Quarta-feira, 30 Novembro, 2022

8 belíssimos locais perto de Lisboa para visitar em família

Data:

Partilhar:

É o dilema mais comum em quase todas as famílias lisboetas, especialmente durante os fins de semana ou as férias: onde levar os miúdos ou onde passear em família? Mas na realidade não faltam locais para visitar com crianças perto de Lisboa e que sejam capazes de agradar a todos, aos pequenos e aos adultos.

Existem parques com árvores centenárias, aldeias saloias recuperadas, museus ou áreas protegidas onde se pode conviver de perto com a natureza. A única decisão que tem que fazer é escolher aquilo que mais se adequa para a sua família.

A uma curta distância da capital é possível encontrar sítios que têm o dom de encantar qualquer pessoa. Descubra alguns dos melhores locais para visitar em família nos arredores de Lisboa.

1. Aldeia da Mata Pequena

Aldeia da Mata Pequena
Aldeia da Mata Pequena

Bem perto de Lisboa, no concelho de Mafra, fica uma daquelas aldeias que nos fazem recuar no tempo. A aldeia da Mata Pequena, com apenas 10 casas, tem casas caiadas e ruas calcetadas com um encanto difícil de encontrar noutros locais.

Passar uns dias na Mata Pequena é regressar ao passado e reviver cheiros, vivências e tradições de outrora. E se quiser, pode fazer deste o seu centro para explorar as redondezas. Não faltam locais para visitar bem perto desta localidade: Mafra e Ericeira são apenas alguns dos exemplos.

2. Aldeia Típica José Franco

Aldeia Típica José Franco
Aldeia Típica José Franco

Não é propriamente uma aldeia. Mas é um dos melhores locais que pode visitar perto de Lisboa, especialmente com crianças. Na aldeia típica José Franco pode descobrir como era o quotidiano das aldeias da região saloia. Tudo isto graças ao empenho do oleiro José Franco.

Esta pequena aldeia museu fica na pequena localidade do Sobreiro, entre Ericeira e Mafra. Pegue nas suas crianças e faça uma visita. Deixe-as maravilharem-se com as pequenas figuras de barro que compõem o local. Terminada a visita, delicie-se com a gastronomia local ou refresque-se numa das muitas e boas praias da Ericeira.

3. Tapada de Mafra

Tapada de Mafra
Tapada de Mafra

A Tapada Nacional de Mafra foi mandada construir pelo Rei D. João V. Foi sempre um dos locais prediletos da realeza para a realização de caçadas e outros eventos lúdicos. Serviu ainda para fornecer diversos produtos ao Palácio Nacional de Mafra, onde o Rei passava algum tempo.

Atualmente, está aberta ao público e é possível realizar várias atividades nos seus domínios: corrida, BTT e até passeios de charrete. E  com sorte pode cruzar-se com alguns dos animais residentes na Tapada: veados, javalis, gamos, raposas e doninhas são apenas alguns dos exemplos.

4. Convento dos Capuchos

Convento dos Capuchos
Convento dos Capuchos

Numa terra como Sintra, repleta de palácios e edifícios exuberantes, o Convento dos Capuchos destaca-se pela sua extrema modéstia e simplicidade. Não apresenta qualquer vestígio de luxo e de conforto e foi construído de acordo com os ideais franciscanos de desapego e pobreza.

Localiza-se em plena Serra de Sintra e funde-se em perfeita harmonia com a paisagem envolvente, com as pequenas divisões perfeitamente integradas na vegetação e nos enormes penedos de granito. O bosque que rodeia o Convento dos Capuchos foi mantido pelos frades que o habitavam, sendo hoje um dos mais notáveis de Sintra.

5. Parque da Pena

Parque e Palácio da Pena
Parque e Palácio da Pena

É o local mais emblemático de Sintra. Lá do alto, o Palácio da Pena deslumbra quem o contempla. Idealizado pelo Rei D. Fernando II, o Palácio esteve quase para não nascer. No início, a ideia era apenas reabilitar um mosteiro em ruínas que ali existia. Mas D. Fernando II caprichou e deu origem a um dos maiores símbolos de Portugal.

O parque que rodeia o Palácio foi idealizado de forma a que os visitantes pudessem aceder a diversos locais como a Cruz Alta, a Gruta do Monge ou o Vale dos Lagos. Posteriormente, foi também construído o belíssimo Chalet da Condessa D’Edla. O conjunto de árvores que constitui o Parque é um dos mais bem preservados de Portugal.

6. Quinta Real de Caxias

Quinta Real de Caxias
Quinta Real de Caxias

Construída no século XVIII, a Quinta Real de Caxias é hoje uma das maiores atrações de Oeiras. Os seus jardins, desenhados segundo o estilo francês, convidam a um passeio por entre os vários caminhos onde pontuam estátuas e pequenos lagos.

Mas o grande destaque é mesmo a cascata que, quando ativa, verte as suas águas sobre o lago, onde se destacam as estátuas da autoria de Machado de Castro. O espaço foi reabilitado recentemente e está mais interessante do que nunca.

7. Pia do Urso

Pia do Urso
Pia do Urso

No concelho da Batalha, a aldeia da Pia do Urso é muito mais do que uma aldeia. Toda ela é um ecoparque sensorial, destinado a invisuais. Mas a visita não se justifica apenas por causa do ecoparque. 

A aldeia foi recuperada e é muito agradável explorar os seus recantos caminhando pelas suas ruas. A paisagem atrativa e a calma envolvente proporcionam o resto do encanto. Pode passar aqui apenas uma tarde ou alguns dias, já que algumas das casas foram recuperadas e transformadas em espaços de turismo rural.

8. Salinas da Fonte da Bica

Salinas da Fonte da Bica
Salinas da Fonte da Bica

São as maiores salinas de interior da Península Ibérica. A sua exploração iniciou-se há centenas de anos e, em seu redor, nasceu uma povoação para dar abrigo aos trabalhadores e às suas famílias e também para armazenar o sal.

Por aqui passaram romanos, árabes e templários. Caminhar por esta pequena aldeia é, por isso mesmo, uma autêntica viagem ao passado. As casas foram construídas em madeira e são as melhores conservadas em Portugal. 

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

5 aldeias quase desconhecidas para visitar em Trás-os-Montes

A região de Trás-os-Montes é rica em pequenas aldeias, umas mais conhecidas do que outras, onde ainda são...

6 locais perfeitos para uma escapadinha romântica no Gerês

De vez em quando é necessário apimentar um pouco as coisas ou, simplesmente, ter um tempo de paz,...

10 fantásticos passeios em família no Norte de Portugal

Por vezes, pode ser um pouco difícil encontrar formas de entretenimento para as férias das crianças, que sejam...

12 passadiços, cascatas e lagoas para descobrir no Norte de Portugal

O Norte de Portugal tem ainda muitos locais quase desconhecidos para a maioria dos turistas, talvez porque são...