Domingo, 15 Janeiro, 2023

7 locais desconhecidos para uma escapadinha no Norte de Portugal

Data:

Partilhar:

O Norte de Portugal tem ainda muitos sítios quase secretos e que a maioria dos turistas não conhece. Apesar de menos conhecidos (talvez por não aparecerem nos roteiros turísticos tradicionais), visitá-los constitui uma oportunidade única para descobrir o lado mais verdadeiro que esta região possui.

Existe locais que são apenas conhecidos pelos habitantes da região e por visitantes que gostam de partir em busca do desconhecido, e que acabam por descobrir estas autênticas pérolas, entre cascatas, aldeias de montanha ou paisagens avistadas a partir de miradouros.

Se quer visitar esta região e se quer manter afastado de multidões, deixamos-lhe aqui algumas sugestões de alguns dos locais mais secretos do Norte de Portugal e que são perfeitos para uma escapadinha.

1. Branda da Aveleira

Branda da Aveleira
Branda da Aveleira

Encontra-se às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é um local que nos mostra que a resiliência humana não tem limites. A Branda da Aveleira foi usada durante séculos como residência temporária, mas este pequeno aglomerado de casas esteve quase a desaparecer no século passado. No entanto, a localidade não só resistiu, como renasceu das cinzas e espera agora pela sua visita.

Para melhor compreendermos a história da Branda da Aveleira, em Melgaço, precisamos primeiro de perceber o que é uma branda. As brandas eram sítios localizados em altitudes elevadas, que se encontravam espalhados um pouco por todo o Parque Nacional, e era para aqui que os pastores traziam o gado nos meses mais quentes da primavera e verão.

2. Quintandona

Quintandona
Quintandona

Uma aldeia típica preservada, com casas de lousa e de xisto, bem próxima do Porto? Sim, é possível! Falamos de Quintandona, em Penafiel. Pequena mas de uma beleza singela e singular, esta é uma aldeia que tem sido recuperada nos últimos anos e que atrai cada vez mais habitantes.

A melhor forma de a descobrir é caminhando pelas suas ruas. Aprecie cada pormenor, cada detalhe e converse com os habitantes locais. O dia-a-dia da população ainda é marcada pelas rotinas ligadas à agricultura, mesmo estando próxima de grandes centros urbanos.

3. São Xisto

São Xisto
São Xisto

Aqui impera o xisto, como se depreende pelo nome, em contraste com a margem oposta do Douro que pode avistar da aldeia. Encontra-se em São João da Pesqueira, em pleno DOuro Vinhateiro, e é uma das mais bonitas e típicas aldeias da zona, sendo dominada por uma paisagem que o vai deixar sem palavras.

Muitas das casas estão a ser recuperadas, as ruas encontram-se novamente limpas, e o turismo rural começa a dinamizar esta aldeia que é uma autêntica varanda para o Douro, que corre lá em baixo. Como São Xisto se situa no centro da região vinhateira, é também um excelente local de base para qualquer passeio pelo vale do Douro.

4. Provesende

Provesende
Provesende

Em plena região demarcada do Douro, Provesende é uma aldeia vinhateira do concelho de Sabrosa. Com vistas para o rio Pinhão, são as vinhas que dominam a paisagem. Toda a vida da aldeia gira em torno da nobre arte de produzir um dos melhores vinhos do mundo, o vinho do Porto.

Para além de um passeio pelos vinhedos da região, em Provesende pode descobrir diversas casas senhoriais e brasonadas, o antigo pelourinho, uma fonte do século XVIII e uma igreja barroca. A melhor forma de descobrir a aldeia é mesmo caminhando pelas suas ruas e apreciando cada pequeno detalhe.

5. Senhora do Salto

Senhora do Salto
Senhora do Salto

Faz parte da Rota do Românico e refere-se ao curso do rio Sousa, segundo por duas arribas e que forma um caminho estreito conhecido como Inferno. A Senhora do Salto é o sítio perfeito para passar um dia muito agradável, já que, para além dos atrativos paisagísticos e geológicos, conta com boas condições para desportos de montanha.

Situado no concelho de Paredes, neste parque pode praticar BTT, fazer rappel e escaladas, ou fazer uma caminhada pelos diversos trilhos. Num dos percursos, poderá subir ao topo da serra de Santa Iria e ver a paisagem de forma desimpedida.

6. Pontido

Pontido
Pontido

Após quase 30 anos depois de ver o seu último habitante partir, Pontido, em Fafe, renasceu das cinzas. As suas casas foram recuperadas e transformadas em unidades de turismo rural, para quem procura uns dias longe do bulício e em contacto com a natureza e o nosso passado. Pontido encontra-se rodeada de uma belíssima vegetação circundante e das águas piras do rio Vizela.

A jusante da aldeia, encontra a barragem da Queimadela, muito apelativa no verão graças às suas praias fluviais. Por perto, encontra também a serra de Fafe e os seus muitos trilhos, para ótimos passeios.

7. Lamas de Olo

Lamas de Olo
Lamas de Olo

Situada a mil metros de altitude, no concelho de Vila Real, a aldeia de Lamas de Olo é um tesouro escondido em Trás-os-Montes. A quem a visita, esta aldeia deixa a sensação de ter viajado no tempo e certamente vontade de regressar. Aqui ainda é possível encontrar algumas das mais genuínas tradições e paisagens transmontanas.

Esta pequena aldeia conta com menos de 200 habitantes e preserva o mesmo aspeto simples e tradicional da sua origem. As típicas casas de granito e telhados de colmo, a tranquilidade da Natureza em redor e a presença ainda marcada da agricultura e pecuária tornam Lamas de Olo uma verdadeira relíquia que prova ser possível resistir à passagem do tempo.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

As 10 vilas e cidades mais bonitas do Centro de Portugal

O Centro de Portugal é todo um país dentro do nosso país, devido à sua extraordinária diversidade, podendo-nos...

Os 7 melhores locais para fazer turismo rural em Trás-os-Montes

Trás-os-Montes é sinónimo de descanso, aventura, natureza e tradição e ganha cada vez mais força como destino de...

7 locais quase desconhecidos para uma escapadinha no Centro de Portugal

O Centro de Portugal tem ainda muitos sítios quase secretos e que a maioria dos turistas não conhece....

12 plantas que espantam mosquitos e que funcionam como repelentes naturais

Com a chegada do tempo quente, chegam também os insetos, como os mosquitos e as moscas. Nesses casos,...