Berço da Nação e pátria de gente aguerrida, hospitaleira e genuína. Gente que tem o coração bem perto da boca. Assim é o Norte de Portugal. As suas cidades, com centros históricos de casas e ruas em pedra, podem ser um pouco caóticas e desordenadas, mas são acolhedoras e transmitem uma magia única, uma sensação de quem nos quer acolher nos seus braços.
Escolher a lista das cidades mais bonitas do Norte de Portugal não é tarefa fácil. A lista será sempre muito objetiva e nunca agradará a toda a gente. Mas se tivermos em conta critérios como espaços verdes, conservação do centro histórico e património arquitetónico, então fica um pouco mais fácil.
E já agora… não leve esta lista demasiado a sério. Trata-se apenas de uma forma de enaltecer as cidades que se esforçaram por manter a sua traça original, as suas caraterísticas medievais ou a sua cultura. Descubra algumas das cidades mais bonitas do Norte de Portugal.
1. Guimarães
Guimarães encontra-se fortemente associada à formação e identidade de Portugal, especialmente o seu centro histórico, que ficava dentro das muralhas, e que hoje se encontra classificado como Património Mundial da Unesco, com base nos valores de originalidade e autenticidade com que foi recuperado.
Toda a cidade possui um conjunto patrimonial muito bem preservado, com destaque para as varandas de ferro, os alpendres e balcões em granito, as casas senhoriais, os arcos que ligam ruas estreitas, as torres e claustros.
2. Bragança
O centro histórico de Bragança encontra-se num local compacto, que facilmente se percorre a pé. As pedras gastas são testemunhas de uma história atribulada, que remonta à Idade do Bronze, numa povoação que passou pelas mãos de romanos, suevos e visigodos, com combates que ajudaram a estabelecer as linhas de fronteira e a importância estratégica da região.
A torre de Menagem quatrocentista é o grande destaque de um dos mais harmoniosos e bem preservados castelos de Trás-os-Montes, num conjunto monumental digno de nota pela sua originalidade. Procure visitar também a enigmática Domus Municipalis, um edifício que se acredita ter acumulado as funções de cisterna e do local de reunião dos “homens bons” do concelho.
3. Chaves
Esta cidade do distrito de Vila Real, em Trás-os-Montes, conta com cerca de 18 500 habitantes no seu perímetro urbano, sendo por isso considerada a segunda maior cidade deste distrito. Chaves encontra-se num vale fértil junto ao Rio Tâmega, bem próximo da fronteira com Espanha. A cidade foi lar por variados povos, sendo que a presença humana na região remonta ao Paleolítico.
No património, destacamos a Ponte de Trajano, o castelo, o Forte de São Neutel, e as diversas estações arqueológicas que pode encontrar ao redor da cidade. Como a cidade é conhecida também pelas suas termas, procure fazer-lhes uma visita e provar estas águas de aroma e sabor únicos.
4. Amarante
Amarante é a “princesa do Tâmega”, o rio que a atravessa. É famosa pela sua ponte, pela Igreja de São Gonçalo e pela sua doçaria tradicional. Mas há muitos outros motivos para visitar esta que é uma das cidades mais bonitas do Norte de Portugal.
Vale a pena caminhar pelas ruas do seu centro histórico e apreciar as casas antigas e bem cuidadas. É também uma cidade virada para a cultura e para as artes, tal como está bem patente num dos seus mais famosos museus: o museu de Amadeo de Souza Cardoso.
5. Porto
Não há quase nada que se pode dizer sobre o Porto que não seja já conhecido pela grande maioria das pessoas. A cidade invicta, berço de uma população cheia de garra e muito genuína, é um dos grandes destinos turísticos do Norte de Portugal e, nos últimos anos, afirmou-se como atração de nível europeu.
As ruas do seu centro histórico, íngremes e sinuosas, escondem pequenos pormenores que vale a pena serem descobertos. A Ribeira é um dos melhores locais para desfrutar da cidade e comer uma francesinha. Mas se quiser apreciar as melhores vistas do Porto, atravesse o rio Douro e vá até Gaia, de onde se contempla a cidade da melhor forma.
6. Viana do Castelo
Está situada junto da foz do Lima, a 65 km do Porto e a 50km da fronteira de Valença. Foi fundada no séc. XIII pelo rei D. Afonso III, tendo o nome original de Viana da Foz do Lima. A cidade chegou a ter 70 navios mercadores, e na época dos Descobrimentos (sécs. XV e XVI), saíram dos estaleiros de Viana várias naus e caravelas, que depois regressavam carregadas de especiarias.
Viana do Castelo é uma cidade cheia de vida, contando com uma das mais belas romarias de Portugal, as festas da Senhora d’Agonia. Não pode deixar de visitar a Basílica da Santa Luzia e de percorrer a Rota dos Gigantes, conhecendo assim os locais onde nasceram quatro grandes figuras da nossa história, que levaram o nome de Portugal a todos os cantos do mundo.
7. Valença
A história de Valença esteve sempre associada à defesa do território português. Apesar de ter origens romanas, foi durante a época da formação do reino português que Valença ganhou notoriedade, transformando-se num dos principais bastiões portugueses na defesa da fronteira. Prova disso são os seus mais de 5 quilómetros de muralhas.
O seu centro histórico está bem cuidado e convida a um agradável passeio. A arquitetura militar está presente em todo o lado, mas há muito mais para destacar, como a sua famosa gastronomia: o bacalhau é o rei mas não deixe de provar os vinhos e a doçaria.
Parabéns pelas escolhas, para dá a minha contribuição, acrescentaria a cidade de Vila Real. Sou literalmente apaixonada por Portugal.