Portugal tem imensos percursos pedestres de grande qualidade, que atraem os amantes das caminhadas nacionais e até mesmo estrangeiros, que percorrem estes magníficos trilhos que podem ser encontrados de Norte a Sul do país.
O cenário, esse, é sempre arrebatador, percorrendo-se montanhas, rios, vales, florestas, castelos, igrejas e outras atrações incríveis. Trata-se de uma das melhores formas de descobrir Portugal e, nos últimos anos, foram também construídos muitos passadiços que vieram enriquecer ainda mais a oferta de trilhos e percursos pedestres.
Portanto, se está a pensar conhecer melhor Portugal através de uma belíssima caminhada, deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis. Através deles, irá descobrir lagoas, cascatas quase secretas e bosques encantados. Conheça alguns dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal.
1. Passadiços do Paiva (Arouca, Aveiro)
Este trilho, de oito quilómetros, é um dos mais populares de Portugal, integrando o famoso Geoparque de Arouca, que atrai diversos visitantes anualmente.
O trilho liga Espiunca e Areinha, seguindo por vertentes rochosas e escarpadas ao longo da margem esquerda do rio Paiva. Este é um percurso linear e não circular.
2. Trilho dos Pescadores (Odemira, Alentejo)
Se quer percorrer a pé parte da Costa Alentejana e Vicentina, esta é uma das melhores formas de o fazer. Trata-se de uma das melhores formas de descobrir a parte mais genuína e autêntica desta região.
O trilho acompanha a linha da costa e podem ser feitas escolhas entre os vários troços que podem ser realizados, e assim apenas fará os quilómetros que se sente capaz de fazer. Portanto, o percurso tem entre 9 a 20 km, segundo o que preferir.
3. Rota dos Penedos Mouros (Gouveia, Guarda)
Tem um total de 20,26 km e faz a travessia pelas freguesias de Nespereira, Arcozelo, Rio Torto e Vinhó. O percurso é considerado um dos mais belos de Portugal.
Apresenta uma incomum riqueza de fauna e flora, assim como diversas áreas de interesse arqueológico, como as 2 sepulturas antropomórficas que se encontram no topo de um rochedo.
4. Trilhos da aldeia histórica de Piódão (Arganil, Coimbra)
Piódão é uma das aldeias históricas mais populares do nosso país, sendo considerada uma das mais bonitas de Portugal.
Uma boa forma de contemplar a beleza singular desta atração é seguindo os seus trilhos, a maioria com um declive pouco acentuado e distâncias que rondam os 7 km. No final da caminhada, delicie-se com os produtos gastronómicos locais.
5. Trilhos do geoparque litoral de Viana do Castelo (Viana do Castelo)
Se procura a possibilidade de visitar 5 geossítios que se encontram junto ao mar, não pode deixar de conhecer estes trilhos.
Poderá conhecer salinas da Idade do Ferro e as pinturas rupestres da praia de Fornelos, entre outros locais de grande valor histórico, patrimonial e até paisagístico, porque o percurso segue por entre uma paisagem imperdível.
6. Rota do Javali (Manteigas, Guarda)
Ao longo deste percurso de 11 km, é possível contemplar uma grande beleza natural, já que o caminho segue pelo interior de belíssimas florestas.
Também poderá subir ao topo da ribeira de Leandres, conhecer a famosa cascata do Poço do Inferno e ver a casa do Guarda-florestal do Carvalhais ou o viveiro florestal das Moitas.
7. Trilho do Vinho do Porto (Lamego, Alto Douro Vinhateiro)
Este percurso, de 7,8 km, permite-lhe atravessar as famosas vinhas da zona do Douro, local onde se produz vinho há mais de 2000 anos.
Terá como companheiro de percurso o magnífico rio Douro, podendo assim desfrutar ao máximo deste território, que foi classificado como Património Mundial da UNESCO no ano de 2001.
8. Trilho Terras de Granito (Mata da Penoita, Viseu)
Tem 8 km e atravessa a floresta do Parque Natural Vouga Caramulo, onde pode encontrar diversas atrações e um ambiente natural com uma beleza incomum.
A melhor época para se fazer este trilho é no outono e final de inverno, altura em que as paisagens ficam ainda mais incríveis graças à água que sobe nas albufeiras.
9. Circuito pré-histórico Fiais/Azenha (Carregal do Sal, Viseu)
Neste circuito de 4 km, poderá conjugar a beleza do Mondego com a grande riqueza arqueológica da região.
Assim, ao longo deste percurso encontra uma quantidade elevada de indícios da presença humana na pré-história, encontrando-se tudo muito bem sinalizado com diversos painéis que explicam o que temos perante nós.
10. Trilho da aldeia de Drave (Geoparque de Arouca, Aveiro)
Este percurso de 8 km tem início na aldeia de Regoufe e faz-nos chegar até à aldeia de Drave, voltando depois ao ponto de partida.
Drave encontra-se desabitada, mas tem-se tornado um fenómeno nas redes sociais, até porque é um local cheio de encanto, que representa na perfeição a ruralidade do interior do nosso país.