Sábado, 26 Novembro, 2022

Os 7 melhores locais para fazer turismo rural no gerês

Data:

Partilhar:

O Parque Nacional da Peneda Gerês é sinónimo de descanso, aventura e natureza e ganha cada vez mais força como destino de férias durante todo o ano. É um dos destinos preferidos dos portugueses para se desligar de tudo e focar-se apenas no que realmente interessa: ser feliz e tirar partido das melhores coisas da vida.

Uma das melhores formas de aproveitar uns dias de descanso nesta região é fazendo turismo rural num dos seus vários alojamentos localizados aldeias com casas de granito. No Gerês há alojamentos de turismo rural para todos os gostos. Existem opções para passar um fim de semana ou férias prolongadas com a sua cara metade, em família ou com um grupo de amigos.

E se a sua ideia de férias é explorar as redondezas caminhando por rios selvagens ladeados por bosques e encontrar uma cascata ou uma lagoa quase secretas, pode experimentar qualquer um dos vários trilhos ou percursos pedestres da região. Descubra alguns dos melhores locais para fazer turismo rural no Gerês.

1. Soajo

Soajo
Soajo

Num local onde o Gerês revela o seu máximo esplendor, numa explosão de vegetação, lagos e repuxos de água, encontra-se a aldeia do Soajo, que pertence a Arcos de Valdevez, e que integra cada vez mais os roteiros de passeios pelo único parque nacional em Portugal, o Peneda-Gerês. Trata-se de uma das aldeias mais bonitas de bem conservadas de todo o parque.

Entrar na aldeia de Soajo é voltar atrás no tempo, com o omnipresente granito a marcar forte presença nas construções. Pode encontrar diversas construções que atestam o passado da aldeia, como a Casa da Câmara, o moinho, a Igreja Paroquial, a Casa de Eanes e o pelourinho, que se concentram num raio relativamente pequeno e que convivem na perfeição com as diversas casas de turismo rural que por aqui têm surgido.

2. Castro Laboreiro

Castro Laboreiro
Castro Laboreiro

Um castelo que nos recorda as batalhas antigas que aqui se travaram, pontes e igrejas medievais, fornos e moinhos comunitários… tudo em Castro Laboreiro respira história e tradição. Esta é, sem dúvida, uma das aldeias mais bonitas do Gerês.

Grande parte das suas casas foi recuperada para turismo rural. É ainda possível visitar o museu etnográfico e o núcleo megalítico. Mas o melhor de tudo talvez seja observar o dia-a-dia das pessoas, conhecer os hábitos e tradições deste povo e descobrir mais sobre a sua cultura.

3. Branda da Aveleira

Branda da Aveleira
Branda da Aveleira

Encontra-se às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e demonstra na perfeição que a resiliência das pessoas não tem limites. Foi usada durante séculos como residência temporária de pastores, que para aqui vinham durante o tempo quente, e esteve quase a desaparecer no século passado. No entanto, conseguiu renascer das cinzas e aguarda agora pela sua visita.

Branda da Aveleira tem hoje um conjunto de casas destinadas ao turismo rural, que foram recuperadas cuidadosamente e mantiveram a traça original, conservando-se a essência da aldeia e proporcionando-se ao mesmo tempo os confortos que se exigem nos nossos dias.

4. Val de Poldros

Vale de Poldros
Vale de Poldros

Esta peculiar aldeia é apenas usada durante o verão pelos pastores, que para aí conduzem o seu gado. Nos restantes meses do ano, os pastores descem até às inverneiras, que são locais mais abrigados do mau tempo.

A aldeia tem diversas casas rudimentares em granito, chamadas de cardenhas, onde se guardavam antigamente as alfaias agrícolas e que serviam muitas vezes de abrigo para os pastores e o seu gado. Nos últimos anos, Vale de Poldros ganhou algum dinamismo, mas apesar de tudo tem apenas um habitante permanente.

5. Sistelo

Sistelo
Sistelo

Está situada às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto da nascente do rio Vez, e tem como marca da sua identidade os socalcos incríveis, únicos no nosso país, moldados por mãos humanas ao longo de centenas de anos, e que hoje deslumbram quem visita este local. Como já deve ter percebido, falamos da extraordinária aldeia de Sistelo.

Mas são os socalcos que saltam primeiro à vista, claro. Não apenas no Sistelo, mas em toda a área envolvente. Assim que se entra nesta região, a paisagem transforma-se e deslumbra quem por aqui passa. Afinal de contas… poucos lugares são tão bons exemplos da comunhão entre os humanos e a paisagem envolvente.

6. Lindoso

Lindoso
Lindoso

É uma das mais famosas aldeias do Gerês. Lindoso é conhecida sobretudo pelo seu castelo e pelo conjunto impressionante de espigueiros (são mais de 60). Estes espigueiros, que servem para guardar o milho, são um testemunho vivo das tradições comunitárias desta terra.

Além do castelo e dos espigueiros, é possível observar uma pequena ponte medieval, várias calçadas medievais, o castro de Cidadelhe, os moinhos de água de Parada ou as eiras comunitárias, por exemplo.

7. Pitões das Júnias

Pitões das Júnias
Pitões das Júnias

Localizada na parte transmontana do Parque Nacional da Peneda Gerês, Pitões das Júnias é uma das aldeias típicas e tradicionais desta região. É também uma das mais famosas e visitadas. E não é por acaso!

É famosa pelo seu fumeiro e pela sua gastronomia e por isso vale bem a pena almoçar em qualquer um dos restaurantes que aqui existem. Depois do almoço, caminhe pelas ruas estreitas da aldeia e descubra os seus recantos e pequenos detalhes. Se estiver com forças para mais, pode visitar as ruínas do Mosteiro de Pitões das Júnias.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

8 belíssimos locais perto de Lisboa para visitar em família

É o dilema mais comum em quase todas as famílias lisboetas, especialmente durante os fins de semana ou...

6 das aldeias mais típicas para visitar no Alentejo

Terra de planícies onduladas, com casas caiadas de branco espalhadas por pequenos montes, o Alentejo é uma das...

Os 8 castelos mais imponentes de Portugal

Existem centenas de castelos em Portugal. Construídos como meio de defesa das fronteiras dos ataques espanhóis, hoje os...

Sericaia com ameixas de Elvas: um doce conventual de fazer crescer água na boca

Dizem os mais antigos que, em tempos idos, a Sericaia de Elvas era cozida juntamente com o pão...