Quarta-feira, 18 Janeiro, 2023

8 locais perfeitos para uma escapadinha romântica no Norte de Portugal

Data:

Partilhar:

De vez em quando é necessário apimentar um pouco as coisas ou, simplesmente, ter um tempo de paz, sossego e serenidade apenas com a sua cara metade. E por isso mesmo, uma escapadinha romântica, mesmo que sejam apenas alguns dias, pode muito bem ser a solução para recuperar a chama perdida. E o Norte de Portugal possui muitos locais ideais para este tipo de passeio.

São locais onde é possível ter uma escapadinha a dois em aldeias ou cidades históricas, repletas de cultura e com muitas atividades para fazer. E se for adepto de férias na Natureza e ao ar livre, os vários parques naturais do Norte de Portugal oferecem a possibilidade de realizar ótimos passeios com o seu par enquanto fica alojado numa belíssima casa rústica e romântica, com lareira, de preferência.

Para que não lhe faltem opções, preparamos para si uma lista com alguns dos melhores destinos românticos desta região. Mas claro… o romantismo não depende apenas do local escolhido, mas sobretudo da química entre o casal. Descubra algumas das melhores escapadinhas românticas do Norte de Portugal.

1. Ponte de Lima

Ponte de Lima
Ponte de Lima

A origem do nome vem da ponte romana que atravessa o rio Lima neste local. Esta antiga vila teve o seu primeiro foral em 1125, dado por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, ainda antes de existir o reino de Portugal.

Ponte de Lima encontra-se no centro de uma rica e fértil região agrícola, de onde se destaca a produção de Vinho Verde, com fama nacional e internacional. No que toca ao património, encontra por aqui um grande número de solares e de casas apalaçadas, com muitas delas a oferecerem alojamento de Turismo de Habitação.

2. Chaves

Chaves
Chaves

Esta cidade do distrito de Vila Real conta com cerca de 18 500 habitantes no seu perímetro urbano, sendo por isso considerada a segunda maior cidade deste distrito. Chaves encontra-se num vale fértil junto ao Rio Tâmega, bem próximo da fronteira com Espanha. A cidade foi lar por variados povos, sendo que a presença humana na região remonta ao Paleolítico.

No património, destacamos a Ponte de Trajano, o castelo, o Forte de São Neutel, e as diversas estações arqueológicas que pode encontrar ao redor da cidade. Como a cidade é conhecida também pelas suas termas, procure fazer-lhes uma visita e provar estas águas de aroma e sabor únicos.

3. Guimarães

Guimarães
Guimarães

Guimarães encontra-se fortemente associada à formação e identidade de Portugal, especialmente o seu centro histórico, que ficava dentro das muralhas, e que hoje se encontra classificado como Património Mundial da Unesco, com base nos valores de originalidade e autenticidade com que foi recuperado.

Toda a cidade possui um conjunto patrimonial muito bem preservado, com destaque para as varandas de ferro, os alpendres e balcões em granito, as casas senhoriais, os arcos que ligam ruas estreitas, as torres e claustros.

4. Aveiro

Aveiro
Aveiro

É junto à Ria, onde as águas do Vouga se misturam com as do mar, que se encontra a cidade de Aveiro, recortada por ruas aquáticas por onde deslizam os barcos moliceiros. A Barra Nova foi construída no século XIX, e a sua abertura para o oceano, em 1808, levou à formação de um canal com cerca de 264 metros de largura e entre 4 e 6 m de profundidade, o que abriu a Ria para o mar e reconstitui a fonte de sobrevivência da região.

Assim, não pode deixar de conhecer a Ria de Aveiro, passando pelo labirinto de canais, pelas dunas brancas junto ao mar, e pelas extensões imensas de marinhas, com as suas pirâmides de sal. Bem perto de Aveiro, encontra as Dunas de São Jacinto, proposta perfeita para os amantes da natureza.

5. Ponte da Barca

Ponte da Barca
Ponte da Barca

Visite com tempo a vila de Ponte da Barca, e atravesse a Ponte Medieval para se passear também nas margens do Rio Lima. Depois, sugerimos que parta à descoberta de Lindoso, uma vez que as estradas são boas, e o caminho o leva através de paisagens incríveis. Quase a chegar a Lindoso, perto do lugar de Parada, faça uma paragem e faça o pequeno percurso pedestre dos Moinhos de Parada, até ao Poço da Gola.

Depois, já em Lindoso, visite o Castelo e os diversos espigueiros que por lá encontra. Se é um apreciador de aldeias de montanha, não pode também perder a aldeia de Ermida e de Germil, em pontos diferentes da Serra Amarela.

6. Valença

Valença
Valença

A principal atração de Valença é, sem dúvida, a sua Fortaleza, que é uma das mais destacadas fortificações militares da Europa. Mas ao contrário de muitas outras, o seu interior enche-se de vida e é muito procurado pelo comércio tradicional ao ar livre.

Se procura um excelente miradouro para apreciar a paisagem envolvente, com vista para a Ponte Internacional sobre o Rio Minho, recomendamos o Baluarte do Socorro, no extremo norte da Fortaleza de Valença.

7. Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira
Vila Nova de Cerveira

A sua zona histórica densa e bem planeada, que se estende à volta do castelo de planta oval, convida a um passeio demorado. Depois de contornar o castelo, não deixe de visitar o parque de lazer do Castelinho, que se situa na margem do Rio Minho.

Termine o passeio no Miradouro do Cervo, que se situa no Alto do Crasto. Aqui encontra a escultura metálica do Cervo, símbolo do concelho, que foi eternizada nesta obra do escultor José Rodrigues.

8. Amarante

Amarante
Amarante

Amarante é a “princesa do Tâmega”, o rio que a atravessa. É famosa pela sua ponte, pela Igreja de São Gonçalo e pela sua doçaria tradicional. Mas há muitos outros motivos para visitar esta que é uma das cidades mais bonitas do Norte de Portugal.

Vale a pena caminhar pelas ruas do seu centro histórico e apreciar as casas antigas e bem cuidadas. É também uma cidade virada para a cultura e para as artes, tal como está bem patente num dos seus mais famosos museus: o museu de Amadeo de Souza Cardoso.

Diana Santos
Diana Santos
Nascida e criada em Barcelos, foi no Porto que estudou jornalismo mas chama casa à cidade de Guimarães. Alia o gosto pela escrita à sua paixão por viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva o seu comentário!
Por favor, escreva o seu nome aqui

Artigos relacionados

Os 10 locais mais paradisíacos do Norte de Portugal

O Norte de Portugal é rico em destinos de natureza, com praias, cascatas, rios e montanhas a moldar...

Os 10 locais mais paradisíacos do Gerês

O Parque Nacional Peneda Gerês é o grande símbolo natural de Portugal. É aqui, no extremo norte do...

As 10 vilas e cidades mais bonitas do Centro de Portugal

O Centro de Portugal é todo um país dentro do nosso país, devido à sua extraordinária diversidade, podendo-nos...

Os 7 melhores locais para fazer turismo rural em Trás-os-Montes

Trás-os-Montes é sinónimo de descanso, aventura, natureza e tradição e ganha cada vez mais força como destino de...