Com a chegada do tempo quente, chegam também os insetos, como os mosquitos e as moscas. Nesses casos, temos tendência a comprar um repelente químico para lidar com o problema, mas a verdade é que existem muitas formas naturais de o fazer, nas quais se incluem a presença de certas plantas com propriedades repelentes.
Estas plantas podem ser distribuídas pela sua casa, ou usadas de outras formas, como os óleos essenciais ou velas perfumadas.
É claro que estas plantas não serão tão eficazes quanto um produto químico mas, mesmo assim, dão uma preciosa ajuda. Assim, deixamos-lhe 12 plantas repelentes de insetos.
1. Citronela (Cymbopogon Citratus)
É uma planta muito usada como repelente, até porque é uma das mais eficazes para esse feito.
Os óleos essenciais desta planta emitem um aroma desagradável para os mosquitos, e, por isso, pode encontrar diversos repelentes com citronela no mercado, como velas, incenso, pulseiras ou adesivos para as crianças.
2. Lavanda (Lavandula spica)
Para além de ser uma excelente planta repelente, as suas cores, aroma e sensação de frescura vão ajudar a dar mais vida à sua casa, seja em que época do ano for.
A lavanda é muito fácil de cultivar, é muito resistente tanto a doenças como aos extremos da temperatura e atinge a sua floração máxima em julho e agosto.
3. Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Esta é uma das plantas que melhor ajudam a evitar mosquitos, porque tem geraniol, uma substância que os insetos costumam evitar.
Além disso, trata-se de um arbusto muito resistente a doenças e a variações de temperatura, que, para além de servir de repelente, pode servir para dar mais sabor aos seus cozinhados.
4. Calêndula (Calendula officinalis)
É mais conhecida pelas suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e curativas, mas também é um bom método natural para evitar picadas de mosquitos.
Mesmo assim, caso seja picado, pode também usar o seu óleo essencial para aliviar a dor e o desconforto causados pela picada do mosquito.
5. Manjericão (Ocimum basilicum)
Para além de ser altamente valorizado na culinária, o manjericão serve também como repelente natural, sendo muito usado na agricultura biológica com esse mesmo fim.
Coloque alguns vasos com manjericão nas janelas e outros sítios onde o seu cheiro se possa espalhar facilmente, para impedir a entrada dos mosquitos em casa.
6. Erva-cidreira (Melissa officinalis)
É uma planta altamente valorizada pelo seu efeito anti-mosquitos, mas também pelas suas propriedades medicinais (a mais conhecida das quais é o seu efeito como relaxante natural).
A sua ação repelente deve-se à presença de uma substância desagradável para os mosquitos e outros insetos, chamada citronelol.
7. Menta (Mentha)
É outra das plantas que o ajudarão a manter os mosquitos afastados de uma forma natural e sustentável.
Para além disso, pode também usar uma infusão de hortelã (uma variedade de menta) para limpar e aliviar a dor das picadas de mosquitos e outros insetos, uma vez que a menta tem propriedades anti-sépticas.
8. Erva de São Marcos (Tanacetum vulgare)
Conhecida também como “atanásia” ou “palminha”, é muito útil no combate às pragas, sendo muito usada na agricultura como repelente natural.
Apesar disso, deverá ter muitos cuidados com esta planta, especialmente se tiver animais de estimação ou crianças, porque pode ser prejudicial caso seja ingerida.
9. Poejo (Mentha pulegium)
Apesar de o seu uso mais conhecido ser o alívio de distúrbios gastrointestinais, digestões pesadas ou mesmo gases, o poejo também ajuda a afastar os mosquitos.
Isto acontece porque é rico numa substância chamada pulegona, que também é muito eficaz como repelente natural de pulgas, carraças ou piolhos.
10. Gerânio (Pelargonium graveolens)
Esta planta tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos por ser um remédio natural contra mosquitos e outros insetos.
A sua ação repelente acontece graças ao intenso cheiro a limão e à presença de citronelol, substância que partilha com outras plantas desta lista, como a citronela e a erva-cidreira.
11. Orégão (Origanum vulgare)
Nos últimos anos, foram vários os artigos científicos que mencionaram o orégão como tendo uma poderosa ação repelente de mosquitos.
O seu óleo essencial contém diversos componentes que podem ser usados para repelir os insetos de uma forma mais ecológica e sem ter de recorrer a componentes químicos.
12. Alho (Allium sativum)
Apesar de não ser verdade que comer alho afasta os mosquitos, parte da sua composição química pode ajudar a afastá-los durante algum tempo.
Infelizmente, para ser verdadeiramente eficaz, deve espalhar o alho na pele, algo que não é de todo agradável, não só para os mosquitos mas também para todos os que o rodeiam.