Quarta-feira, 30 Novembro, 2022

7 lugares escondidos para visitar em Sintra

Data:

Partilhar:

Sejamos honestos: a grande maioria dos turistas, portugueses ou estrangeiros, visita os mais emblemáticos monumentos de Sintra, como os seus palácios, por exemplo. Mas e se lhe dissermos que ainda existem locais quase secretos e desconhecidos em Sintra onde os turistas raramente vão?

Por muito que custe a acreditar, ainda existe muito para explorar nesta localidade com um turismo tão massificado. Estes locais desconhecidos são ideais para quem procurar um pouco de aventura sem esbarrar nas multidões ou para quem aprecia o contato com a natureza e com a história.

Falamos de cascatas, quintas históricas, casas senhoriais e parques ou jardins. Descubra alguns dos locais mais secretos e desconhecidos que pode visitar em Sintra.

1. Cascata de Fervença

Cascata de Fervença
Cascata de Fervença

Chegar à cascata de Fervença é muito simples, já que o acesso é fácil. Se vem da zona de Sintra, deverá sair em direção à Base Aérea e virar à esquerda, passando por cima da ponte e entrando novamente na estrada com direção a Sintra. No lado direito, verão o restaurante Baião e, logo a seguir, um caminho de terra batida. Deixe o carro nesse pequeno largo e siga o caminho a pé.

Percorra a estrada em alcatrão até ao seu final e irá depois encontrar do lado direito uma palete, que serve de portão. Passe o portão e siga um caminho em terra batida, do lado esquerdo, sendo que a cascata é logo a seguir. Tenha em atenção que toda a zona ao redor da cascata tem um piso bastante escorregadio, pelo que deverá caminhar com cuidado.

2. Quinta da Ribafria

Quinta da Ribafria
Quinta da Ribafria

A Quinta da Ribafria é um pequeno tesouro, quase secreto, de Sintra. O solar de Ribafria foi construído em 1541, por Gaspar Gonçalves, e trata-se de um belíssimo edifício da arquitetura civil manuelina. O destaque vai para a sua magnífica torre, edificada 100 anos depois do solar.

Segundo se consta, seria utilizada pelo seu proprietário para vislumbrar a Penha Verde, local que também lhe pertencia. Depois de estar abandonada durante várias décadas, a Quinta da Ribafria abriu de novo as suas portas em 2015, desta vez para todos aqueles que a queiram visitar.

3. Lagoa Azul

Lagoa Azul
Lagoa Azul

A cerca de 45 minutos de carro, pela A5, encontra-se a lagoa azul, em plena serra de Sintra. Encontra-se num local de fácil acesso, tanto pedestre como rodoviário, e tem espaço de estacionamento.

No local, pode-se observar tartarugas, aptos, carpas e percas, entre outras espécies fascinantes. Aproveite para estender a sua toalha e fazer um piquenique, e depois percorra os circuitos BTT existentes na zona, com subidas e descidas desafiantes.

4. Quinta Nova da Assunção

Quinta Nova da Assunção
Quinta Nova da Assunção

Em pleno centro de Belas, a Quinta Nova da Assunção foi mandada construir em 1860. O seu primeiro proprietário, João Maria da Silva Rego, não poupou nos detalhes: os seus jardins são enormes e possuem pequenos pavilhões, lagos e tanques.

A maior surpresa é, talvez, o seu conjunto de azulejos, perfeitamente integrados no jardim. É possível visitar a Quinta Nova da Assunção, tanto o interior como o exterior.

5. Cascata de Anços

Cascata de Anços
Cascata de Anços

Para chegar à belíssima cascata de Anços, vindo da zona de Sintra, terá de percorrer a A9, saindo em Montelavar. Mais à frente, apanha uma rotunda, devendo seguir em frente até chegar a uns semáforos. Aí deverá virar à esquerda, em direção à Anços. Após uma curva apertada, vão começar a descer, passando por cima de uma pequena ponte, onde poderão ver já a placa de Anços.

O caminho começa a subir e encontrarão uma placa informativa das cascatas. Estacione o carro num dos pequenos largos e faça o resto do percurso a pé. Após o término do alcatrão, começa a estrada em terra batida, que se encontra sinalizada. No final do caminho, vai encontrar as ruínas de um moinho com a respetiva mó. Basta descer as pedras e chegará a esta cascata.

6. Lagoa dos Mosquiteiros

Lagoa dos Mosquiteiros
Lagoa dos Mosquiteiros

A lagoa dos Mosquiteiros encontra-se a 45 minutos de Lisboa, seguindo pela A5 para Sintra. Apesar de se encontrar perto da lagoa anterior, é menos conhecida, já que o acesso é um pouco mais difícil. Nada que uma boa caminhada ou pedalada não resolva!

A partir da barragem do Rio da Mula, siga pelo Trilho das Pontes, até ao Convento dos Capuchos. A lagoa dos Mosquiteiros não fica muito longe, rodeada pelo pinhal, num local perfeito para apreciar o silêncio e a natureza.

7. Vila Sassetti

Vila Sassetti
Vila Sassetti

Talvez seja um dos recantos mais desconhecidos de Sintra, apesar de ter sido restaurada e integrada num percurso pedestre que liga o Centro Histórico ao Castelo dos Mouros e ao Palácio da Pena. Localiza-se na vertente norte da Serra de Sintra e é um edifício que reflete a estética mediterrânica.

A sua torre circular faz lembrar as “villas” italianas, mais propriamente da Lombardia. Os tons em terracota fundem-se na perfeição com os jardins circundantes. Uma visita a não perder!

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

5 aldeias quase desconhecidas para visitar em Trás-os-Montes

A região de Trás-os-Montes é rica em pequenas aldeias, umas mais conhecidas do que outras, onde ainda são...

6 locais perfeitos para uma escapadinha romântica no Gerês

De vez em quando é necessário apimentar um pouco as coisas ou, simplesmente, ter um tempo de paz,...

10 fantásticos passeios em família no Norte de Portugal

Por vezes, pode ser um pouco difícil encontrar formas de entretenimento para as férias das crianças, que sejam...

12 passadiços, cascatas e lagoas para descobrir no Norte de Portugal

O Norte de Portugal tem ainda muitos locais quase desconhecidos para a maioria dos turistas, talvez porque são...