O Natal é uma época de alegria, de partilha e de saborear os doces mais tradicionais e deliciosos da nossa gastronomia. Entre eles, destacam-se as azevias de batata doce do Algarve, uns pastéis fritos recheados com um creme de batata doce, amêndoa, canela e raspa de limão ou laranja, que se polvilham com açúcar e canela. Estes doces são uma verdadeira tentação e fazem parte da mesa de muitas famílias portuguesas na consoada ou no dia de Natal.
As azevias de batata doce do Algarve são uma das muitas formas de confecionar este doce, que varia conforme a região e as tradições de cada família. Há quem faça azevias de grão, de gila, de coco, de nozes ou até de chocolate. Há quem lhes dê uma forma redonda, oval ou em meia lua. O que não falta é criatividade e sabor na hora de fazer estas delícias.
Hoje, vamos ensinar-lhe como fazer azevias de batata doce do Algarve, seguindo a receita tradicional e repleta de sabor que se faz nesta região. Vamos também dar-lhe alguns truques e dicas para que as suas azevias fiquem perfeitas e crocantes. Não perca esta oportunidade de aprender a fazer um dos doces mais típicos e deliciosos da época natalícia em Portugal.
Ingredientes:
- Para a massa:
- 250 g de farinha
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Uma pitada de sal
- 1 dl de água
- Açúcar em pó (opcional, para polvilhar)
- Para o recheio:
- 250 g de açúcar
- 1 dl de água
- 400 g de puré de batata doce
- 4 gemas
- 100 g de amêndoa finamente ralada
- 1 colher de sobremesa de canela
- Raspa da casca de 1 limão ou de 1 laranja
Preparação:
- Comece pelo recheio, pois este deve estar frio ou à temperatura ambiente na altura de fritar as azevias.
- Coza as batatas doces com pele durante cerca de 15 minutos, ou até estarem macias.
- Depois descasque-as e esmague-as com um garfo ou um passe-vite. Pese o puré para obter os 400 g necessários.
- Numa panela, leve ao lume o açúcar com a água e deixe ferver em lume brando durante cerca de 5 minutos, até obter uma calda grossa.
- Numa tigela, misture o puré de batata doce com as gemas e a amêndoa ralada. Adicione a calda de açúcar em fio, mexendo sempre. Junte também a canela e a raspa de limão ou laranja.
- Leve novamente ao lume e cozinhe até obter uma massa espessa e homogénea. Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
- Para a massa, coloque a farinha numa tigela grande e faça uma cavidade no centro. Derreta a manteiga e verta-a na cavidade. Adicione também uma pitada de sal e água bem quente. Misture tudo com uma colher de pau até formar uma massa compacta e que não se cole à tigela.
- Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse-a bem com as mãos até ficar lisa e elástica. Cubra-a com um pano húmido e deixe repousar durante cerca de 30 minutos.
- Com a ajuda de um rolo da massa, estenda a massa o mais fina possível, sem a rasgar.
- Corte círculos de massa com um cortador ou um copo.
- Coloque uma colher de sopa de recheio no centro de cada círculo e dobre-o ao meio, formando uma meia lua.
- Pressione as bordas com os dedos ou com um garfo para selar bem as azevias. Repita o processo até acabar a massa e o recheio.
- Aqueça óleo numa frigideira funda e frite as azevias em lume médio-alto, poucas de cada vez, até ficarem douradas de ambos os lados.
- Vá virando-as e regando-as com o óleo quente durante a fritura.
- Escorra-as sobre papel absorvente e polvilhe-as com açúcar em pó e canela a gosto.
Dicas:
- Escolha batatas doces de polpa laranja, que são mais doces e aromáticas do que as de polpa branca.
- Coza as batatas doces com pele para que não absorvam muita água e fiquem mais secas e saborosas.
- Use amêndoa algarvia, que é mais fina e delicada do que a amêndoa comum. Se não encontrar, pode usar amêndoa sem pele e ralá-la na hora.
- Adicione um pouco de aguardente à massa para que fique mais crocante e não absorva tanto óleo na fritura.
- Estenda a massa o mais fina possível, mas sem a rasgar, para que as azevias fiquem bem recheadas e não muito massudas.
- Não encha demasiado as azevias, pois o recheio pode sair durante a fritura e queimar o óleo.
- Sele bem as bordas das azevias, para que não abram na fritura e o recheio não se perca.
- Frite as azevias em óleo bem quente, mas não demasiado, para que cozinhem por dentro e fiquem douradas por fora. Vá controlando a temperatura do óleo e ajustando o lume conforme necessário.
- Polvilhe as azevias com açúcar em pó e canela ainda quentes, para que adiram melhor à superfície.