Quarta-feira, 30 Novembro, 2022

Hortênsias: como e quando plantar? Como cuidar?

Data:

Partilhar:

As hortênsias são uma planta com origem asiática que chegaram à Europa há séculos, tendo-se adaptado perfeitamente às condições do Velho Continente. Estas plantas crescem em forma de videira e possuem flores e folhas bastante grandes, sendo que as flores são bastante coloridas e libertam um aroma muito agradável.

As suas cores mais comuns são o branco e o rosa, mas existem também cores mais raras, como é o caso das hortênsias de flor azul. Caso seja um apreciador desta espécie, neste artigo mostramos-lhe como pode cuidar delas, para que nasçam e permaneçam grandes e saudáveis.

Para isso, terá de ter alguns cuidados com esta planta. As hortênsias florescem na primavera e irão manter o seu viço e esplendor ao longo do ano, mas para isso, têm de ser bem tratadas. Esta espécie pode durar muitos anos no jardim, caso tenham solos bem preparados e bastante espaço.

Hortênsias
Hortênsias

Em vasos, durarão cerca de 4 anos, sendo que é aconselhável mantê-las ao ar livre, mesmo assim. Durante o tempo quente, recomendamos que coloque as hortênsias num local com sombra.

Segundo os especialistas, a melhor altura para comprar hortênsias é no primeiro trimestre do ano, ou seja, pouco antes da primavera.

Deverá escolher um espécime com folhas e caules saudáveis e em boas condições. Caso as queira retirar do vaso, lembre-se de que a qualidade do solo vai influenciar em muito as cores das flores.

Caso queira que a planta dê mais flores na primavera, terá de podá-la no final do inverno, removendo os galhos que deram flores e os que se encontram danificados.

Hortênsias
Hortênsias

No caso de ter as hortênsias em vasos, lembre-se de que as deve trocar para um vaso maior quando o anterior ficar demasiado pequeno, aproveitando para renovar o solo nessa troca.

Procure colocar as suas hortênsias num local bem ventilado e com boa luminosidade, de preferência ao ar livre, numa zona que não ultrapasse os 20ºC.

Nos climas mais quentes, ou quando o dia tem muitas horas de sol, o ideal será colocá-las numa zona mais sombreada.

Caso as decida plantar diretamente no solo, deve ter em atenção essas caraterísticas, para garantir que fica com uma planta forte e bonita.

A planta precisa de bastante humidade para poder crescer e florescer de forma adequada, devendo ser regada todos os dias quando estiver em flor, tendo o cuidado de deixar drenar, para não encharcar as raízes. Na floração, adicione um pouco de fertilizante líquido, para que as flores sejam grandes e bonitas. 

Como as hortênsias crescem muito, pode ser algo difícil mudá-las para um vaso maior. Se for esse o caso, remova os galhos e caules que não estejam saudáveis e raspe bem o solo, até conseguir ver as raízes.

Dessa forma, será mais fácil proceder à transplantação. Caso a planta esteja a crescer demais, pode usar guias para segurar os galhos e mantê-los mais retos.

No que diz respeito a problemas de saúde, a hortênsia é bastante resistente, mas não está livre de problemas.

Assim, se as folhas ficarem muito amarelas, é sinal que a água com que é regada em muita cal, sendo melhor usar água previamente descalcificada para a sua rega.

Para acabar com pulgões, deverá usar um produto próprio ou um inseticida normal, tendo o cuidado de seguir as instruções do fabricante.

E, se está à procura de ter uma hortênsia azul, saiba que é possível alterar a cor original das flores, plantando-as num solo mais alcalino ou regando-as com um produto chamado sulfato de alumínio.

Existem também formulações comerciais que se adicionam à água da rega, que ajudarão a alterar a cor destas plantas.

No entanto, apenas poderá fazer esta mudança de cor nas hortênsias com flor rosa, já que as brancas não se alteram.

Seja qual for a forma escolhida para mudar a cor da flor, deverá ter alguma paciência, pois poderá ter resultados apenas ao fim de alguns meses. Portanto, seja persistente e, eventualmente, conseguirá umas hortênsias com uma bela cor azul.

Joana Sevivas
Joana Sevivas
O curso de jornalismo nunca apagou a paixão pela jardinagem e pela decoração. Escreve sobre plantas de todas as cores e feitios possíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

5 aldeias quase desconhecidas para visitar em Trás-os-Montes

A região de Trás-os-Montes é rica em pequenas aldeias, umas mais conhecidas do que outras, onde ainda são...

6 locais perfeitos para uma escapadinha romântica no Gerês

De vez em quando é necessário apimentar um pouco as coisas ou, simplesmente, ter um tempo de paz,...

10 fantásticos passeios em família no Norte de Portugal

Por vezes, pode ser um pouco difícil encontrar formas de entretenimento para as férias das crianças, que sejam...

12 passadiços, cascatas e lagoas para descobrir no Norte de Portugal

O Norte de Portugal tem ainda muitos locais quase desconhecidos para a maioria dos turistas, talvez porque são...