São Xisto e, claro está, de toda a magnificência do Rio Douro.
Se quiser, pode optar por uma caminhada mais organizada e, por isso, nada melhor do que um percurso pedestre devidamente sinalizado. O destaque vai para um troço do “GR14 – Rota dos Vinhos da Europa”, um percurso que vai desde o Douro, em Portugal, até à Alsácia, em França, e passa por regiões vinícolas emblemáticas do continente europeu.
Nos arredores de São Xisto pode-se, obviamente, encontrar outros locais icónicos do vale do Rio Douro. O miradouro de São Salvador do Mundo e a belíssima aldeia vinhateira de Trevões são alguns deles.
Uma boa solução para conhecer toda a região é simplesmente pegar no carro e partir sem destino pelas várias estradas nacionais que atravessam a região vinícola. Irá encontrar várias surpresas agradáveis ao longo de qualquer uma delas.
Se quiser aventurar-se um pouco mais longe, pode conduzir até Freixo de Numão e apreciar o seu castelo, sentinela da fronteira de tempos idos. Dirija um pouco mais para sul e descubra Penedono, uma pequena vila com traços medievais que vale a pena conhecer com calma.
No final da sua viagem, não vá embora de São Xisto sem comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Além de comprar um produto de qualidade, irá também contribuir para ajudar o comércio local e, ao fazê-lo, irá possibilitar que os habitantes da aldeia possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.