As rabanadas são um dos doces mais tradicionais do Natal em Portugal, mas também podem ser apreciadas em qualquer época do ano. Existem várias formas de preparar as rabanadas, mas uma das mais saborosas é a versão à portuense, que leva um molho de vinho do Porto e passas. Esta receita é originária da cidade do Porto, no norte de Portugal, e é uma forma de aproveitar o pão duro que sobra.
As rabanadas à moda do Porto são fritas em óleo, depois passadas por açúcar e canela, e por fim regadas com o molho aromático e quente. São uma verdadeira tentação para quem não dispensa um doce típico nesta época festiva.
Hoje, vamos ensinar-lhe a fazer rabanadas à moda do Porto, seguindo os passos simples e as dicas que lhe vamos dar. Vai ver que não tem nada que enganar e que vai conseguir um resultado delicioso e irresistível. Aproveite esta receita para surpreender a sua família e os seus amigos com uma sobremesa repleta de sabor e tradição.
Ingredientes:
- 1 pão tipo cacete (pode ser do dia anterior)
- 3 ovos
- Leite q.b.
- Açúcar q.b.
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela para polvilhar
- 250 g de açúcar (para o molho)
- 75 g de passas (para o molho)
- 100 ml de vinho do Porto (para o molho)
- Água q.b. (para o molho)
Preparação:
- Comece por colocar as passas a demolhar no vinho do Porto, num recipiente pequeno. Reserve.
- Adoce um pouco de leite quente com açúcar, num tacho ou numa panela. Não precisa de ferver, apenas dissolver o açúcar.
- Corte o pão em fatias com cerca de 1 cm de espessura e passe-as pelo leite quente, para amolecerem. Não deixe o pão ensopar demasiado, senão pode desfazer-se.
- Aqueça uma frigideira com óleo suficiente para cobrir as fatias de pão. Enquanto isso, bata os ovos numa tigela.
- Esprema cuidadosamente as fatias de pão, para retirar o excesso de leite, e passe-as pelos ovos batidos, escorrendo o excesso.
- Frite as fatias de pão no óleo quente, de ambos os lados, até ficarem douradas. Vire-as com cuidado, usando uma escumadeira ou uma pinça.
- Coloque as rabanadas fritas sobre papel absorvente, para retirar o excesso de óleo, e polvilhe-as com açúcar e canela a gosto.
- Prepare o molho: leve ao lume um tacho com o açúcar e um pouco de água, apenas para cobrir o açúcar. Deixe ferver até obter um caramelo claro, mexendo ocasionalmente.
- Retire o tacho do lume e adicione o vinho do Porto com as passas, tendo cuidado para não se queimar com o vapor. Leve novamente ao lume até ferver e engrossar um pouco.
- Retire o molho do lume e deixe arrefecer ligeiramente.
- Disponha as rabanadas num prato ou numa travessa grande e regue-as com o molho quente. Vire-as com cuidado para não se partirem e para ficarem bem envolvidas no molho.
- Sirva as rabanadas à moda do Porto mornas ou frias, conforme a sua preferência.
Dicas:
- Escolha um pão tipo cacete, que é mais firme e seco, e que aguenta melhor a fritura. Pode usar pão do dia anterior, que é mais fácil de cortar e de embeber no leite.
- Não deixe o pão ensopar demasiado no leite, senão pode desfazer-se e perder a forma. Passe-o rapidamente pelo leite quente e esprema-o bem antes de passar pelos ovos.
- Use óleo suficiente para cobrir as fatias de pão e mantenha-o bem quente, mas não demasiado, para não queimar as rabanadas. Frite-as em lume médio-alto e vire-as com cuidado, usando uma escumadeira ou uma pinça.
- Polvilhe as rabanadas com açúcar e canela logo depois de as fritar, para que o açúcar adira melhor. Pode ajustar a quantidade de açúcar e canela ao seu gosto.
- Para fazer o molho, use um vinho do Porto de boa qualidade, que pode ser tinto ou branco, conforme a sua preferência. Pode também usar outro vinho licoroso, como Moscatel ou Madeira.
- Não deixe o caramelo escurecer demasiado, senão pode ficar amargo. Retire-o do lume quando tiver uma cor dourada e uma consistência líquida.
- Tenha cuidado ao adicionar o vinho do Porto ao caramelo, pois pode salpicar e queimar. Faça-o fora do lume e mexa bem para incorporar. Leve novamente ao lume até ferver e engrossar um pouco.
- Regue as rabanadas com o molho ainda quente, para que absorvam melhor o sabor. Vire-as com cuidado para não se partirem e para ficarem bem envolvidas no molho.
- Pode servir as rabanadas à portuense mornas ou frias, conforme a sua preferência. Pode também aquecê-las no microondas ou no forno antes de servir.