Saber escolher e posicionar cuidadosamente as plantas em casa fará toda a diferença para a tornar um lugar ao seu gosto, agradável e saudável. Selecionar as plantas certas para a purificação do ar permitirá uma desintoxicação, o que significará que as plantas de casa não ficarão apenas bonitas, mas trabalharão para limpar o ar e torna-lo melhor e mais respirável. Neste sentido fique a conhecer as melhores plantas para ter em casa.
Estudos científicos indicam que existem várias plantas para a purificação do ar, as quais podem desintoxicar a casa de toxinas, poeiras e germes transportados pelo ar. Estes podem encontrar-se numa variedade de produtos domésticos, materiais e móveis.
Assim, para dar à casa um sopro saudável de ar fresco, aqui está a nossa lista das melhores plantas de purificação do ar e onde mantê-las.
1. Gerbera
Transmite uma explosão de cores, que podem passar pelo vermelho, amarelo, laranja ou rosa. Em casa são eficazes a remover poluentes que podem estar presentes numa variedade de materiais domésticos como tintas e fibras sintéticas.
É importante que esta planta seja colocada numa sala com muita luz natural e que o solo se mantenha húmido, mas bem drenado.
2. Hera
Esta planta perene de fácil crescimento é particularmente eficaz na redução de partículas fecais no ar. Este fator torna-a muito interessante para estar presente em instalações sanitárias, enquanto elemento purificador do ar. Além disso, existem também estudos que mostram que a hera pode ajudar a combater os níveis de mofo em casa.
Trata-se de uma planta que necessita de um fornecimento de água em quantidade generosa e de quatro horas de luz solar direta por dia. Em troca a hera devolverá o amor com ar limpo e desintoxicado.
3. Espada de São Jorge
A colocação desta planta no quarto proporcionará óptimas noites de sono. Para além de planta de serpente, outro nome popular pelo qual esta planta é conhecida é língua da sogra.
Esta planta de aspeto suculento, que ostenta uma ponta amarela, liberta oxigénio durante a noite, auxiliando a respiração. É uma das melhores plantas para filtrar o ar de vários poluentes.
É importante ter cuidado para não exagerar na água, pois as raízes tendem a apodrecer em solo húmido.
4. Crisântemo
Produz flores espectaculares para iluminar a cozinha ou sala de estar. Estas bonitas flores ajudam a filtrar uma série de toxinas, incluindo amónia e benzeno, que geralmente são encontradas em plásticos, detergentes e cola.
Os crisântemos adoram a luz do sol, portanto, coloque-os em em locais próximos a uma janela ensolarada.
5. Planta de Aranha
Para os iniciantes em plantas domésticas, a planta de aranha, por ser muito resiliente, é a escolha perfeita. Limpa o monóxido de carbono que se acumula em excesso e é também das poucas plantas domésticas não tóxica para os animais.
Podem ainda replicar-se facilmente, o que dá a hipótese de cultivar uma família inteira de plantas que cuidarão de si mesmas.
6. Aloe Vera
Uma planta de Aloe Vera é espetacular se colocada no parapeito da janela da cozinha. Estas plantas adoram um local ensolarado. Esta suculenta planta purificará o ar de poluentes encontrados em vernizes, acabamentos de pisos e detergentes.
7. Árvore de Dragão
É também uma planta muito interessante para desintoxicar o ambiente. As folhas têm uma guarnição vermelha brilhante que adiciona um flash de cor à casa.
É muito relevante perceber que esta planta pode crescer até alguns metros. Portanto, deve manter-se em salas com tetos altos e luz solar razoável.
8. Tillandsia
Estão incluídas nas chamadas plantas aéreas. As Tillandsia desenvolvem-se a partir da humidade do ar e não precisam de solo para crescer. Apresentam portanto raízes pouco desenvolvidas. Existem mais de 5400 espécies para escolher.
Por estas características são plantas visualmente interessantes, que podem ser exibidas em suportes de plantas aéreas elegantes, dando um aspecto atraente quando colocadas no interior de habitações.