A Serra da Estrela sempre foi (e continua a ser) um dos destinos de eleição dos portugueses. E a verdade é que tem para oferecer tudo aquilo que é necessário para umas férias de qualidade, seja com um grupo de amigos ou em família: natureza deslumbrante, rios com cascatas e lagoas e aldeias típicas e tradicionais. Muitos destes locais ainda são praticamente desconhecidos pela maioria dos turistas.
Fruto do isolamento, muitas delas ainda preservam as ruas e casas em pedra. Os caminhos são íngremes e sinuosos e a beleza da simplicidade impera em cada recanto. Passear a pé por estes becos e ruelas é descobrir um Portugal que julgávamos já não existir. Mas existe aqui, na Serra da Estrela.
Algumas destas aldeias pertencem à rede de Aldeias de Montanha, criada recentemente para dar uma nova vida a estas localidades e melhor as condições para os seus habitantes e para quem as visita. Descubra alguns dos sítios menos conhecidos e ideais para uma escapadinha na Serra da Estrela.
1. Alvoco da Serra
A pequena e singela aldeia de Alvoco da Serra é um dos segredos mais bem guardados da Serra da Estrela. Localiza-se no fértil vale da Ribeira de Alvoco, no concelho de Seia, a 680 metros de altitude. As encostas que rodeiam a aldeia estão repletas de socalcos construídos para domar a paisagem às necessidades humanas.
A melhor forma de conhecer Alvoco da Serra é passeando pelos seus becos e ruelas. A alcunha de “aldeia granito” é fácil de perceber: esta rocha domina toda a paisagem, desde a montanha, às casas, às ruas e às fontes de água. A Casa do Barão e a capela medieval de São Pedro são os 2 grandes destaques do património da aldeia.
2. Verdelhos
Quantos tons de verde é possível encontrar numa única paisagem? A aldeia de Verdelhos, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, desafia qualquer lógica e o verde é mesmo a cor dominante nesta localidade. Aliás, o verde domina tanto a paisagem que acabou mesmo por ser incluído no nome desta pequena pérola da Covilhã: Verdelhos assenta-lhe que nem uma luva.
Visitar Verdelhos pode ser uma ótima ideia se apreciar turismo de natureza, caminhadas e mergulhos em águas gélidas durante o Verão. Para além de 2 praias fluviais, existe também um parque de campismo bem perto da aldeia. E o melhor de tudo: existem diversos trilhos pedestres para explorar os arredores.
3. Lapa dos Dinheiros
Memorize este nome: Lapa dos Dinheiros. Esta pequena aldeia, com um nome bastante curioso e fácil de fixar, é um dos segredos mais bem guardados da Serra da Estrela. Fica a mais de 700 metros de altitude, em plena serra, no concelho de Seia, e integra a rede de Aldeias de Montanha.
As suas quedas de água são um deleite para os sentidos mas, um olhar mais atento, permite descobrir outros pequenos segredos nos arredores: a rocha dos Cornos do Diabo e o chamado Buraco do Sumo, um local onde a água da ribeira corre debaixo da terra.
4. Folgosinho
Esta é não só uma das mais bonitas aldeias da Serra da Estrela, como é também uma das mais carismáticas e pitorescas. A juntar a isto, o local encontra-se repleto de património e lendas, que vão desde Viriato a Afonso Henriques.
Os séculos de isolamento a que a localidade de Folgosinho esteve sujeita acabaram por moldar tanto a aldeia como a sua população, e hoje, apesar de já aqui ter chegado a modernidade, ainda se podem ver, por vezes, os rebanhos a ir para o pasto ou as mulheres a irem buscar água às fontes da aldeia.
5. Vide
Esta é uma aldeia especial, porque faz a transição entre a Serra da Estrela e a Serra do Açor, mundos diferentes que se refletem nesta pequena aldeia, onde as ruas e casas de xisto andam lado a lado com a dureza do granito. Antigamente, toda a aldeia era construída inteiramente em xisto.
No entanto, com a emigração dos anos 50 do século XX, a população de Vide conseguiu reunir mais recursos e começou a pintar as suas casas de branco. Apesar disso, nos últimos anos, diversas casas foram recuperadas por forma a manter a sua traça original em xisto.
6. Cabeça
Esta pitoresca aldeia tem o xisto como rei e senhor, muito presente nas casas que compõem a paisagem singular, cercada de elevações graníticas e que convidam o olhar ao descanso. Em plena Serra da Estrela, esta aldeia de encantos e cheia de história tem uma tradição muito ligada ao cultivo dos campos em socalcos e à atividade pastorícia.
Para além do património cultural, arquitetónico e natural, Cabeça é conhecida como Aldeia Natal, já que a tradição dita que, nestas festividades, as ruas sejam enfeitadas com materiais naturais (giestas, musgo, varas de videira, etc) e com leds, que dão mais brilho e alegria à quadra natalícia.
7. Unhais da Serra
Unhais da Serra é uma bonita vila pertencente ao concelho da Covilhã, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Oferece a todos os visitantes uma excelente hospitalidade, como a grande maioria do território português, e um termalismo de qualidade. É um dos melhores locais do parque natural para fazer uma escapadinha capaz de fazer recuperar as energias perdidas.
Em Unhais da Serra, o Miradouro do Cruzeiro, com vista para toda a vila, é um dos principais pontos de interesse. Daí, é possível ver a prainha de Unhais, onde se pode refrescar nos meses quentes, bem como moinhos de água e belas cascatas.