Quinta-feira, 24 Novembro, 2022

7 baloiços e miradouros para descobrir no Norte de Portugal

Data:

Partilhar:

Não há qualquer dúvida: a moda dos baloiços e dos miradouros veio para ficar. Espalharam-se um pouco por todo o país e hoje encontram-se entre algumas das atrações mais icónicas e famosas de algumas regiões. O Norte de Portugal não é excepção e também conta com a sua dose destes locais panorâmicos.

Tanto num caso como no outro, trata-se de soluções simples mas que funcionam: os turistas apreciam as vistas e, sobretudo, quando o fazem a partir de um baloiço. No Norte de Portugal existem um pouco por todo o lado, desde o Douro ao Gerês e passando pelo Minho e por Trás-os-Montes.

Se procura uma forma alternativa de apreciar a paisagem ou apenas uma foto que faz sempre sucesso no Instagram, então descubra alguns dos mais famosos miradouros e baloiços do Norte de Portugal.

1. Baloiço da Boneca

Baloiço da Boneca
Baloiço da Boneca

O Rio Douro tem um encanto impossível de exprimir por palavras, que vai muito para além das suas vinhas. Toda a paisagem exprime grande exuberância e beleza, mostra o quão longe o Homem pode chegar quando trabalha com a natureza do seu lado, e é esse charme muito particular que chama visitantes à região todos os anos.

E não há melhor forma de nos inteirarmos da beleza da região, do que apreciando as vistas a partir da Serra da Boneca, e mais especificamente ainda no seu baloiço. Toda a região possui uma beleza imensa, repleta de pequenos recantos que só muito recentemente começaram a entrar nos roteiros turísticos e a serem descobertos.

2. Miradouro do Fraga do Puio

Miradouro da Fraga do Puio
Miradouro da Fraga do Puio

É em Picote, freguesia do concelho de Miranda do Douro e coração do Mirandês, o idioma dos habitantes locais, que fica o deslumbrante Miradouro da Fraga do Puio.

Estamos em pleno Parque Natural do Douro Internacional e, portanto, não se observam vinhedos, mas sim as escarpas abruptas e agrestes de um rio ainda selvagem, que marca a fronteira entre Portugal e Espanha. Parte da estrutura do miradouro, renovado recentemente, é em vidro, o que torna a experiência ainda mais deslumbrante.

3. Baloiço do Cervo

Baloiço do Cervo
Baloiço do Cervo

Quem já teve a oportunidade de subir até ao Miradouro do Cervo sabe que a partir daqui pode desfrutar de uma das mais deslumbrantes paisagens em Portugal. Com o Rio Minho como pano de fundo, as vistas alargam-se até ao momento em que ele desagua no oceano, com a Espanha na outra margem.

A estrada para lá chegar é longa e sinuosa, mas acredite, vale mesmo a pena visitar este que é um dos maiores baloiços de Portugal. Quando lá chegar, não se esqueça da foto para o Instagram!

4. Miradouro do Ujo

Miradouro do Ujo
Miradouro do Ujo

É no concelho de Alijó, entre as aldeais de São Mamede de Ribatua e Safres, que se situa este que é um dos mais bonitos miradouros do Douro. A vista envolvente abarca não apenas as montanhas e os vinhedos desta região mas também o rio Tua.

Uma paisagem de cortar a respiração que mistura água, vinhas, montanhas e céu até onde a vista alcança. Foi inaugurado em 2019 e, desde então, tem feito sucesso constante nas redes sociais.

5. Baloiço da Pateira

Baloiço da Pateira
Baloiço da Pateira

Se a maioria dos baloiços portugueses está instalada em locais montanhosos com vistas para rios ou lagoas, este está instalado num local mais plano, mas não menos idílico. Fica na Pateira de Ois da Ribeira, em Águeda.

E se gosta de baloiçar enquanto contempla a beleza dos nenúfares na água e o chilrear dos passarinhos, este é o local certo. A pateira é conhecida pela diversidade de aves que aqui nidificam. Aproveite também para desfrutar da gastronomia local no restaurante mesmo ao lado do baloiço.

6. Miradouro de São Salvador do Mundo

Miradouro de São Salvador do Mundo
Miradouro de São Salvador do Mundo

Encostas agrestes a contrastar com os típicos vinhedos do Douro e com alguns olivais e pomares e compor a paisagem. É este cenário deslumbrante que se pode observar a partir do Miradouro de São Salvador do Mundo, um dos mais bonitos do Douro.

Localiza-se em São João da Pesqueira e fica a 493 metros de altitude, de onde se pode observar o rio Douro e alguns dos seus afluentes. Junto ao Miradouro fica o Santuário de São Salvador do Mundo, muito visitado pelos habitantes locais, e um conjunto de capelas construídas no século XVI.

7. Baloiço do Bestança

Baloiço do Bestança
Baloiço do Bestança

O rio Bestança permaneceu em segredo durante muitos anos. Eram poucos os que conheciam tudo o que este rio, que é um dos mais limpos da Europa, tem para oferecer.

A melhor forma de conhecer esta região é realizando algum dos vários trilhos que por aqui passam. Se o fizer, faça um pequeno desvio até um pequeno local chamado Cinco Rodas: é aí que se encontra o Baloiço do Bestança, mesmo ao lado de umas pequenas cascatas.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

6 das aldeias mais típicas para visitar no Alentejo

Terra de planícies onduladas, com casas caiadas de branco espalhadas por pequenos montes, o Alentejo é uma das...

Os 8 castelos mais imponentes de Portugal

Existem centenas de castelos em Portugal. Construídos como meio de defesa das fronteiras dos ataques espanhóis, hoje os...

Sericaia com ameixas de Elvas: um doce conventual de fazer crescer água na boca

Dizem os mais antigos que, em tempos idos, a Sericaia de Elvas era cozida juntamente com o pão...

Como e quando plantar tulipas?

São um dos bolbos mais populares em jardins de todo o mundo, sendo muito valorizadas pelas suas cores...