Segunda-feira, 23 Janeiro, 2023

7 das mais bonitas flores azuis para oferecer ou plantar no seu jardim

Data:

Partilhar:

As flores azuis costumam ter uma conotação sentimental, estando ao mesmo tempo rodeadas de uma certa aura de mistério. Além disso, promovem uma sensação de relaxamento e paz, sendo, por isso, o presente ideal para as mais diversas ocasiões.

Mas, para escolher a flor que mais se adequa, convém conhecer as diversas opções e as suas caraterísticas. Assim, deixamos-lhe 7 das mais bonitas flores azuis para oferecer (ou plantar no jardim).

1. Campânulas

Campânulas
Campânulas

Estas flores são muito comuns nas regiões mais temperadas, com especial destaque para a zona do Mediterrâneo e para as áreas montanhosas dos trópicos.

Apresentam um elevado grau de endemismo e as suas flores destacam-se pela sua delicadeza e beleza muito singulares, sendo muito regulares e em forma de sino.

2. Lírios de água

Lírios de água
Lírios de água

Também chamado de lírio espanhol, tem flores azuis em tons claros, que são de tamanho grande, tripartidas e que contam com uma apelativa faixa amarela.

É uma planta muito frequente no Mediterrâneo ocidental, com especial destaque para a Península Ibérica, e ocorre selvagem em sítios húmidos e florestas de pinheiros.

3. Lobélias

Lobélias
Lobélias

Existem diferentes variedades de lobélias, mas as mais conhecidas para fins ornamentais vêm da chamada flor cardinal, cujas hibridizações permitiram obter flores com uma cor diferente do azul natural.

A lobélia deve ser plantada em sol pleno ou meia sombra, apreciando um clima ameno, apesar de se adaptar a diversas regiões.

4. Muscaris

Muscaris
Muscaris

Esta planta perene tem flores de um azul profundo, sendo uma espécie bastante resistente e muito fácil de cuidar.

Além do seu uso ornamental, o muscari é também muito usado na culinária: as suas flores podem ser preservadas em vinagre, e, no sul da Itália, o seu bolbo é usado em receitas de teor mais tradicional.

5. Campainhas chinesas

Campainhas chinesas
Campainhas chinesas

Apesar de não se saber ao certo a sua origem, foram os chineses que descobriram as suas principais propriedades.

Esta planta de porte pequeno pode atingir no máximo um metro de altura e no mínimo 0,6 metros. A planta poderá formar pequenos arbustos. Para crescer adequadamente, deve ser plantada sob sol pleno.

6. Delfínios

Delfínios
Delfínios

Apesar de poderem ser encontrados com flores brancas, rosa e púrpura, são os delfínios azuis os mais conhecidos e admirados.

Apesar da sua beleza, os delfínios produzem substâncias tóxicas em todas as suas partes, pelo que devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais domésticos. O seu cultivo é considerado difícil.

7. Acónitos

Acónitos
Acónitos

Esta planta venenosa é endémica da Europa central e ocidental, possuindo flores que vão do violeta-escuro ao azul, com cerca de 1-2 cm de altura.

Trata-se de uma planta herbácea perene, que pode crescer até 1 metro de altura. Devido à sua bela aparência, é uma planta bastante estudada para melhorar a sua propagação e para se criarem híbridos.

Joana Sevivas
Joana Sevivas
O curso de jornalismo nunca apagou a paixão pela jardinagem e pela decoração. Escreve sobre plantas de todas as cores e feitios possíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

5 aldeias típicas para descobrir em Trás-os-Montes

Bem no extremo nordeste de Portugal, Trás-os-Montes é aquilo que o seu próprio nome nome indica: uma terra...

8 das aldeias mais bonitas do Minho

As aldeias do Minho são algumas das mais genuínas de Portugal. Apesar de todo o progresso dos últimos...

8 locais para apreciar o melhor da Natureza no Alentejo

O Alentejo é rico em destinos de natureza, em que praias, cascatas, rios e montes ondulados moldam a...

Os 7 melhores locais para fazer turismo rural no Algarve

Quem disse que no Algarve apenas existiam praias? Aqui, perto do mar ou em plena serra algarvia, é...